Ginástica na formação inicial em educação física: análise das produções científicas

Bibliographic Details
Main Author: Bezerra, Liudmila de Andrade
Publication Date: 2014
Other Authors: Farias, Gelcemar Oliveira, Folle, Alexandra, Bezerra, Jorge
Format: Article
Language: por
Source: Journal of Physical Education (Maringá)
Download full: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22689
Summary: O objetivo deste estudo é revisar sistematicamente os estudos primários que abordaram a ginástica na formação inicial em Educação Física. No processo metodológico, foram realizadas buscas em bases de indexação de artigos, teses e dissertações, a partir de descritores em português e inglês. Após o processo de seleção e eliminação automática, ficaram 102 estudos dos quais 6 eram duplicados. No processo de seleção e eliminação manual, foram selecionados 10 estudos que atendiam rigorosamente aos critérios de inclusão e exclusão. A implementação da ginástica e suas modalidades como disciplina ou conteúdo específico nos cursos de formação inicial, apesar de apresentar diversos aspectos e fatores que dificultam sua adoção, revelou-se de extrema importância na formação dos futuros profissionais de Educação Física para atuação em diferentes campos de intervenção, haja vista que nenhuma investigação apontou como impossível de ser colocada em prática esta proposta de implementação da ginástica.
id UEM-9_3a9fa60dcc13072a4e907c273d830bdb
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/22689
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Ginástica na formação inicial em educação física: análise das produções científicasGinásticaFormação inicialSaberes docentesGinásticaEducação FísicaGraduaçãoO objetivo deste estudo é revisar sistematicamente os estudos primários que abordaram a ginástica na formação inicial em Educação Física. No processo metodológico, foram realizadas buscas em bases de indexação de artigos, teses e dissertações, a partir de descritores em português e inglês. Após o processo de seleção e eliminação automática, ficaram 102 estudos dos quais 6 eram duplicados. No processo de seleção e eliminação manual, foram selecionados 10 estudos que atendiam rigorosamente aos critérios de inclusão e exclusão. A implementação da ginástica e suas modalidades como disciplina ou conteúdo específico nos cursos de formação inicial, apesar de apresentar diversos aspectos e fatores que dificultam sua adoção, revelou-se de extrema importância na formação dos futuros profissionais de Educação Física para atuação em diferentes campos de intervenção, haja vista que nenhuma investigação apontou como impossível de ser colocada em prática esta proposta de implementação da ginástica.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo qualitativo; revisão sistemática; técnica análise de conteúdoapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22689Journal of Physical Education; Vol 25 No 4 (2014); 663-673Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 4 (2014); 663-673Journal of Physical Education; v. 25 n. 4 (2014); 663-6732448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22689/14394https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22689/751375142771Bezerra, Liudmila de AndradeFarias, Gelcemar OliveiraFolle, AlexandraBezerra, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:06Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/22689Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:06Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ginástica na formação inicial em educação física: análise das produções científicas
title Ginástica na formação inicial em educação física: análise das produções científicas
spellingShingle Ginástica na formação inicial em educação física: análise das produções científicas
Bezerra, Liudmila de Andrade
Ginástica
Formação inicial
Saberes docentes
Ginástica
Educação Física
Graduação
title_short Ginástica na formação inicial em educação física: análise das produções científicas
title_full Ginástica na formação inicial em educação física: análise das produções científicas
title_fullStr Ginástica na formação inicial em educação física: análise das produções científicas
title_full_unstemmed Ginástica na formação inicial em educação física: análise das produções científicas
title_sort Ginástica na formação inicial em educação física: análise das produções científicas
author Bezerra, Liudmila de Andrade
author_facet Bezerra, Liudmila de Andrade
Farias, Gelcemar Oliveira
Folle, Alexandra
Bezerra, Jorge
author_role author
author2 Farias, Gelcemar Oliveira
Folle, Alexandra
Bezerra, Jorge
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Liudmila de Andrade
Farias, Gelcemar Oliveira
Folle, Alexandra
Bezerra, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Ginástica
Formação inicial
Saberes docentes
Ginástica
Educação Física
Graduação
topic Ginástica
Formação inicial
Saberes docentes
Ginástica
Educação Física
Graduação
description O objetivo deste estudo é revisar sistematicamente os estudos primários que abordaram a ginástica na formação inicial em Educação Física. No processo metodológico, foram realizadas buscas em bases de indexação de artigos, teses e dissertações, a partir de descritores em português e inglês. Após o processo de seleção e eliminação automática, ficaram 102 estudos dos quais 6 eram duplicados. No processo de seleção e eliminação manual, foram selecionados 10 estudos que atendiam rigorosamente aos critérios de inclusão e exclusão. A implementação da ginástica e suas modalidades como disciplina ou conteúdo específico nos cursos de formação inicial, apesar de apresentar diversos aspectos e fatores que dificultam sua adoção, revelou-se de extrema importância na formação dos futuros profissionais de Educação Física para atuação em diferentes campos de intervenção, haja vista que nenhuma investigação apontou como impossível de ser colocada em prática esta proposta de implementação da ginástica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo qualitativo; revisão sistemática; técnica análise de conteúdo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22689
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22689/14394
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22689/751375142771
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 25 No 4 (2014); 663-673
Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 4 (2014); 663-673
Journal of Physical Education; v. 25 n. 4 (2014); 663-673
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544174063616