DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15794 |
Resumo: | Diversidade de gênero é a maneira em que o indivíduo se identifica, independente do sexo biológico. É consenso que a sociedade atual está ainda impregnada de diversos tipos de preconceitos. Assim, o prejulgamento mediante a diversidade de gênero vem impactando a população. Nessa visão a escola tem como papel desmistificar preceitos na tentativa de minimizar a exclusão social. Objetivou-se nessa pesquisa investigar o que alunos dos níveis fundamental, médio e superior compreendem sobre diversidade de gênero e se eles conseguem identificar essa diversidade em animes. O levantamento de dados foi através de um questionário para um total de 210 estudantes. Destaca-se que nenhum dos 70 estudantes do Ensino Fundamental souberam definir diversidade de gênero, e que apenas 34,29% dos estudantes do Ensino Superior entendem este conceito. Apesar de não conseguir conceituar a diversidade de gênero, aqueles estudantes que assistem animes, conseguem identificar a diversidade de gênero no anime. |
id |
FURG-5_3a602ffd45c9b363ba5eb305b0121edf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15794 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONASDiversidade de gênero é a maneira em que o indivíduo se identifica, independente do sexo biológico. É consenso que a sociedade atual está ainda impregnada de diversos tipos de preconceitos. Assim, o prejulgamento mediante a diversidade de gênero vem impactando a população. Nessa visão a escola tem como papel desmistificar preceitos na tentativa de minimizar a exclusão social. Objetivou-se nessa pesquisa investigar o que alunos dos níveis fundamental, médio e superior compreendem sobre diversidade de gênero e se eles conseguem identificar essa diversidade em animes. O levantamento de dados foi através de um questionário para um total de 210 estudantes. Destaca-se que nenhum dos 70 estudantes do Ensino Fundamental souberam definir diversidade de gênero, e que apenas 34,29% dos estudantes do Ensino Superior entendem este conceito. Apesar de não conseguir conceituar a diversidade de gênero, aqueles estudantes que assistem animes, conseguem identificar a diversidade de gênero no anime.Lepidus2024-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1579410.14295/de.v11i2.15794Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 771-7872358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15794/10650Copyright (c) 2024 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuz, Fernando AlbuquerqueNogueira da Silva, Nelcilane 2024-01-26T18:06:02Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15794Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-26T18:06:02Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS |
title |
DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS |
spellingShingle |
DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS Luz, Fernando Albuquerque |
title_short |
DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS |
title_full |
DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS |
title_fullStr |
DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS |
title_full_unstemmed |
DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS |
title_sort |
DIVERSIDADE DE GÊNERO E PRESENÇA DO TEMA EM ANIMES: RELATOS DE ESTUDANTES DO INTERIOR DO AMAZONAS |
author |
Luz, Fernando Albuquerque |
author_facet |
Luz, Fernando Albuquerque Nogueira da Silva, Nelcilane |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira da Silva, Nelcilane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Fernando Albuquerque Nogueira da Silva, Nelcilane |
description |
Diversidade de gênero é a maneira em que o indivíduo se identifica, independente do sexo biológico. É consenso que a sociedade atual está ainda impregnada de diversos tipos de preconceitos. Assim, o prejulgamento mediante a diversidade de gênero vem impactando a população. Nessa visão a escola tem como papel desmistificar preceitos na tentativa de minimizar a exclusão social. Objetivou-se nessa pesquisa investigar o que alunos dos níveis fundamental, médio e superior compreendem sobre diversidade de gênero e se eles conseguem identificar essa diversidade em animes. O levantamento de dados foi através de um questionário para um total de 210 estudantes. Destaca-se que nenhum dos 70 estudantes do Ensino Fundamental souberam definir diversidade de gênero, e que apenas 34,29% dos estudantes do Ensino Superior entendem este conceito. Apesar de não conseguir conceituar a diversidade de gênero, aqueles estudantes que assistem animes, conseguem identificar a diversidade de gênero no anime. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15794 10.14295/de.v11i2.15794 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15794 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v11i2.15794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15794/10650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 771-787 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044977495801856 |