HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15832 |
Resumo: | Recorte de uma pesquisa ampla que tematiza as experiências de mulheres em uma comunidade periférica, numa cidade do interior do Rio Grande do Sul, essa pesquisa buscou compreender o modo como mulheres pertencentes a uma comunidade vulnerável, significam suas identidades ao se tornarem lideranças comunitárias. O campo dos Estudos Culturais em articulação com as contribuições da sociologia, da antropologia, da pedagogia e demais campos afins, formaram a base do estudo. Metodologicamente a pesquisa se pauta por um viés etnográfico, numa perspectiva crítico-dialética, fazendo uso de recursos tais como: observação participante, diário de campo, rodas de conversa, filmagem, fotografias, entrevistas semiestruturadas e textos (memoriais) escritos pelas mulheres. Os achados da pesquisa apontam para as percepções em relação ao gênero, a (co)produção de versões da realidade vivida, as trocas significativas de saberes, as aprendizagens não-escolares e o modo como são ressignificados constantemente as identidades através da reconstrução das memórias. |
id |
FURG-5_8cdcb69a5a470a3fa5262995f083c986 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15832 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERESRecorte de uma pesquisa ampla que tematiza as experiências de mulheres em uma comunidade periférica, numa cidade do interior do Rio Grande do Sul, essa pesquisa buscou compreender o modo como mulheres pertencentes a uma comunidade vulnerável, significam suas identidades ao se tornarem lideranças comunitárias. O campo dos Estudos Culturais em articulação com as contribuições da sociologia, da antropologia, da pedagogia e demais campos afins, formaram a base do estudo. Metodologicamente a pesquisa se pauta por um viés etnográfico, numa perspectiva crítico-dialética, fazendo uso de recursos tais como: observação participante, diário de campo, rodas de conversa, filmagem, fotografias, entrevistas semiestruturadas e textos (memoriais) escritos pelas mulheres. Os achados da pesquisa apontam para as percepções em relação ao gênero, a (co)produção de versões da realidade vivida, as trocas significativas de saberes, as aprendizagens não-escolares e o modo como são ressignificados constantemente as identidades através da reconstrução das memórias. Lepidus2024-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1583210.14295/de.v11i2.15832Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 788-8052358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15832/10645Copyright (c) 2024 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares Cornely, RobertaMonteiro Lemos, Sandra2024-01-26T18:06:02Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15832Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-26T18:06:02Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES |
title |
HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES |
spellingShingle |
HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES Soares Cornely, Roberta |
title_short |
HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES |
title_full |
HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES |
title_fullStr |
HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES |
title_sort |
HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES |
author |
Soares Cornely, Roberta |
author_facet |
Soares Cornely, Roberta Monteiro Lemos, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro Lemos, Sandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares Cornely, Roberta Monteiro Lemos, Sandra |
description |
Recorte de uma pesquisa ampla que tematiza as experiências de mulheres em uma comunidade periférica, numa cidade do interior do Rio Grande do Sul, essa pesquisa buscou compreender o modo como mulheres pertencentes a uma comunidade vulnerável, significam suas identidades ao se tornarem lideranças comunitárias. O campo dos Estudos Culturais em articulação com as contribuições da sociologia, da antropologia, da pedagogia e demais campos afins, formaram a base do estudo. Metodologicamente a pesquisa se pauta por um viés etnográfico, numa perspectiva crítico-dialética, fazendo uso de recursos tais como: observação participante, diário de campo, rodas de conversa, filmagem, fotografias, entrevistas semiestruturadas e textos (memoriais) escritos pelas mulheres. Os achados da pesquisa apontam para as percepções em relação ao gênero, a (co)produção de versões da realidade vivida, as trocas significativas de saberes, as aprendizagens não-escolares e o modo como são ressignificados constantemente as identidades através da reconstrução das memórias. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15832 10.14295/de.v11i2.15832 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15832 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v11i2.15832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15832/10645 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 788-805 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044977496850432 |