INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS (DES)VIADAS:: PODER QUE DELA NÃO SE ESCAPA, NÃO EXISTE E SE RESISTE, DEPORTAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14928 |
Resumo: | Diante da realidade na qual temos vivido, marcada por negacionismos e discursos de ódio, propomos neste estudo refletir direcionadas/o com o questionamento: a construção de estereótipos ocasiona a exclusão nos espaços escolares de pessoas entendidas neste estudo como (des)viadas por meio da deportação feita a seus corpos, direitos e vidas? Para tanto, consideramos utilizar a abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e a técnica Snowball para selecionar as pessoas participantes, compondo 3 colaboradores. Para análise e referencial teórico, utilizamos Foucault e pessoas que se alinham com seus estudos. Todo o percurso reflexivo que o texto propõe leva o questionamento nas posturas ao que tange a escola, a formação docente, currículo e as políticas públicas. Um investimento que se alinhe na busca de possibilitar o espaço escolar como um local que legitima as diferenças e não naturaliza a exclusão. |
id |
FURG-5_7187f76fa379464d48536c8a37b54147 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14928 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS (DES)VIADAS:: PODER QUE DELA NÃO SE ESCAPA, NÃO EXISTE E SE RESISTE, DEPORTAMDiante da realidade na qual temos vivido, marcada por negacionismos e discursos de ódio, propomos neste estudo refletir direcionadas/o com o questionamento: a construção de estereótipos ocasiona a exclusão nos espaços escolares de pessoas entendidas neste estudo como (des)viadas por meio da deportação feita a seus corpos, direitos e vidas? Para tanto, consideramos utilizar a abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e a técnica Snowball para selecionar as pessoas participantes, compondo 3 colaboradores. Para análise e referencial teórico, utilizamos Foucault e pessoas que se alinham com seus estudos. Todo o percurso reflexivo que o texto propõe leva o questionamento nas posturas ao que tange a escola, a formação docente, currículo e as políticas públicas. Um investimento que se alinhe na busca de possibilitar o espaço escolar como um local que legitima as diferenças e não naturaliza a exclusão.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1492810.14295/de.v10i2.14928Diversidade e Educação; v. 10 n. 2 (2022): Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade; 96 - 1232358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14928/10027Copyright (c) 2023 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Reis, RafaelRose Maio , Eliane Aparecida do Nascimento dos Santos, Danielle2024-01-26T01:59:06Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14928Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-26T01:59:06Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS (DES)VIADAS:: PODER QUE DELA NÃO SE ESCAPA, NÃO EXISTE E SE RESISTE, DEPORTAM |
title |
INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS (DES)VIADAS:: PODER QUE DELA NÃO SE ESCAPA, NÃO EXISTE E SE RESISTE, DEPORTAM |
spellingShingle |
INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS (DES)VIADAS:: PODER QUE DELA NÃO SE ESCAPA, NÃO EXISTE E SE RESISTE, DEPORTAM dos Santos Reis, Rafael |
title_short |
INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS (DES)VIADAS:: PODER QUE DELA NÃO SE ESCAPA, NÃO EXISTE E SE RESISTE, DEPORTAM |
title_full |
INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS (DES)VIADAS:: PODER QUE DELA NÃO SE ESCAPA, NÃO EXISTE E SE RESISTE, DEPORTAM |
title_fullStr |
INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS (DES)VIADAS:: PODER QUE DELA NÃO SE ESCAPA, NÃO EXISTE E SE RESISTE, DEPORTAM |
title_full_unstemmed |
INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS (DES)VIADAS:: PODER QUE DELA NÃO SE ESCAPA, NÃO EXISTE E SE RESISTE, DEPORTAM |
title_sort |
INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS (DES)VIADAS:: PODER QUE DELA NÃO SE ESCAPA, NÃO EXISTE E SE RESISTE, DEPORTAM |
author |
dos Santos Reis, Rafael |
author_facet |
dos Santos Reis, Rafael Rose Maio , Eliane Aparecida do Nascimento dos Santos, Danielle |
author_role |
author |
author2 |
Rose Maio , Eliane Aparecida do Nascimento dos Santos, Danielle |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Reis, Rafael Rose Maio , Eliane Aparecida do Nascimento dos Santos, Danielle |
description |
Diante da realidade na qual temos vivido, marcada por negacionismos e discursos de ódio, propomos neste estudo refletir direcionadas/o com o questionamento: a construção de estereótipos ocasiona a exclusão nos espaços escolares de pessoas entendidas neste estudo como (des)viadas por meio da deportação feita a seus corpos, direitos e vidas? Para tanto, consideramos utilizar a abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e a técnica Snowball para selecionar as pessoas participantes, compondo 3 colaboradores. Para análise e referencial teórico, utilizamos Foucault e pessoas que se alinham com seus estudos. Todo o percurso reflexivo que o texto propõe leva o questionamento nas posturas ao que tange a escola, a formação docente, currículo e as políticas públicas. Um investimento que se alinhe na busca de possibilitar o espaço escolar como um local que legitima as diferenças e não naturaliza a exclusão. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14928 10.14295/de.v10i2.14928 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14928 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v10i2.14928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14928/10027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 10 n. 2 (2022): Dossiê Currículo, Formação de Professores/as e Educação para a Sexualidade; 96 - 123 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044976753410048 |