UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15350 |
Resumo: | O artigo analisa a série australiana First Day (Primeiro Dia) para discutir o processo de construção da identidade da adolescente partindo das múltiplas identificações que a constitui, trazendo à tona a historicidade da construção dos marcadores de gênero e apresentando os processos identitários enquanto uma construção social. Compreendemos “identidade” e “pertencimento” como conceitos não sólidos ou devidamente definidos e enraizados para toda a vida, mas sim flexíveis e fluidos (TODOROV, 2003). Desta perspectiva, observamos a identidade de gênero como “performativo” (BUTLER, 2003) afirmando que a performatividade não é um “ato” singular, pois é sempre uma reiteração de uma norma ou conjunto de normas. A análise da série nos proporciona a reflexão sobre a vivência de uma jovem trans e os desafios para ser incluída na escola, assim consideramos a transição um fenômeno coletivo e não apenas individual. |
id |
FURG-5_a33c90aa34be0c1a5ed2fb9561d3a7ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15350 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLARO artigo analisa a série australiana First Day (Primeiro Dia) para discutir o processo de construção da identidade da adolescente partindo das múltiplas identificações que a constitui, trazendo à tona a historicidade da construção dos marcadores de gênero e apresentando os processos identitários enquanto uma construção social. Compreendemos “identidade” e “pertencimento” como conceitos não sólidos ou devidamente definidos e enraizados para toda a vida, mas sim flexíveis e fluidos (TODOROV, 2003). Desta perspectiva, observamos a identidade de gênero como “performativo” (BUTLER, 2003) afirmando que a performatividade não é um “ato” singular, pois é sempre uma reiteração de uma norma ou conjunto de normas. A análise da série nos proporciona a reflexão sobre a vivência de uma jovem trans e os desafios para ser incluída na escola, assim consideramos a transição um fenômeno coletivo e não apenas individual.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1535010.14295/de.v11i1.15350Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 939-9692358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15350/10325Copyright (c) 2023 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Valentim Gomes da Mota , Bruna Souza Meneses, Cleber Ferreira dos Reis, Michel2024-01-25T23:26:39Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15350Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:26:39Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR |
title |
UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR |
spellingShingle |
UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR Valentim Gomes da Mota , Bruna |
title_short |
UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR |
title_full |
UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR |
title_fullStr |
UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR |
title_sort |
UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR |
author |
Valentim Gomes da Mota , Bruna |
author_facet |
Valentim Gomes da Mota , Bruna Souza Meneses, Cleber Ferreira dos Reis, Michel |
author_role |
author |
author2 |
Souza Meneses, Cleber Ferreira dos Reis, Michel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valentim Gomes da Mota , Bruna Souza Meneses, Cleber Ferreira dos Reis, Michel |
description |
O artigo analisa a série australiana First Day (Primeiro Dia) para discutir o processo de construção da identidade da adolescente partindo das múltiplas identificações que a constitui, trazendo à tona a historicidade da construção dos marcadores de gênero e apresentando os processos identitários enquanto uma construção social. Compreendemos “identidade” e “pertencimento” como conceitos não sólidos ou devidamente definidos e enraizados para toda a vida, mas sim flexíveis e fluidos (TODOROV, 2003). Desta perspectiva, observamos a identidade de gênero como “performativo” (BUTLER, 2003) afirmando que a performatividade não é um “ato” singular, pois é sempre uma reiteração de uma norma ou conjunto de normas. A análise da série nos proporciona a reflexão sobre a vivência de uma jovem trans e os desafios para ser incluída na escola, assim consideramos a transição um fenômeno coletivo e não apenas individual. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15350 10.14295/de.v11i1.15350 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15350 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v11i1.15350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15350/10325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 939-969 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044977455955968 |