Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54602 |
Resumo: | Orientador : Profª Ms. Adriana Teles de Souza |
id |
UFPR_af20d9ac42d796f3610ca68486726e61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54602 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Lizze, Janaina da Cruz MartinsSouza, Adriana Teles deUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-12T13:43:24Z2019-12-12T13:43:24Z2016https://hdl.handle.net/1884/54602Orientador : Profª Ms. Adriana Teles de SouzaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : A pesquisa teve como objetivo investigar a concepção que professoras e professores de uma escola pública estadual do interior do Paraná têm a respeito da questão de gênero na educação, compreendendo como se dão as diferenças entre alunas e alunos em sala de aula, bem como, as causas que estas podem vir a ocorrer. Compreender a questão de gênero e suas influências no ambiente escolar se faz pertinente, uma vez que, vivemos em uma sociedade machista em que mulheres são vítimas de diversos tipos de violência, praticados e naturalizadas, por uma sociedade que é levada a compreender que esses casos são isolados ou frutos de uma má conduta do agressor. Portanto, ao investigarmos sobre a questão de gênero na escola, apontamos sobre a importância de professoras e professores compreenderem que as transformações sociais podem ser frutos de uma educação igualitária e para tanto, se faz necessário, a compreensão de como essas diferenças são perpetuadas pela escola atual, evidenciando a necessidade de que os docentes recebam formação sobre o tema. A pesquisa foi realizada com dois grupos de professoras da instituição, baseando-se nos estudos de Michel Pêcheux (1988,1997) a respeito da análise discursiva, buscando compreender as respostas de professoras a partir das pesquisas realizadas sobre as compreensões que professoras e professores apresentam da questão de gênero. Nossa hipótese era de que professoras e professores não possuem a formação necessária sobre o tema e portanto, reproduzem algumas práticas sexistas no ambiente escolar.24 p.application/pdfPsicologia educacionalEducação inclusivaGênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o temainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JANAINA DA CRUZ MARTINS LIZZE.pdfapplication/pdf588043https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54602/1/R%20-%20E%20-%20JANAINA%20DA%20CRUZ%20MARTINS%20LIZZE.pdf2c26bcf715e215030eb00c42044d3be4MD51open access1884/546022019-12-12 10:43:24.628open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54602Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-12T13:43:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema |
title |
Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema |
spellingShingle |
Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema Lizze, Janaina da Cruz Martins Psicologia educacional Educação inclusiva |
title_short |
Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema |
title_full |
Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema |
title_fullStr |
Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema |
title_full_unstemmed |
Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema |
title_sort |
Gênero na educação : de que forma professoras de uma escola do interior vivem o tema |
author |
Lizze, Janaina da Cruz Martins |
author_facet |
Lizze, Janaina da Cruz Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Souza, Adriana Teles de Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lizze, Janaina da Cruz Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Educação inclusiva |
topic |
Psicologia educacional Educação inclusiva |
description |
Orientador : Profª Ms. Adriana Teles de Souza |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-12T13:43:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-12T13:43:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54602 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
24 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54602/1/R%20-%20E%20-%20JANAINA%20DA%20CRUZ%20MARTINS%20LIZZE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2c26bcf715e215030eb00c42044d3be4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823526767319580672 |