Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10963 |
Resumo: | Revista Diversidade e Educação, v.7 , n.2 , p.224-251 , Jul/Dez 2019. |
id |
FURG_7f4c20a7a2e8b1e52a201b5911b7b589 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/10963 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuaisDanza y educación física: narrativas sobre la formación inicial y continuada de profesores/bailarines homosexualesDance and physical education: narratives on initial and continued formation of homosexual teachers/dancersDançaEducação FísicaHomossexualidadeFormaçãoDanzaEducación FísicaHomosexualidadEntrenamientoDancePhysical EducationHomosexualityFormationRevista Diversidade e Educação, v.7 , n.2 , p.224-251 , Jul/Dez 2019.Este estudo se propõe a compartilhar, por meio da escrita narrativa, as trajetórias de vida de homens cisgêneros, que se reconhecem como homossexuais, são formados em educação física e trabalham com dança. Por meio de uma pesquisa qualitativa foram feitas entrevistas com quatro professores/bailarinos que possibilitaram a narração de suas formações iniciais e continuadas na área da dança e da educação física. Percebemos que suas práticas corporais anteriores à dança contribuíram de forma significativa para o ingresso nesta área, o que evidencia a importância das práticas corporais nas escolas. A escola e as atividades de extensão foram citadas como porta de entrada para o aprendizado e prática da dança. A universidade foi a responsável por apresentar a dança para alguns de nossos entrevistados e outros começaram a dançar a partir de experiências estéticas positivas.Este estudio se propone compartir, por medio de la escritura narrativa, las trayectorias de vida de hombres cisgéneros, que se reconocen como homosexuales, son formados en educación física y trabajan con danza. Por medio de una investigación cualitativa se realizaron entrevistas con cuatro profesores / bailarines que posibilitaron la narración de sus formaciones iniciales y continuadas en el área de la danza y la educación física. Percibimos que sus prácticas corporales anteriores a la danza contribuyeron de forma significativa al ingreso en esta área, lo que evidencia la importancia de las prácticas corporales en las escuelas. La escuela y las actividades de extensión fueron citadas como puerta de entrada para el aprendizaje y práctica de la danza. La universidad fue la responsable de presentar la danza a algunos de nuestros entrevistados y otros empezaron a bailar a partir de experiencias estéticas positivas.This study proposes to share, through narrative writing, the life trajectories of cisgenic men, who recognize themselves as homosexual, trained in physical education and work with dance. Through a qualitative research, interviews conducted with four teachers / dancers who enabled the narration of their initial and continued formations in the area of dance and physical education. We noticed that their pre-dance corporal practices contributed significantly to the entrance in this area, which highlights the importance of corporal practices in schools. School and extension activities cited as a gateway to learning and practicing dance. The university was responsible for presenting the dance to some of our interviewees and others began to dance from positive aesthetic experiences.Trabalho realizado com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-16T22:32:17Z2023-05-16T22:32:17Z2019-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNASCIMENTO, D. E. do; AFONSO, M. da R. Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de bailarinos homossexuais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 224–251, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9200. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9200. Acesso em: 28 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1096310.14295/de.v7i2.9200porNascimento, Diego Ebling doAfonso, Mariângela da Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-16T22:32:19Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10963Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-16T22:32:19Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais Danza y educación física: narrativas sobre la formación inicial y continuada de profesores/bailarines homosexuales Dance and physical education: narratives on initial and continued formation of homosexual teachers/dancers |
title |
Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais |
spellingShingle |
Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais Nascimento, Diego Ebling do Dança Educação Física Homossexualidade Formação Danza Educación Física Homosexualidad Entrenamiento Dance Physical Education Homosexuality Formation |
title_short |
Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais |
title_full |
Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais |
title_fullStr |
Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais |
title_full_unstemmed |
Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais |
title_sort |
Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais |
author |
Nascimento, Diego Ebling do |
author_facet |
Nascimento, Diego Ebling do Afonso, Mariângela da Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Afonso, Mariângela da Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Diego Ebling do Afonso, Mariângela da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Educação Física Homossexualidade Formação Danza Educación Física Homosexualidad Entrenamiento Dance Physical Education Homosexuality Formation |
topic |
Dança Educação Física Homossexualidade Formação Danza Educación Física Homosexualidad Entrenamiento Dance Physical Education Homosexuality Formation |
description |
Revista Diversidade e Educação, v.7 , n.2 , p.224-251 , Jul/Dez 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-20 2023-05-16T22:32:17Z 2023-05-16T22:32:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, D. E. do; AFONSO, M. da R. Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de bailarinos homossexuais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 224–251, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9200. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9200. Acesso em: 28 abr. 2023. E-ISSN 2358-8853 https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10963 10.14295/de.v7i2.9200 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, D. E. do; AFONSO, M. da R. Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de bailarinos homossexuais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 224–251, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9200. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9200. Acesso em: 28 abr. 2023. E-ISSN 2358-8853 10.14295/de.v7i2.9200 |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187248233906176 |