DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Diego Ebling do
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Afonso, Mariângela da Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9200
Resumo: Este estudo se propõe a compartilhar, por meio da escrita narrativa, as trajetórias de vida de homens cisgêneros, que se reconhecem como homossexuais, são formados em educação física e trabalham com dança. Por meio de uma pesquisa qualitativa foram feitas entrevistas com quatro professores/bailarinos que possibilitaram a narração de suas formações iniciais e continuadas na área da dança e da educação física. Percebemos que suas práticas corporais anteriores à dança contribuíram de forma significativa para o ingresso nesta área, o que evidencia a importância das práticas corporais nas escolas. A escola e as atividades de extensão foram citadas como porta de entrada para o aprendizado e prática da dança. A universidade foi a responsável por apresentar a dança para alguns de nossos entrevistados e outros começaram a dançar a partir de experiências estéticas positivas.
id FURG-5_5a00119dfac5a2c7d009dd6a395b8037
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9200
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAISEste estudo se propõe a compartilhar, por meio da escrita narrativa, as trajetórias de vida de homens cisgêneros, que se reconhecem como homossexuais, são formados em educação física e trabalham com dança. Por meio de uma pesquisa qualitativa foram feitas entrevistas com quatro professores/bailarinos que possibilitaram a narração de suas formações iniciais e continuadas na área da dança e da educação física. Percebemos que suas práticas corporais anteriores à dança contribuíram de forma significativa para o ingresso nesta área, o que evidencia a importância das práticas corporais nas escolas. A escola e as atividades de extensão foram citadas como porta de entrada para o aprendizado e prática da dança. A universidade foi a responsável por apresentar a dança para alguns de nossos entrevistados e outros começaram a dançar a partir de experiências estéticas positivas.Lepidus2020-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/920010.14295/de.v7i2.9200Diversidade e Educação; v. 7 n. 2 (2019): Dossiê: Masculinidades em pauta; 224 - 2512358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9200/7481Copyright (c) 2020 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Diego Ebling doAfonso, Mariângela da Rosa2020-06-24T17:52:21Zoai:periodicos.furg.br:article/9200Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2020-06-24T17:52:21Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS
title DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS
spellingShingle DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS
Nascimento, Diego Ebling do
title_short DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS
title_full DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS
title_fullStr DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS
title_full_unstemmed DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS
title_sort DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE BAILARINOS HOMOSSEXUAIS
author Nascimento, Diego Ebling do
author_facet Nascimento, Diego Ebling do
Afonso, Mariângela da Rosa
author_role author
author2 Afonso, Mariângela da Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Diego Ebling do
Afonso, Mariângela da Rosa
description Este estudo se propõe a compartilhar, por meio da escrita narrativa, as trajetórias de vida de homens cisgêneros, que se reconhecem como homossexuais, são formados em educação física e trabalham com dança. Por meio de uma pesquisa qualitativa foram feitas entrevistas com quatro professores/bailarinos que possibilitaram a narração de suas formações iniciais e continuadas na área da dança e da educação física. Percebemos que suas práticas corporais anteriores à dança contribuíram de forma significativa para o ingresso nesta área, o que evidencia a importância das práticas corporais nas escolas. A escola e as atividades de extensão foram citadas como porta de entrada para o aprendizado e prática da dança. A universidade foi a responsável por apresentar a dança para alguns de nossos entrevistados e outros começaram a dançar a partir de experiências estéticas positivas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9200
10.14295/de.v7i2.9200
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9200
identifier_str_mv 10.14295/de.v7i2.9200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9200/7481
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 7 n. 2 (2019): Dossiê: Masculinidades em pauta; 224 - 251
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044979008897024