Riscar e confundir e morrer de rir: produzindo terrorismos nas resistências ao binário de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Reis, Neilton
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leal, Leandro, de Castro, Roney Polato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8537
Resumo: Esse trabalho emerge a partir de reflexões de duas pesquisas de doutorado em educação que buscam pensar as questões relacionadas à transgressão ao binário gênero (feminino/masculino) em um diálogo com as filosofias da diferença. Como metodologia para as pesquisas nós utilizamos a produção de narrativas com pessoas que intentam essa transgressão. Nosso objetivo artigo é refletir, a partir das narrativas, sobre políticas de resistência que podem funcionar como máquina de guerra na tentativa de redução da precariedade dessas vidas. Assim, construímos um diálogo para pensar a diferença e invenção de si como um espaço-tempo educativo.
id FURG-5_656a808c6902ad657719ba85e350b549
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8537
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling Riscar e confundir e morrer de rir: produzindo terrorismos nas resistências ao binário de gêneroEsse trabalho emerge a partir de reflexões de duas pesquisas de doutorado em educação que buscam pensar as questões relacionadas à transgressão ao binário gênero (feminino/masculino) em um diálogo com as filosofias da diferença. Como metodologia para as pesquisas nós utilizamos a produção de narrativas com pessoas que intentam essa transgressão. Nosso objetivo artigo é refletir, a partir das narrativas, sobre políticas de resistência que podem funcionar como máquina de guerra na tentativa de redução da precariedade dessas vidas. Assim, construímos um diálogo para pensar a diferença e invenção de si como um espaço-tempo educativo.Lepidus2019-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/853710.14295/de.v6i2.8537Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 131-1392358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8537/5680Copyright (c) 2019 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Reis, NeiltonLeal, Leandrode Castro, Roney Polato2019-04-23T18:42:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8537Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2019-04-23T18:42:24Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Riscar e confundir e morrer de rir: produzindo terrorismos nas resistências ao binário de gênero
title Riscar e confundir e morrer de rir: produzindo terrorismos nas resistências ao binário de gênero
spellingShingle Riscar e confundir e morrer de rir: produzindo terrorismos nas resistências ao binário de gênero
dos Reis, Neilton
title_short Riscar e confundir e morrer de rir: produzindo terrorismos nas resistências ao binário de gênero
title_full Riscar e confundir e morrer de rir: produzindo terrorismos nas resistências ao binário de gênero
title_fullStr Riscar e confundir e morrer de rir: produzindo terrorismos nas resistências ao binário de gênero
title_full_unstemmed Riscar e confundir e morrer de rir: produzindo terrorismos nas resistências ao binário de gênero
title_sort Riscar e confundir e morrer de rir: produzindo terrorismos nas resistências ao binário de gênero
author dos Reis, Neilton
author_facet dos Reis, Neilton
Leal, Leandro
de Castro, Roney Polato
author_role author
author2 Leal, Leandro
de Castro, Roney Polato
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Reis, Neilton
Leal, Leandro
de Castro, Roney Polato
description Esse trabalho emerge a partir de reflexões de duas pesquisas de doutorado em educação que buscam pensar as questões relacionadas à transgressão ao binário gênero (feminino/masculino) em um diálogo com as filosofias da diferença. Como metodologia para as pesquisas nós utilizamos a produção de narrativas com pessoas que intentam essa transgressão. Nosso objetivo artigo é refletir, a partir das narrativas, sobre políticas de resistência que podem funcionar como máquina de guerra na tentativa de redução da precariedade dessas vidas. Assim, construímos um diálogo para pensar a diferença e invenção de si como um espaço-tempo educativo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8537
10.14295/de.v6i2.8537
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8537
identifier_str_mv 10.14295/de.v6i2.8537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8537/5680
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 6 n. 2 (2018): Gênero nos espaços educativos; 131-139
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044978976391168