HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares Cornely, Roberta
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Monteiro Lemos, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15832
Resumo: Recorte de uma pesquisa ampla que tematiza as experiências de mulheres em uma comunidade periférica, numa cidade do interior do Rio Grande do Sul, essa pesquisa buscou compreender o modo como mulheres pertencentes a uma comunidade vulnerável, significam suas identidades ao se tornarem lideranças comunitárias. O campo dos Estudos Culturais em articulação com as contribuições da sociologia, da antropologia, da pedagogia e demais campos afins, formaram a base do estudo. Metodologicamente a pesquisa se pauta por um viés etnográfico, numa perspectiva crítico-dialética, fazendo uso de recursos tais como: observação participante, diário de campo, rodas de conversa, filmagem, fotografias, entrevistas semiestruturadas e textos (memoriais) escritos pelas mulheres. Os achados da pesquisa apontam para as percepções em relação ao gênero, a (co)produção de versões da realidade vivida, as trocas significativas de saberes, as aprendizagens não-escolares e o modo como são ressignificados constantemente as identidades através da reconstrução das memórias.         
id FURG-5_8cdcb69a5a470a3fa5262995f083c986
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15832
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERESRecorte de uma pesquisa ampla que tematiza as experiências de mulheres em uma comunidade periférica, numa cidade do interior do Rio Grande do Sul, essa pesquisa buscou compreender o modo como mulheres pertencentes a uma comunidade vulnerável, significam suas identidades ao se tornarem lideranças comunitárias. O campo dos Estudos Culturais em articulação com as contribuições da sociologia, da antropologia, da pedagogia e demais campos afins, formaram a base do estudo. Metodologicamente a pesquisa se pauta por um viés etnográfico, numa perspectiva crítico-dialética, fazendo uso de recursos tais como: observação participante, diário de campo, rodas de conversa, filmagem, fotografias, entrevistas semiestruturadas e textos (memoriais) escritos pelas mulheres. Os achados da pesquisa apontam para as percepções em relação ao gênero, a (co)produção de versões da realidade vivida, as trocas significativas de saberes, as aprendizagens não-escolares e o modo como são ressignificados constantemente as identidades através da reconstrução das memórias.         Lepidus2024-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1583210.14295/de.v11i2.15832Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 788-8052358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15832/10645Copyright (c) 2024 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares Cornely, RobertaMonteiro Lemos, Sandra2024-01-26T18:06:02Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15832Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-26T18:06:02Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES
title HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES
spellingShingle HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES
Soares Cornely, Roberta
title_short HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES
title_full HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES
title_fullStr HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES
title_full_unstemmed HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES
title_sort HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E INQUIETAÇÕES QUE TRANSFORMAM: O EMPODERAMENTO FEMININO DE UM GRUPO DE MULHERES
author Soares Cornely, Roberta
author_facet Soares Cornely, Roberta
Monteiro Lemos, Sandra
author_role author
author2 Monteiro Lemos, Sandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares Cornely, Roberta
Monteiro Lemos, Sandra
description Recorte de uma pesquisa ampla que tematiza as experiências de mulheres em uma comunidade periférica, numa cidade do interior do Rio Grande do Sul, essa pesquisa buscou compreender o modo como mulheres pertencentes a uma comunidade vulnerável, significam suas identidades ao se tornarem lideranças comunitárias. O campo dos Estudos Culturais em articulação com as contribuições da sociologia, da antropologia, da pedagogia e demais campos afins, formaram a base do estudo. Metodologicamente a pesquisa se pauta por um viés etnográfico, numa perspectiva crítico-dialética, fazendo uso de recursos tais como: observação participante, diário de campo, rodas de conversa, filmagem, fotografias, entrevistas semiestruturadas e textos (memoriais) escritos pelas mulheres. Os achados da pesquisa apontam para as percepções em relação ao gênero, a (co)produção de versões da realidade vivida, as trocas significativas de saberes, as aprendizagens não-escolares e o modo como são ressignificados constantemente as identidades através da reconstrução das memórias.         
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15832
10.14295/de.v11i2.15832
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15832
identifier_str_mv 10.14295/de.v11i2.15832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15832/10645
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas; 788-805
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044977496850432