Produções e saberes sobre gênero e sexualidade na formação inicial: Em discussão o grupo pet educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16119 |
Resumo: | O artigo objetiva analisar como as questões de gênero e sexualidade são tratadas na formação inicial em Educação Física, com foco, sobretudo, nas atividades desenvolvidas no contexto do Programa de Educação Tutorial (PET). Como procedimentos metodológicos, foram utilizados: pesquisa bibliográfica, a partir de autores que discutem as questões de gênero e sexualidade, e análise documental, tendo como fontes o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de um curso de graduação em Educação Física, relatórios do Programa de Educação Tutorial (PET), Planejamentos Anuais e Relatórios de Atividades divulgados na página oficial da Pró-Reitora de Graduação (Prograd). Como resultados, aponta-se que somente duas disciplinas obrigatórias incluem esta temática em suas ementas; e, dentre as 157 atividades desenvolvidas pelo Grupo PET Educação Física, nenhuma abordou questões de sexualidade, e apenas uma envolveu discussões sobre gênero. Conclui-se que é possível observar o silenciamento das discussões sobre gênero e sexualidade no curso de Educação Física analisado. |
id |
FURG-5_48a3dcca46a43f9b15731e7e24330353 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/16119 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Produções e saberes sobre gênero e sexualidade na formação inicial: Em discussão o grupo pet educação físicaO artigo objetiva analisar como as questões de gênero e sexualidade são tratadas na formação inicial em Educação Física, com foco, sobretudo, nas atividades desenvolvidas no contexto do Programa de Educação Tutorial (PET). Como procedimentos metodológicos, foram utilizados: pesquisa bibliográfica, a partir de autores que discutem as questões de gênero e sexualidade, e análise documental, tendo como fontes o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de um curso de graduação em Educação Física, relatórios do Programa de Educação Tutorial (PET), Planejamentos Anuais e Relatórios de Atividades divulgados na página oficial da Pró-Reitora de Graduação (Prograd). Como resultados, aponta-se que somente duas disciplinas obrigatórias incluem esta temática em suas ementas; e, dentre as 157 atividades desenvolvidas pelo Grupo PET Educação Física, nenhuma abordou questões de sexualidade, e apenas uma envolveu discussões sobre gênero. Conclui-se que é possível observar o silenciamento das discussões sobre gênero e sexualidade no curso de Educação Física analisado.Lepidus2024-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1611910.14295/de.v11i2.16119Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 158-1832358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16119/10607Copyright (c) 2024 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra de Souza, MatheusNovais Sousa, Sandra2024-05-02T19:21:47Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/16119Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-05-02T19:21:47Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produções e saberes sobre gênero e sexualidade na formação inicial: Em discussão o grupo pet educação física |
title |
Produções e saberes sobre gênero e sexualidade na formação inicial: Em discussão o grupo pet educação física |
spellingShingle |
Produções e saberes sobre gênero e sexualidade na formação inicial: Em discussão o grupo pet educação física Bezerra de Souza, Matheus |
title_short |
Produções e saberes sobre gênero e sexualidade na formação inicial: Em discussão o grupo pet educação física |
title_full |
Produções e saberes sobre gênero e sexualidade na formação inicial: Em discussão o grupo pet educação física |
title_fullStr |
Produções e saberes sobre gênero e sexualidade na formação inicial: Em discussão o grupo pet educação física |
title_full_unstemmed |
Produções e saberes sobre gênero e sexualidade na formação inicial: Em discussão o grupo pet educação física |
title_sort |
Produções e saberes sobre gênero e sexualidade na formação inicial: Em discussão o grupo pet educação física |
author |
Bezerra de Souza, Matheus |
author_facet |
Bezerra de Souza, Matheus Novais Sousa, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Novais Sousa, Sandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra de Souza, Matheus Novais Sousa, Sandra |
description |
O artigo objetiva analisar como as questões de gênero e sexualidade são tratadas na formação inicial em Educação Física, com foco, sobretudo, nas atividades desenvolvidas no contexto do Programa de Educação Tutorial (PET). Como procedimentos metodológicos, foram utilizados: pesquisa bibliográfica, a partir de autores que discutem as questões de gênero e sexualidade, e análise documental, tendo como fontes o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de um curso de graduação em Educação Física, relatórios do Programa de Educação Tutorial (PET), Planejamentos Anuais e Relatórios de Atividades divulgados na página oficial da Pró-Reitora de Graduação (Prograd). Como resultados, aponta-se que somente duas disciplinas obrigatórias incluem esta temática em suas ementas; e, dentre as 157 atividades desenvolvidas pelo Grupo PET Educação Física, nenhuma abordou questões de sexualidade, e apenas uma envolveu discussões sobre gênero. Conclui-se que é possível observar o silenciamento das discussões sobre gênero e sexualidade no curso de Educação Física analisado. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16119 10.14295/de.v11i2.16119 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16119 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v11i2.16119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16119/10607 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 158-183 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044977976049664 |