DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9200 |
Resumo: | Este estudo se propõe a compartilhar, por meio da escrita narrativa, as trajetórias de vida de homens cisgêneros, que se reconhecem como homossexuais, são formados em educação física e trabalham com dança. Por meio de uma pesquisa qualitativa foram feitas entrevistas com quatro professores/bailarinos que possibilitaram a narração de suas formações iniciais e continuadas na área da dança e da educação física. Percebemos que suas práticas corporais anteriores à dança contribuíram de forma significativa para o ingresso nesta área, o que evidencia a importância das práticas corporais nas escolas. A escola e as atividades de extensão foram citadas como porta de entrada para o aprendizado e prática da dança. A universidade foi a responsável por apresentar a dança para alguns de nossos entrevistados e outros começaram a dançar a partir de experiências estéticas positivas. |
id |
FURG-5_5a00119dfac5a2c7d009dd6a395b8037 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9200 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAISEste estudo se propõe a compartilhar, por meio da escrita narrativa, as trajetórias de vida de homens cisgêneros, que se reconhecem como homossexuais, são formados em educação física e trabalham com dança. Por meio de uma pesquisa qualitativa foram feitas entrevistas com quatro professores/bailarinos que possibilitaram a narração de suas formações iniciais e continuadas na área da dança e da educação física. Percebemos que suas práticas corporais anteriores à dança contribuíram de forma significativa para o ingresso nesta área, o que evidencia a importância das práticas corporais nas escolas. A escola e as atividades de extensão foram citadas como porta de entrada para o aprendizado e prática da dança. A universidade foi a responsável por apresentar a dança para alguns de nossos entrevistados e outros começaram a dançar a partir de experiências estéticas positivas.Lepidus2020-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/920010.14295/de.v7i2.9200Diversidade e Educação; v. 7 n. 2 (2019): Dossiê: Masculinidades em pauta; 224 - 2512358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9200/7481Copyright (c) 2020 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Diego Ebling doAfonso, Mariângela da Rosa2020-06-24T17:52:21Zoai:periodicos.furg.br:article/9200Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2020-06-24T17:52:21Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS |
title |
DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS |
spellingShingle |
DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS Nascimento, Diego Ebling do |
title_short |
DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS |
title_full |
DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS |
title_fullStr |
DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS |
title_full_unstemmed |
DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS |
title_sort |
DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS |
author |
Nascimento, Diego Ebling do |
author_facet |
Nascimento, Diego Ebling do Afonso, Mariângela da Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Afonso, Mariângela da Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Diego Ebling do Afonso, Mariângela da Rosa |
description |
Este estudo se propõe a compartilhar, por meio da escrita narrativa, as trajetórias de vida de homens cisgêneros, que se reconhecem como homossexuais, são formados em educação física e trabalham com dança. Por meio de uma pesquisa qualitativa foram feitas entrevistas com quatro professores/bailarinos que possibilitaram a narração de suas formações iniciais e continuadas na área da dança e da educação física. Percebemos que suas práticas corporais anteriores à dança contribuíram de forma significativa para o ingresso nesta área, o que evidencia a importância das práticas corporais nas escolas. A escola e as atividades de extensão foram citadas como porta de entrada para o aprendizado e prática da dança. A universidade foi a responsável por apresentar a dança para alguns de nossos entrevistados e outros começaram a dançar a partir de experiências estéticas positivas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9200 10.14295/de.v7i2.9200 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9200 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v7i2.9200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9200/7481 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Diversidade e Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Diversidade e Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 7 n. 2 (2019): Dossiê: Masculinidades em pauta; 224 - 251 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044979008897024 |