Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Diego Ebling do
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Afonso, Mariângela da Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10963
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v.7 , n.2 , p.224-251 , Jul/Dez 2019.
id FURG_7f4c20a7a2e8b1e52a201b5911b7b589
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10963
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuaisDanza y educación física: narrativas sobre la formación inicial y continuada de profesores/bailarines homosexualesDance and physical education: narratives on initial and continued formation of homosexual teachers/dancersDançaEducação FísicaHomossexualidadeFormaçãoDanzaEducación FísicaHomosexualidadEntrenamientoDancePhysical EducationHomosexualityFormationRevista Diversidade e Educação, v.7 , n.2 , p.224-251 , Jul/Dez 2019.Este estudo se propõe a compartilhar, por meio da escrita narrativa, as trajetórias de vida de homens cisgêneros, que se reconhecem como homossexuais, são formados em educação física e trabalham com dança. Por meio de uma pesquisa qualitativa foram feitas entrevistas com quatro professores/bailarinos que possibilitaram a narração de suas formações iniciais e continuadas na área da dança e da educação física. Percebemos que suas práticas corporais anteriores à dança contribuíram de forma significativa para o ingresso nesta área, o que evidencia a importância das práticas corporais nas escolas. A escola e as atividades de extensão foram citadas como porta de entrada para o aprendizado e prática da dança. A universidade foi a responsável por apresentar a dança para alguns de nossos entrevistados e outros começaram a dançar a partir de experiências estéticas positivas.Este estudio se propone compartir, por medio de la escritura narrativa, las trayectorias de vida de hombres cisgéneros, que se reconocen como homosexuales, son formados en educación física y trabajan con danza. Por medio de una investigación cualitativa se realizaron entrevistas con cuatro profesores / bailarines que posibilitaron la narración de sus formaciones iniciales y continuadas en el área de la danza y la educación física. Percibimos que sus prácticas corporales anteriores a la danza contribuyeron de forma significativa al ingreso en esta área, lo que evidencia la importancia de las prácticas corporales en las escuelas. La escuela y las actividades de extensión fueron citadas como puerta de entrada para el aprendizaje y práctica de la danza. La universidad fue la responsable de presentar la danza a algunos de nuestros entrevistados y otros empezaron a bailar a partir de experiencias estéticas positivas.This study proposes to share, through narrative writing, the life trajectories of cisgenic men, who recognize themselves as homosexual, trained in physical education and work with dance. Through a qualitative research, interviews conducted with four teachers / dancers who enabled the narration of their initial and continued formations in the area of dance and physical education. We noticed that their pre-dance corporal practices contributed significantly to the entrance in this area, which highlights the importance of corporal practices in schools. School and extension activities cited as a gateway to learning and practicing dance. The university was responsible for presenting the dance to some of our interviewees and others began to dance from positive aesthetic experiences.Trabalho realizado com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-16T22:32:17Z2023-05-16T22:32:17Z2019-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNASCIMENTO, D. E. do; AFONSO, M. da R. Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de bailarinos homossexuais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 224–251, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9200. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9200. Acesso em: 28 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1096310.14295/de.v7i2.9200porNascimento, Diego Ebling doAfonso, Mariângela da Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-16T22:32:19Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10963Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-16T22:32:19Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais
Danza y educación física: narrativas sobre la formación inicial y continuada de profesores/bailarines homosexuales
Dance and physical education: narratives on initial and continued formation of homosexual teachers/dancers
title Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais
spellingShingle Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais
Nascimento, Diego Ebling do
Dança
Educação Física
Homossexualidade
Formação
Danza
Educación Física
Homosexualidad
Entrenamiento
Dance
Physical Education
Homosexuality
Formation
title_short Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais
title_full Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais
title_fullStr Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais
title_full_unstemmed Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais
title_sort Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais
author Nascimento, Diego Ebling do
author_facet Nascimento, Diego Ebling do
Afonso, Mariângela da Rosa
author_role author
author2 Afonso, Mariângela da Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Diego Ebling do
Afonso, Mariângela da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação Física
Homossexualidade
Formação
Danza
Educación Física
Homosexualidad
Entrenamiento
Dance
Physical Education
Homosexuality
Formation
topic Dança
Educação Física
Homossexualidade
Formação
Danza
Educación Física
Homosexualidad
Entrenamiento
Dance
Physical Education
Homosexuality
Formation
description Revista Diversidade e Educação, v.7 , n.2 , p.224-251 , Jul/Dez 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-20
2023-05-16T22:32:17Z
2023-05-16T22:32:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, D. E. do; AFONSO, M. da R. Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de bailarinos homossexuais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 224–251, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9200. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9200. Acesso em: 28 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10963
10.14295/de.v7i2.9200
identifier_str_mv NASCIMENTO, D. E. do; AFONSO, M. da R. Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de bailarinos homossexuais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 224–251, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9200. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9200. Acesso em: 28 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v7i2.9200
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187248233906176