O trailer Marvel : além do multiverso do hype

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Condeixa, Raphaella de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/21260
Resumo: Esta monografia objetiva pontuar como as características dos trailers do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM) com maior ressonância com seus fãs viabiliza discussões acerca das obras nas redes sociais e impulsiona a compra de ingressos. O estudo recorre às ideias de Paratextualidade de Gray (2010), Transmídia de Jenkins (2008), Cultura de fãs na perspectiva de Duffet (2013) e do conceito de Trailer de Kernan (2004) como embasamento teórico. Aliado a isso, traz um método misto, incluindo análises qualitativas do discurso empregado nos trailers e nos comentários dos fãs, atrelado a análises quantitativas dos sentimentos e assuntos empregados nos comentários e dos resultados financeiros das obras abordadas. Com isso, foi possível identificar como as estratégias de edição e narrativa dos trailers fomentam o hype entre os fãs e o impacto do hype na decisão de compra do público casual. Concluindo, aferiu-se uma correlação entre o sucesso financeiro do UCM e as conversas de fãs acerca dos trailers da marca.
id UFRJ_ee393202a18481fd398f125b84655dbe
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/21260
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Condeixa, Raphaella de OliveiraCardoso, Mônica Machado2023-08-02T19:14:16Z2023-11-30T03:01:49Z2023-07-18CONDEIXA, Raphaella de Oliveira. O trailer Marvel : além do multiverso do hype. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://hdl.handle.net/11422/21260Submitted by Biblioteca CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2023-07-20T17:17:47Z No. of bitstreams: 1 RCondeixa.pdf: 1661388 bytes, checksum: 14abcf2f913d294973f59a33816c5845 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-02T19:14:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RCondeixa.pdf: 1661388 bytes, checksum: 14abcf2f913d294973f59a33816c5845 (MD5) Previous issue date: 2023-07-18Esta monografia objetiva pontuar como as características dos trailers do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM) com maior ressonância com seus fãs viabiliza discussões acerca das obras nas redes sociais e impulsiona a compra de ingressos. O estudo recorre às ideias de Paratextualidade de Gray (2010), Transmídia de Jenkins (2008), Cultura de fãs na perspectiva de Duffet (2013) e do conceito de Trailer de Kernan (2004) como embasamento teórico. Aliado a isso, traz um método misto, incluindo análises qualitativas do discurso empregado nos trailers e nos comentários dos fãs, atrelado a análises quantitativas dos sentimentos e assuntos empregados nos comentários e dos resultados financeiros das obras abordadas. Com isso, foi possível identificar como as estratégias de edição e narrativa dos trailers fomentam o hype entre os fãs e o impacto do hype na decisão de compra do público casual. Concluindo, aferiu-se uma correlação entre o sucesso financeiro do UCM e as conversas de fãs acerca dos trailers da marca.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAPublicidadeComunicação audiovisualHypeO trailer Marvel : além do multiverso do hypeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21260/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALRCondeixa.pdfRCondeixa.pdfapplication/pdf1661388http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21260/1/RCondeixa.pdf14abcf2f913d294973f59a33816c5845MD5111422/212602023-11-30 00:01:49.733oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:49Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trailer Marvel : além do multiverso do hype
title O trailer Marvel : além do multiverso do hype
spellingShingle O trailer Marvel : além do multiverso do hype
Condeixa, Raphaella de Oliveira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Publicidade
Comunicação audiovisual
Hype
title_short O trailer Marvel : além do multiverso do hype
title_full O trailer Marvel : além do multiverso do hype
title_fullStr O trailer Marvel : além do multiverso do hype
title_full_unstemmed O trailer Marvel : além do multiverso do hype
title_sort O trailer Marvel : além do multiverso do hype
author Condeixa, Raphaella de Oliveira
author_facet Condeixa, Raphaella de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Condeixa, Raphaella de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Mônica Machado
contributor_str_mv Cardoso, Mônica Machado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Publicidade
Comunicação audiovisual
Hype
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Comunicação audiovisual
Hype
description Esta monografia objetiva pontuar como as características dos trailers do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM) com maior ressonância com seus fãs viabiliza discussões acerca das obras nas redes sociais e impulsiona a compra de ingressos. O estudo recorre às ideias de Paratextualidade de Gray (2010), Transmídia de Jenkins (2008), Cultura de fãs na perspectiva de Duffet (2013) e do conceito de Trailer de Kernan (2004) como embasamento teórico. Aliado a isso, traz um método misto, incluindo análises qualitativas do discurso empregado nos trailers e nos comentários dos fãs, atrelado a análises quantitativas dos sentimentos e assuntos empregados nos comentários e dos resultados financeiros das obras abordadas. Com isso, foi possível identificar como as estratégias de edição e narrativa dos trailers fomentam o hype entre os fãs e o impacto do hype na decisão de compra do público casual. Concluindo, aferiu-se uma correlação entre o sucesso financeiro do UCM e as conversas de fãs acerca dos trailers da marca.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-02T19:14:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CONDEIXA, Raphaella de Oliveira. O trailer Marvel : além do multiverso do hype. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/21260
identifier_str_mv CONDEIXA, Raphaella de Oliveira. O trailer Marvel : além do multiverso do hype. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
url http://hdl.handle.net/11422/21260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21260/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21260/1/RCondeixa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
14abcf2f913d294973f59a33816c5845
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097305000935424