Instituição escolar e as (des)viadas: poder que dela não se escapa, não existe e se resiste, deportam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Rafael dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Maio, Eliane Rose, Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10707
Resumo: Rev. Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 96-123, 2022.
id FURG_f0163993cecbec72979865c3028afb57
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10707
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Instituição escolar e as (des)viadas: poder que dela não se escapa, não existe e se resiste, deportamLa institución escolar y las (des)viadas: poder que no puede escapar de ella, no existe y si se resiste, la deportaSchool institution and the (un)viadas: power that cannot be escaped from it, does not exist and if it resists, deports itEducaçãoSexualidadesEstereótiposDeportaçãoEducaciónEstereotiposDeportaciónEducationSexualitiesStereotypesDeportationRev. Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 96-123, 2022.Diante da realidade na qual vivemos, marcada por negacionismos e discursos de ódio, propomos neste estudo refletir direcionadas/o com o questionamento: a construção de estereótipos ocasiona a exclusão nos espaços escolares de pessoas entendidas neste estudo como (des)viadas, por meio da deportação feita a seus corpos, direitos e vidas? Para tanto, consideramos utilizar a abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, e a técnica Snowball para selecionar as pessoas participantes, compondo 3 colaboradores. Para análise e referencial teórico, utilizamos Foucault e pessoas que se alinham com seus estudos. Todo o percurso reflexivo que o texto propõe leva o questionamento nas posturas ao que tange a escola, a formação docente, currículo e as políticas públicas. Um investimento que se alinhe na busca de possibilitar o espaço escolar como um local que legitima as diferenças e não naturaliza a exclusão.Ante la realidade em la que vivimos, marcada por el negacionismo y el discurso del odio, proponemos en este estudio una reflexión dirigida con el cuestionamiento: la construcción de estereotipos provoca la exclusión en los espacios escolares de personas entendidas en este estudio como (des)viadas a través de la deportación hecha a sus cuerpos, derechos y vidas? Para eso, consideramos utilizar un enfoque cualitativo, con recolección de datos a través de entrevistas semiestructuradas y la técnica Snowball para seleccionar a los participantes, componiendo 3 colaboradores. Para el análisis y la referencia teórica, utilizamos a Foucault y personas afines a sus estudios. Todo el camino reflexivo que propone el texto lleva a cuestionar las posiciones respecto a la escuela, la formación docente, el currículo y las políticas públicas. Una inversión que está alineada con la búsqueda de viabilizar el espacio escolar como un lugar que legitima las diferencias y no naturaliza la exclusión.Faced with the reality in which we lived, marked by denialism and hate speech, we propose in this study to reflect directed with the questioning: the construction of stereotypes causes the exclusion in school spaces of people understood in this study as (de)viated through deportation made to their bodies, rights and lives? For that, we consider using a qualitative approach, with data collection through semi-structured interviews and the Snowball technique to select the participants, composing 3 collaborators. For analysis and theoretical reference, we used Foucault and people who are aligned with his studies. The entire reflective path that the text proposes leads to questioning the positions regarding the school, teacher training, curriculum and public policies. An investment that is aligned with the search to make the school space possible as a place that legitimizes differences and does not naturalize exclusion.2023-03-14T21:51:19Z2023-03-14T21:51:19Z2023-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfREIS, R. S.; MAIO, E. R.; SANTOS, D. A. N. INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS (DES)VIADAS:: PODER QUE DELA NÃO SE ESCAPA, NÃO EXISTE E SE RESISTE, DEPORTAM. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 96–123, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14928. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14928. Acesso em: 14 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1070710.14295/de.v10i2.14928porReis, Rafael dos SantosMaio, Eliane RoseSantos, Danielle Aparecida do Nascimento dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-14T21:51:20Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10707Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-14T21:51:20Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Instituição escolar e as (des)viadas: poder que dela não se escapa, não existe e se resiste, deportam
La institución escolar y las (des)viadas: poder que no puede escapar de ella, no existe y si se resiste, la deporta
School institution and the (un)viadas: power that cannot be escaped from it, does not exist and if it resists, deports it
title Instituição escolar e as (des)viadas: poder que dela não se escapa, não existe e se resiste, deportam
spellingShingle Instituição escolar e as (des)viadas: poder que dela não se escapa, não existe e se resiste, deportam
Reis, Rafael dos Santos
Educação
Sexualidades
Estereótipos
Deportação
Educación
Estereotipos
Deportación
Education
Sexualities
Stereotypes
Deportation
title_short Instituição escolar e as (des)viadas: poder que dela não se escapa, não existe e se resiste, deportam
title_full Instituição escolar e as (des)viadas: poder que dela não se escapa, não existe e se resiste, deportam
title_fullStr Instituição escolar e as (des)viadas: poder que dela não se escapa, não existe e se resiste, deportam
title_full_unstemmed Instituição escolar e as (des)viadas: poder que dela não se escapa, não existe e se resiste, deportam
title_sort Instituição escolar e as (des)viadas: poder que dela não se escapa, não existe e se resiste, deportam
author Reis, Rafael dos Santos
author_facet Reis, Rafael dos Santos
Maio, Eliane Rose
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
author_role author
author2 Maio, Eliane Rose
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Rafael dos Santos
Maio, Eliane Rose
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sexualidades
Estereótipos
Deportação
Educación
Estereotipos
Deportación
Education
Sexualities
Stereotypes
Deportation
topic Educação
Sexualidades
Estereótipos
Deportação
Educación
Estereotipos
Deportación
Education
Sexualities
Stereotypes
Deportation
description Rev. Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 96-123, 2022.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-14T21:51:19Z
2023-03-14T21:51:19Z
2023-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, R. S.; MAIO, E. R.; SANTOS, D. A. N. INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS (DES)VIADAS:: PODER QUE DELA NÃO SE ESCAPA, NÃO EXISTE E SE RESISTE, DEPORTAM. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 96–123, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14928. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14928. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10707
10.14295/de.v10i2.14928
identifier_str_mv REIS, R. S.; MAIO, E. R.; SANTOS, D. A. N. INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS (DES)VIADAS:: PODER QUE DELA NÃO SE ESCAPA, NÃO EXISTE E SE RESISTE, DEPORTAM. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 96–123, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14928. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14928. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v10i2.14928
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384361750757376