Meninas! Sejam educadas por Barbie e “com” a Barbie...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roveri, Fernanda Theodoro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Soares, Carmen Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15219
Resumo: Ever since children are born, they live certain social experiences that are determined by the fact of being boys or girls. What conceptions of gender, body and childhood are presented by a doll that wants to be the best friend of the child-girl? This article analyzes the success of the Barbie doll, the ways to educate girls and the advertising mechanisms that configure its versatile personality and produce certain ways of thinking, acting and relating with the world.
id UFPR-4_e2963dfbc8b5df789616c23fded22e14
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/15219
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Meninas! Sejam educadas por Barbie e “com” a Barbie...Girls! Be educated by Barbie and “with” Barbie…EducaçãoEducar; ensino-aprendizagemEducaçãoEver since children are born, they live certain social experiences that are determined by the fact of being boys or girls. What conceptions of gender, body and childhood are presented by a doll that wants to be the best friend of the child-girl? This article analyzes the success of the Barbie doll, the ways to educate girls and the advertising mechanisms that configure its versatile personality and produce certain ways of thinking, acting and relating with the world.Desde que nascem, as crianças vivenciam certas experiências sociais que são determinadas pelo fato de serem meninos ou meninas. Que concepções de gênero, corpo e infância são apresentadas por uma boneca que quer ser a melhor amiga da criança-menina? Este artigo analisa o sucesso da boneca Barbie, os modos de educar meninas e os mecanismos publicitários que configuram sua personalidade versátil e produzem certos modos de pensar, agir e relacionar-se com o mundo. UFPR2011-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15219Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 147-163Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 147-163Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 147-1631984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15219/16755https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15219/30928Roveri, Fernanda TheodoroSoares, Carmen Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:52:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/15219Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:52:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Meninas! Sejam educadas por Barbie e “com” a Barbie...
Girls! Be educated by Barbie and “with” Barbie…
title Meninas! Sejam educadas por Barbie e “com” a Barbie...
spellingShingle Meninas! Sejam educadas por Barbie e “com” a Barbie...
Roveri, Fernanda Theodoro
Educação
Educar; ensino-aprendizagem
Educação
title_short Meninas! Sejam educadas por Barbie e “com” a Barbie...
title_full Meninas! Sejam educadas por Barbie e “com” a Barbie...
title_fullStr Meninas! Sejam educadas por Barbie e “com” a Barbie...
title_full_unstemmed Meninas! Sejam educadas por Barbie e “com” a Barbie...
title_sort Meninas! Sejam educadas por Barbie e “com” a Barbie...
author Roveri, Fernanda Theodoro
author_facet Roveri, Fernanda Theodoro
Soares, Carmen Lúcia
author_role author
author2 Soares, Carmen Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roveri, Fernanda Theodoro
Soares, Carmen Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educar; ensino-aprendizagem
Educação
topic Educação
Educar; ensino-aprendizagem
Educação
description Ever since children are born, they live certain social experiences that are determined by the fact of being boys or girls. What conceptions of gender, body and childhood are presented by a doll that wants to be the best friend of the child-girl? This article analyzes the success of the Barbie doll, the ways to educate girls and the advertising mechanisms that configure its versatile personality and produce certain ways of thinking, acting and relating with the world.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15219
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15219/16755
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15219/30928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 147-163
Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 147-163
Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 147-163
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711901998907392