O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ribamar José de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fortes, Lore
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10979
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 53-61, Jul./Dez. 2018.
id FURG_d67e47c3435f2e43e63ed298b73097e2
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10979
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativoEl tiempo de excepción del riso en el reisado: la cartografía del performance de brincantes LGBTT+ y el territor del maestro como espacio educativoThe exception time of the laughter in the reisado: the cartography of the performance of brincantes LGBTT+ and the mestre's territory as educational spaceCartografiaPerformanceEducaçãoReisadoCartografíaEducaciónCartographyEducationRevista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 53-61, Jul./Dez. 2018.A partir do pensamento de Albuquerque Junior (2013) sobre a comemoração como a experiência de um tempo fronteiriço e diante das reflexões de Barroso (2018) sobre o riso do brincante nas cenas de Reisado nordestino, o trabalho propõe tecer uma cartografia da performance de pessoas LGBTT+ nos grupos de Reisado em Juazeiro do Norte, interior do Ceará, para pensar a construção do território existencial no plano cartográfico (ALVAREZ; PASSOS; 2009) como espaço educativo na tessitura da cultura popular na região do Cariri cearense. Diante de uma pesquisa-intervenção, pretende-se levar em consideração a experiência da brincante Francisca da Silva para avançar a análise de gênero e sexualidades no Reisado, no sentido de refletir sobre outras possíveis subversões no enredo da dança popular e do rito tradicional através da performance no cortejo cênico. Percebe-se, entre Mestre e brincante, os processos de ensino-aprendizagem da dança como potentes pedagogias culturais.A partir del pensamiento de Albuquerque Junior (2013) sobre la conmemoración como la experiencia de un tiempo fronterizo y ante las reflexiones de Barroso (2018) sobre la risa del juego en las escenas de Reisado nordestino, el trabajo propone realizar una cartografía de la performance de personas (En el caso de las mujeres), en el caso de las mujeres, en el caso de las mujeres. Ante una investigación-intervención, se pretende tener en cuenta la experiencia del brincante transexual Francisca da Silva para avanzar el análisis de género y sexualidades en el Reisado, en el sentido de reflexionar sobre otras posibles subversiones en la trama de la danza popular y del rito tradicional a través de la performance en el cortejo escénico. Se percibe, entre Maestro y bromeante, los procesos de enseñanza-aprendizaje de la danza como potentes pedagogías culturales.From Albuquerque Junior's thinking (2013) on the celebration as the experience of a frontier time and before the reflections of Barroso (2018) on the laugh of the player in the scenes of Reisado northeastern, the work proposes to carry out a cartography of the performance of people LGBTT + in the Reisado groups in Juazeiro do Norte, interior of Ceará, to think about the construction of the existential territory in the cartographic plane (ALVAREZ; PASSOS; 2009) as an educational space in the fabric of popular culture in the Cariri region of Ceará. In view of an intervention research, it is intended to take into account the experience of the brincante transexual Francisca da Silva to advance the analysis of gender and sexuality in Reisado, in order to reflect on other possible subversions in the plot of popular dance and the traditional rite through of the performance in the procession. The teaching-learning processes of dance are perceived as potent cultural pedagogies between Master and braggart.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-17T22:47:06Z2023-05-17T22:47:06Z2019-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, R. J. de.; FORTES, L. O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 53–61, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8378. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8378. Acesso em: 16 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1097910.14295/de.v6i2.8378porOliveira, Ribamar José deFortes, Loreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-17T22:47:07Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10979Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-17T22:47:07Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo
El tiempo de excepción del riso en el reisado: la cartografía del performance de brincantes LGBTT+ y el territor del maestro como espacio educativo
The exception time of the laughter in the reisado: the cartography of the performance of brincantes LGBTT+ and the mestre's territory as educational space
title O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo
spellingShingle O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo
Oliveira, Ribamar José de
Cartografia
Performance
Educação
Reisado
Cartografía
Educación
Cartography
Education
title_short O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo
title_full O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo
title_fullStr O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo
title_full_unstemmed O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo
title_sort O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo
author Oliveira, Ribamar José de
author_facet Oliveira, Ribamar José de
Fortes, Lore
author_role author
author2 Fortes, Lore
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ribamar José de
Fortes, Lore
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Performance
Educação
Reisado
Cartografía
Educación
Cartography
Education
topic Cartografia
Performance
Educação
Reisado
Cartografía
Educación
Cartography
Education
description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 53-61, Jul./Dez. 2018.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-07
2023-05-17T22:47:06Z
2023-05-17T22:47:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, R. J. de.; FORTES, L. O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 53–61, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8378. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8378. Acesso em: 16 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10979
10.14295/de.v6i2.8378
identifier_str_mv OLIVEIRA, R. J. de.; FORTES, L. O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 53–61, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8378. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8378. Acesso em: 16 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v6i2.8378
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384392461451264