MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Minichilli Prates , Gilson
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: de Jesus Santana, Alessandro, Santana da Silva, Luzia Wilma, Souza Pinto, Danilo César, Leal Barbosa, Ana Angélica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14328
Resumo: Trata-se de um Relato de Experiência da aproximação entre o ensino superior e o médio, como estratégia a formação docente, de pós-graduandos em nível stricto sensu, na disciplina Estágio de Docência. Decorre da realização do minicurso “identidades, diferença e educação: multiversas abordagens”, que teve como público-alvo estudantes do ensino médio, faixa etária entre 15 e 18 anos, de uma instituição pública no interior da Bahia. Realizado em dois encontros, que totalizou vinte horas, e se inscreveu na programação pedagógica escolar. Insere-se na perspectiva de discussões sobre temas ligados às populações negras, à promoção do agir-refletir os constructos de saberes-fazeres enoveladores das discussões sobre consciência negra. Teve como foco de ação educativa trazer para dentro da escola experiências que cooperem a uma sociedade mais justa, igualitária e que respeite a diversidade humana, e o empoderamento das pessoas na luta contra o racismo em todos os espaços na sociedade atual.
id FURG-5_69efdd0a412018b6cc7de83feafaf975
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14328
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Trata-se de um Relato de Experiência da aproximação entre o ensino superior e o médio, como estratégia a formação docente, de pós-graduandos em nível stricto sensu, na disciplina Estágio de Docência. Decorre da realização do minicurso “identidades, diferença e educação: multiversas abordagens”, que teve como público-alvo estudantes do ensino médio, faixa etária entre 15 e 18 anos, de uma instituição pública no interior da Bahia. Realizado em dois encontros, que totalizou vinte horas, e se inscreveu na programação pedagógica escolar. Insere-se na perspectiva de discussões sobre temas ligados às populações negras, à promoção do agir-refletir os constructos de saberes-fazeres enoveladores das discussões sobre consciência negra. Teve como foco de ação educativa trazer para dentro da escola experiências que cooperem a uma sociedade mais justa, igualitária e que respeite a diversidade humana, e o empoderamento das pessoas na luta contra o racismo em todos os espaços na sociedade atual.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1432810.14295/de.v10i2.14328Diversidade e Educação; v. 10 n. 2 (2022): Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade; 458 - 4722358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14328/10043Copyright (c) 2023 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Minichilli Prates , Gilsonde Jesus Santana, AlessandroSantana da Silva, Luzia Wilma Souza Pinto, Danilo César Leal Barbosa, Ana Angélica2024-01-26T01:59:06Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14328Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-26T01:59:06Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Santos Minichilli Prates , Gilson
title_short MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Santos Minichilli Prates , Gilson
author_facet Santos Minichilli Prates , Gilson
de Jesus Santana, Alessandro
Santana da Silva, Luzia Wilma
Souza Pinto, Danilo César
Leal Barbosa, Ana Angélica
author_role author
author2 de Jesus Santana, Alessandro
Santana da Silva, Luzia Wilma
Souza Pinto, Danilo César
Leal Barbosa, Ana Angélica
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Minichilli Prates , Gilson
de Jesus Santana, Alessandro
Santana da Silva, Luzia Wilma
Souza Pinto, Danilo César
Leal Barbosa, Ana Angélica
description Trata-se de um Relato de Experiência da aproximação entre o ensino superior e o médio, como estratégia a formação docente, de pós-graduandos em nível stricto sensu, na disciplina Estágio de Docência. Decorre da realização do minicurso “identidades, diferença e educação: multiversas abordagens”, que teve como público-alvo estudantes do ensino médio, faixa etária entre 15 e 18 anos, de uma instituição pública no interior da Bahia. Realizado em dois encontros, que totalizou vinte horas, e se inscreveu na programação pedagógica escolar. Insere-se na perspectiva de discussões sobre temas ligados às populações negras, à promoção do agir-refletir os constructos de saberes-fazeres enoveladores das discussões sobre consciência negra. Teve como foco de ação educativa trazer para dentro da escola experiências que cooperem a uma sociedade mais justa, igualitária e que respeite a diversidade humana, e o empoderamento das pessoas na luta contra o racismo em todos os espaços na sociedade atual.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14328
10.14295/de.v10i2.14328
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14328
identifier_str_mv 10.14295/de.v10i2.14328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14328/10043
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 10 n. 2 (2022): Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade; 458 - 472
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044976725098496