MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14328 |
Resumo: | Trata-se de um Relato de Experiência da aproximação entre o ensino superior e o médio, como estratégia a formação docente, de pós-graduandos em nível stricto sensu, na disciplina Estágio de Docência. Decorre da realização do minicurso “identidades, diferença e educação: multiversas abordagens”, que teve como público-alvo estudantes do ensino médio, faixa etária entre 15 e 18 anos, de uma instituição pública no interior da Bahia. Realizado em dois encontros, que totalizou vinte horas, e se inscreveu na programação pedagógica escolar. Insere-se na perspectiva de discussões sobre temas ligados às populações negras, à promoção do agir-refletir os constructos de saberes-fazeres enoveladores das discussões sobre consciência negra. Teve como foco de ação educativa trazer para dentro da escola experiências que cooperem a uma sociedade mais justa, igualitária e que respeite a diversidade humana, e o empoderamento das pessoas na luta contra o racismo em todos os espaços na sociedade atual. |
id |
FURG-5_69efdd0a412018b6cc7de83feafaf975 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14328 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Trata-se de um Relato de Experiência da aproximação entre o ensino superior e o médio, como estratégia a formação docente, de pós-graduandos em nível stricto sensu, na disciplina Estágio de Docência. Decorre da realização do minicurso “identidades, diferença e educação: multiversas abordagens”, que teve como público-alvo estudantes do ensino médio, faixa etária entre 15 e 18 anos, de uma instituição pública no interior da Bahia. Realizado em dois encontros, que totalizou vinte horas, e se inscreveu na programação pedagógica escolar. Insere-se na perspectiva de discussões sobre temas ligados às populações negras, à promoção do agir-refletir os constructos de saberes-fazeres enoveladores das discussões sobre consciência negra. Teve como foco de ação educativa trazer para dentro da escola experiências que cooperem a uma sociedade mais justa, igualitária e que respeite a diversidade humana, e o empoderamento das pessoas na luta contra o racismo em todos os espaços na sociedade atual.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1432810.14295/de.v10i2.14328Diversidade e Educação; v. 10 n. 2 (2022): Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade; 458 - 4722358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14328/10043Copyright (c) 2023 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Minichilli Prates , Gilsonde Jesus Santana, AlessandroSantana da Silva, Luzia Wilma Souza Pinto, Danilo César Leal Barbosa, Ana Angélica2024-01-26T01:59:06Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14328Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-26T01:59:06Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title |
MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Santos Minichilli Prates , Gilson |
title_short |
MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
MULTIVERSAS ABORDAGENS SOBRE IDENTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author |
Santos Minichilli Prates , Gilson |
author_facet |
Santos Minichilli Prates , Gilson de Jesus Santana, Alessandro Santana da Silva, Luzia Wilma Souza Pinto, Danilo César Leal Barbosa, Ana Angélica |
author_role |
author |
author2 |
de Jesus Santana, Alessandro Santana da Silva, Luzia Wilma Souza Pinto, Danilo César Leal Barbosa, Ana Angélica |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Minichilli Prates , Gilson de Jesus Santana, Alessandro Santana da Silva, Luzia Wilma Souza Pinto, Danilo César Leal Barbosa, Ana Angélica |
description |
Trata-se de um Relato de Experiência da aproximação entre o ensino superior e o médio, como estratégia a formação docente, de pós-graduandos em nível stricto sensu, na disciplina Estágio de Docência. Decorre da realização do minicurso “identidades, diferença e educação: multiversas abordagens”, que teve como público-alvo estudantes do ensino médio, faixa etária entre 15 e 18 anos, de uma instituição pública no interior da Bahia. Realizado em dois encontros, que totalizou vinte horas, e se inscreveu na programação pedagógica escolar. Insere-se na perspectiva de discussões sobre temas ligados às populações negras, à promoção do agir-refletir os constructos de saberes-fazeres enoveladores das discussões sobre consciência negra. Teve como foco de ação educativa trazer para dentro da escola experiências que cooperem a uma sociedade mais justa, igualitária e que respeite a diversidade humana, e o empoderamento das pessoas na luta contra o racismo em todos os espaços na sociedade atual. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14328 10.14295/de.v10i2.14328 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14328 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v10i2.14328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14328/10043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 10 n. 2 (2022): Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade; 458 - 472 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044976725098496 |