DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Fernando Albuquerque
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Nogueira da Silva, Nelcilane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15794
Resumo: Diversidade de gênero é a maneira em que o indivíduo se identifica, independente do sexo biológico. É consenso que a sociedade atual está ainda impregnada de diversos tipos de preconceitos. Assim, o prejulgamento mediante a diversidade de gênero vem impactando a população. Nessa visão a escola tem como papel desmistificar preceitos na tentativa de minimizar a exclusão social. Objetivou-se nessa pesquisa investigar o que alunos dos níveis fundamental, médio e superior compreendem sobre diversidade de gênero e se eles conseguem identificar essa diversidade em animes. O levantamento de dados foi através de um questionário para um total de 210 estudantes. Destaca-se que nenhum dos 70 estudantes do Ensino Fundamental souberam definir diversidade de gênero, e que apenas 34,29% dos estudantes do Ensino Superior entendem este conceito. Apesar de não conseguir conceituar a diversidade de gênero, aqueles estudantes que assistem animes, conseguem identificar a diversidade de gênero no anime.
id FURG-5_3a602ffd45c9b363ba5eb305b0121edf
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15794
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONASDiversidade de gênero é a maneira em que o indivíduo se identifica, independente do sexo biológico. É consenso que a sociedade atual está ainda impregnada de diversos tipos de preconceitos. Assim, o prejulgamento mediante a diversidade de gênero vem impactando a população. Nessa visão a escola tem como papel desmistificar preceitos na tentativa de minimizar a exclusão social. Objetivou-se nessa pesquisa investigar o que alunos dos níveis fundamental, médio e superior compreendem sobre diversidade de gênero e se eles conseguem identificar essa diversidade em animes. O levantamento de dados foi através de um questionário para um total de 210 estudantes. Destaca-se que nenhum dos 70 estudantes do Ensino Fundamental souberam definir diversidade de gênero, e que apenas 34,29% dos estudantes do Ensino Superior entendem este conceito. Apesar de não conseguir conceituar a diversidade de gênero, aqueles estudantes que assistem animes, conseguem identificar a diversidade de gênero no anime.Lepidus2024-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1579410.14295/de.v11i2.15794Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 771-7872358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15794/10650Copyright (c) 2024 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuz, Fernando AlbuquerqueNogueira da Silva, Nelcilane 2024-01-26T18:06:02Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15794Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-26T18:06:02Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS
title DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS
spellingShingle DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS
Luz, Fernando Albuquerque
title_short DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS
title_full DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS
title_fullStr DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS
title_full_unstemmed DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS
title_sort DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS
author Luz, Fernando Albuquerque
author_facet Luz, Fernando Albuquerque
Nogueira da Silva, Nelcilane
author_role author
author2 Nogueira da Silva, Nelcilane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Fernando Albuquerque
Nogueira da Silva, Nelcilane
description Diversidade de gênero é a maneira em que o indivíduo se identifica, independente do sexo biológico. É consenso que a sociedade atual está ainda impregnada de diversos tipos de preconceitos. Assim, o prejulgamento mediante a diversidade de gênero vem impactando a população. Nessa visão a escola tem como papel desmistificar preceitos na tentativa de minimizar a exclusão social. Objetivou-se nessa pesquisa investigar o que alunos dos níveis fundamental, médio e superior compreendem sobre diversidade de gênero e se eles conseguem identificar essa diversidade em animes. O levantamento de dados foi através de um questionário para um total de 210 estudantes. Destaca-se que nenhum dos 70 estudantes do Ensino Fundamental souberam definir diversidade de gênero, e que apenas 34,29% dos estudantes do Ensino Superior entendem este conceito. Apesar de não conseguir conceituar a diversidade de gênero, aqueles estudantes que assistem animes, conseguem identificar a diversidade de gênero no anime.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15794
10.14295/de.v11i2.15794
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15794
identifier_str_mv 10.14295/de.v11i2.15794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15794/10650
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 771-787
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044977495801856