SEXUALIDADES E GÊNEROS E EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA MENOR E CARTOGRAFIAS DE SUAS PEQUENAS REDES EM LIVROS DIDÁTICOS – PNLD/2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12626 |
Resumo: | O presente texto insurge de uma investigação de Iniciação Científica com vigência de agosto de 2020 a julho de 2021. O objetivo aqui é apresentar o mapeamento, a partir de uma perspectiva cartográfica, das narrativas de gêneros e sexualidades encontradas e acionadas em três coleções de Livros Didáticos (LD) de Biologia aprovados no PNLD/2018 e utilizados por professores/as da rede pública estadual do município de Ituiutaba/MG; sobretudo os enredamentos de aberturas e de fissuras produzidos nos territórios da educação em biologia maior. Os LD de biologia circunscritos na investigação são constituídos por pequenas redes que cartografam espaços que fazem multiplicar lugares e outros gêneros e sexualidades no vasto território da Educação em biologia, oferecendo resistência a captura do sexo, da reprodução, dos gêneros e das sexualidades em determinismos biológicos e possibilitando desterritorializações, ramificações políticas, a criação de coletividades e experimentações com uma educação em biologia menor. |
id |
FURG-5_632d809dc229663667a2775005ac8536 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/12626 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
SEXUALIDADES E GÊNEROS E EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA MENOR E CARTOGRAFIAS DE SUAS PEQUENAS REDES EM LIVROS DIDÁTICOS – PNLD/2018O presente texto insurge de uma investigação de Iniciação Científica com vigência de agosto de 2020 a julho de 2021. O objetivo aqui é apresentar o mapeamento, a partir de uma perspectiva cartográfica, das narrativas de gêneros e sexualidades encontradas e acionadas em três coleções de Livros Didáticos (LD) de Biologia aprovados no PNLD/2018 e utilizados por professores/as da rede pública estadual do município de Ituiutaba/MG; sobretudo os enredamentos de aberturas e de fissuras produzidos nos territórios da educação em biologia maior. Os LD de biologia circunscritos na investigação são constituídos por pequenas redes que cartografam espaços que fazem multiplicar lugares e outros gêneros e sexualidades no vasto território da Educação em biologia, oferecendo resistência a captura do sexo, da reprodução, dos gêneros e das sexualidades em determinismos biológicos e possibilitando desterritorializações, ramificações políticas, a criação de coletividades e experimentações com uma educação em biologia menor.Lepidus2021-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1262610.14295/de.v9iEspecial.12626Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 552 - 5752358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12626/8772Santos, Sandro PradoAparecido Gomes da Silva, FabrícioMoura Martins, Matheusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-24T00:47:28Zoai:periodicos.furg.br:article/12626Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2021-05-24T00:47:28Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SEXUALIDADES E GÊNEROS E EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA MENOR E CARTOGRAFIAS DE SUAS PEQUENAS REDES EM LIVROS DIDÁTICOS – PNLD/2018 |
title |
SEXUALIDADES E GÊNEROS E EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA MENOR E CARTOGRAFIAS DE SUAS PEQUENAS REDES EM LIVROS DIDÁTICOS – PNLD/2018 |
spellingShingle |
SEXUALIDADES E GÊNEROS E EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA MENOR E CARTOGRAFIAS DE SUAS PEQUENAS REDES EM LIVROS DIDÁTICOS – PNLD/2018 Santos, Sandro Prado |
title_short |
SEXUALIDADES E GÊNEROS E EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA MENOR E CARTOGRAFIAS DE SUAS PEQUENAS REDES EM LIVROS DIDÁTICOS – PNLD/2018 |
title_full |
SEXUALIDADES E GÊNEROS E EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA MENOR E CARTOGRAFIAS DE SUAS PEQUENAS REDES EM LIVROS DIDÁTICOS – PNLD/2018 |
title_fullStr |
SEXUALIDADES E GÊNEROS E EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA MENOR E CARTOGRAFIAS DE SUAS PEQUENAS REDES EM LIVROS DIDÁTICOS – PNLD/2018 |
title_full_unstemmed |
SEXUALIDADES E GÊNEROS E EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA MENOR E CARTOGRAFIAS DE SUAS PEQUENAS REDES EM LIVROS DIDÁTICOS – PNLD/2018 |
title_sort |
SEXUALIDADES E GÊNEROS E EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA MENOR E CARTOGRAFIAS DE SUAS PEQUENAS REDES EM LIVROS DIDÁTICOS – PNLD/2018 |
author |
Santos, Sandro Prado |
author_facet |
Santos, Sandro Prado Aparecido Gomes da Silva, Fabrício Moura Martins, Matheus |
author_role |
author |
author2 |
Aparecido Gomes da Silva, Fabrício Moura Martins, Matheus |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sandro Prado Aparecido Gomes da Silva, Fabrício Moura Martins, Matheus |
description |
O presente texto insurge de uma investigação de Iniciação Científica com vigência de agosto de 2020 a julho de 2021. O objetivo aqui é apresentar o mapeamento, a partir de uma perspectiva cartográfica, das narrativas de gêneros e sexualidades encontradas e acionadas em três coleções de Livros Didáticos (LD) de Biologia aprovados no PNLD/2018 e utilizados por professores/as da rede pública estadual do município de Ituiutaba/MG; sobretudo os enredamentos de aberturas e de fissuras produzidos nos territórios da educação em biologia maior. Os LD de biologia circunscritos na investigação são constituídos por pequenas redes que cartografam espaços que fazem multiplicar lugares e outros gêneros e sexualidades no vasto território da Educação em biologia, oferecendo resistência a captura do sexo, da reprodução, dos gêneros e das sexualidades em determinismos biológicos e possibilitando desterritorializações, ramificações políticas, a criação de coletividades e experimentações com uma educação em biologia menor. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12626 10.14295/de.v9iEspecial.12626 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12626 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v9iEspecial.12626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12626/8772 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 552 - 575 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1754644608233504768 |