Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lizze, Janaina da Cruz Martins
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54602
Resumo: Orientador : Profª Ms. Adriana Teles de Souza
id UFPR_af20d9ac42d796f3610ca68486726e61
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54602
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lizze, Janaina da Cruz MartinsSouza, Adriana Teles deUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-12T13:43:24Z2019-12-12T13:43:24Z2016https://hdl.handle.net/1884/54602Orientador : Profª Ms. Adriana Teles de SouzaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : A pesquisa teve como objetivo investigar a concepção que professoras e professores de uma escola pública estadual do interior do Paraná têm a respeito da questão de gênero na educação, compreendendo como se dão as diferenças entre alunas e alunos em sala de aula, bem como, as causas que estas podem vir a ocorrer. Compreender a questão de gênero e suas influências no ambiente escolar se faz pertinente, uma vez que, vivemos em uma sociedade machista em que mulheres são vítimas de diversos tipos de violência, praticados e naturalizadas, por uma sociedade que é levada a compreender que esses casos são isolados ou frutos de uma má conduta do agressor. Portanto, ao investigarmos sobre a questão de gênero na escola, apontamos sobre a importância de professoras e professores compreenderem que as transformações sociais podem ser frutos de uma educação igualitária e para tanto, se faz necessário, a compreensão de como essas diferenças são perpetuadas pela escola atual, evidenciando a necessidade de que os docentes recebam formação sobre o tema. A pesquisa foi realizada com dois grupos de professoras da instituição, baseando-se nos estudos de Michel Pêcheux (1988,1997) a respeito da análise discursiva, buscando compreender as respostas de professoras a partir das pesquisas realizadas sobre as compreensões que professoras e professores apresentam da questão de gênero. Nossa hipótese era de que professoras e professores não possuem a formação necessária sobre o tema e portanto, reproduzem algumas práticas sexistas no ambiente escolar.24 p.application/pdfPsicologia educacionalEducação inclusivaGênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o temainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JANAINA DA CRUZ MARTINS LIZZE.pdfapplication/pdf588043https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54602/1/R%20-%20E%20-%20JANAINA%20DA%20CRUZ%20MARTINS%20LIZZE.pdf2c26bcf715e215030eb00c42044d3be4MD51open access1884/546022019-12-12 10:43:24.628open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54602Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-12T13:43:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema
title Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema
spellingShingle Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema
Lizze, Janaina da Cruz Martins
Psicologia educacional
Educação inclusiva
title_short Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema
title_full Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema
title_fullStr Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema
title_full_unstemmed Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema
title_sort Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema
author Lizze, Janaina da Cruz Martins
author_facet Lizze, Janaina da Cruz Martins
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Souza, Adriana Teles de
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Lizze, Janaina da Cruz Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Educação inclusiva
topic Psicologia educacional
Educação inclusiva
description Orientador : Profª Ms. Adriana Teles de Souza
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-12T13:43:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-12T13:43:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54602
url https://hdl.handle.net/1884/54602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 24 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54602/1/R%20-%20E%20-%20JANAINA%20DA%20CRUZ%20MARTINS%20LIZZE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c26bcf715e215030eb00c42044d3be4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823526767319580672