SUBJETIVAÇÕES FEMININAS: ENTRE CONCORDÂNCIAS E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA NOS FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13002 |
Resumo: | A pesquisa teve como fontes filmes de animação da Barbie produzidos de 2001 até 2012. O objetivo foi identificar as possibilidades de vivências de feminilidades, bem como as de resistências a modelos únicos. As questões que nortearam o estudo foram: quais as feminilidades que são veiculadas/produzidas nos filmes de animação da Barbie? De que forma essas feminilidades são legitimadas enquanto modelos para a vivência das feminilidades? Existe um modelo único nos filmes ou há a possibilidade de variadas formas de vivências de feminilidade e de ser menina/mulher? A pesquisa foi fundamentada teoricamente nos Estudos Culturais, nos Estudos de Gênero e em pressupostos foucaultianos, utilizando os conceitos de gênero, feminilidades, pedagogias culturais, identidade e diferença, identidade de gênero, subjetivação, poder e resistência. As discussões produzidas na investigação destacam a predominância de normatizações de gênero nos filmes e de algumas mudanças que percebemos como resistências de gênero. |
id |
FURG-5_657743174260d9640f3adf866f514235 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/13002 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
SUBJETIVAÇÕES FEMININAS: ENTRE CONCORDÂNCIAS E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA NOS FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE A pesquisa teve como fontes filmes de animação da Barbie produzidos de 2001 até 2012. O objetivo foi identificar as possibilidades de vivências de feminilidades, bem como as de resistências a modelos únicos. As questões que nortearam o estudo foram: quais as feminilidades que são veiculadas/produzidas nos filmes de animação da Barbie? De que forma essas feminilidades são legitimadas enquanto modelos para a vivência das feminilidades? Existe um modelo único nos filmes ou há a possibilidade de variadas formas de vivências de feminilidade e de ser menina/mulher? A pesquisa foi fundamentada teoricamente nos Estudos Culturais, nos Estudos de Gênero e em pressupostos foucaultianos, utilizando os conceitos de gênero, feminilidades, pedagogias culturais, identidade e diferença, identidade de gênero, subjetivação, poder e resistência. As discussões produzidas na investigação destacam a predominância de normatizações de gênero nos filmes e de algumas mudanças que percebemos como resistências de gênero.Lepidus2021-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1300210.14295/de.v9i1.13002Diversidade e Educação; v. 9 n. 1 (2021): Dossiê “Sexualidades, Currículos e Cinema”; 350 - 3792358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13002/8940Bacarin, Telma IaraXavier Filha, Constantina info:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-31T00:30:24Zoai:periodicos.furg.br:article/13002Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2021-07-31T00:30:24Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SUBJETIVAÇÕES FEMININAS: ENTRE CONCORDÂNCIAS E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA NOS FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE |
title |
SUBJETIVAÇÕES FEMININAS: ENTRE CONCORDÂNCIAS E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA NOS FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE |
spellingShingle |
SUBJETIVAÇÕES FEMININAS: ENTRE CONCORDÂNCIAS E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA NOS FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE Bacarin, Telma Iara |
title_short |
SUBJETIVAÇÕES FEMININAS: ENTRE CONCORDÂNCIAS E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA NOS FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE |
title_full |
SUBJETIVAÇÕES FEMININAS: ENTRE CONCORDÂNCIAS E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA NOS FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE |
title_fullStr |
SUBJETIVAÇÕES FEMININAS: ENTRE CONCORDÂNCIAS E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA NOS FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE |
title_full_unstemmed |
SUBJETIVAÇÕES FEMININAS: ENTRE CONCORDÂNCIAS E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA NOS FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE |
title_sort |
SUBJETIVAÇÕES FEMININAS: ENTRE CONCORDÂNCIAS E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIA NOS FILMES DE ANIMAÇÃO DA BARBIE |
author |
Bacarin, Telma Iara |
author_facet |
Bacarin, Telma Iara Xavier Filha, Constantina |
author_role |
author |
author2 |
Xavier Filha, Constantina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bacarin, Telma Iara Xavier Filha, Constantina |
description |
A pesquisa teve como fontes filmes de animação da Barbie produzidos de 2001 até 2012. O objetivo foi identificar as possibilidades de vivências de feminilidades, bem como as de resistências a modelos únicos. As questões que nortearam o estudo foram: quais as feminilidades que são veiculadas/produzidas nos filmes de animação da Barbie? De que forma essas feminilidades são legitimadas enquanto modelos para a vivência das feminilidades? Existe um modelo único nos filmes ou há a possibilidade de variadas formas de vivências de feminilidade e de ser menina/mulher? A pesquisa foi fundamentada teoricamente nos Estudos Culturais, nos Estudos de Gênero e em pressupostos foucaultianos, utilizando os conceitos de gênero, feminilidades, pedagogias culturais, identidade e diferença, identidade de gênero, subjetivação, poder e resistência. As discussões produzidas na investigação destacam a predominância de normatizações de gênero nos filmes e de algumas mudanças que percebemos como resistências de gênero. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13002 10.14295/de.v9i1.13002 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13002 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v9i1.13002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13002/8940 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 9 n. 1 (2021): Dossiê “Sexualidades, Currículos e Cinema”; 350 - 379 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044979623362560 |