O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ribamar José de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fortes, Lore
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8378
Resumo: A partir do pensamento de Albuquerque Junior (2013) sobre a comemoração como a experiência de um tempo fronteiriço e diante das reflexões de Barroso (2018) sobre o riso do brincante nas cenas de Reisado nordestino, o trabalho propõe realizar uma cartografia da performance de pessoas LGBTT+ nos grupos de Reisado do Congo em Juazeiro do Norte, interior do Ceará, para pensar a construção do território existencial no plano cartográfico (ALVAREZ; PASSOS; 2009) como espaço educativo na tessitura da cultura popular na região do Cariri cearense.
id FURG-5_442b7d780fbc46514ca30c3afdcfe66a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8378
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativoA partir do pensamento de Albuquerque Junior (2013) sobre a comemoração como a experiência de um tempo fronteiriço e diante das reflexões de Barroso (2018) sobre o riso do brincante nas cenas de Reisado nordestino, o trabalho propõe realizar uma cartografia da performance de pessoas LGBTT+ nos grupos de Reisado do Congo em Juazeiro do Norte, interior do Ceará, para pensar a construção do território existencial no plano cartográfico (ALVAREZ; PASSOS; 2009) como espaço educativo na tessitura da cultura popular na região do Cariri cearense.Lepidus2019-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/837810.14295/de.v6i2.8378Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 53 - 612358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8378/5780Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ribamar José deFortes, Lore2019-04-23T18:42:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8378Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-04-23T18:42:24Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo
title O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo
spellingShingle O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo
Oliveira, Ribamar José de
title_short O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo
title_full O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo
title_fullStr O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo
title_full_unstemmed O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo
title_sort O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo
author Oliveira, Ribamar José de
author_facet Oliveira, Ribamar José de
Fortes, Lore
author_role author
author2 Fortes, Lore
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ribamar José de
Fortes, Lore
description A partir do pensamento de Albuquerque Junior (2013) sobre a comemoração como a experiência de um tempo fronteiriço e diante das reflexões de Barroso (2018) sobre o riso do brincante nas cenas de Reisado nordestino, o trabalho propõe realizar uma cartografia da performance de pessoas LGBTT+ nos grupos de Reisado do Congo em Juazeiro do Norte, interior do Ceará, para pensar a construção do território existencial no plano cartográfico (ALVAREZ; PASSOS; 2009) como espaço educativo na tessitura da cultura popular na região do Cariri cearense.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8378
10.14295/de.v6i2.8378
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8378
identifier_str_mv 10.14295/de.v6i2.8378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8378/5780
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 53 - 61
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044978556960768