UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentim Gomes da Mota , Bruna
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Souza Meneses, Cleber, Ferreira dos Reis, Michel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15350
Resumo: O artigo analisa a série australiana First Day (Primeiro Dia) para discutir o processo de construção da identidade da adolescente partindo das múltiplas identificações que a constitui, trazendo à tona a historicidade da construção dos marcadores de gênero e apresentando os processos identitários enquanto uma construção social. Compreendemos “identidade” e “pertencimento” como conceitos não sólidos ou devidamente definidos e enraizados para toda a vida, mas sim flexíveis e fluidos (TODOROV, 2003). Desta perspectiva, observamos a identidade de gênero como “performativo” (BUTLER, 2003) afirmando que a performatividade não é um “ato” singular, pois é sempre uma reiteração de uma norma ou conjunto de normas. A análise da série nos proporciona a reflexão sobre a vivência de uma jovem trans e os desafios para ser incluída na escola, assim consideramos a transição um fenômeno coletivo e não apenas individual.
id FURG-5_a33c90aa34be0c1a5ed2fb9561d3a7ed
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15350
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLARO artigo analisa a série australiana First Day (Primeiro Dia) para discutir o processo de construção da identidade da adolescente partindo das múltiplas identificações que a constitui, trazendo à tona a historicidade da construção dos marcadores de gênero e apresentando os processos identitários enquanto uma construção social. Compreendemos “identidade” e “pertencimento” como conceitos não sólidos ou devidamente definidos e enraizados para toda a vida, mas sim flexíveis e fluidos (TODOROV, 2003). Desta perspectiva, observamos a identidade de gênero como “performativo” (BUTLER, 2003) afirmando que a performatividade não é um “ato” singular, pois é sempre uma reiteração de uma norma ou conjunto de normas. A análise da série nos proporciona a reflexão sobre a vivência de uma jovem trans e os desafios para ser incluída na escola, assim consideramos a transição um fenômeno coletivo e não apenas individual.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1535010.14295/de.v11i1.15350Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 939-9692358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15350/10325Copyright (c) 2023 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Valentim Gomes da Mota , Bruna Souza Meneses, Cleber Ferreira dos Reis, Michel2024-01-25T23:26:39Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15350Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:26:39Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR
title UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR
spellingShingle UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR
Valentim Gomes da Mota , Bruna
title_short UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR
title_full UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR
title_fullStr UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR
title_sort UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR
author Valentim Gomes da Mota , Bruna
author_facet Valentim Gomes da Mota , Bruna
Souza Meneses, Cleber
Ferreira dos Reis, Michel
author_role author
author2 Souza Meneses, Cleber
Ferreira dos Reis, Michel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentim Gomes da Mota , Bruna
Souza Meneses, Cleber
Ferreira dos Reis, Michel
description O artigo analisa a série australiana First Day (Primeiro Dia) para discutir o processo de construção da identidade da adolescente partindo das múltiplas identificações que a constitui, trazendo à tona a historicidade da construção dos marcadores de gênero e apresentando os processos identitários enquanto uma construção social. Compreendemos “identidade” e “pertencimento” como conceitos não sólidos ou devidamente definidos e enraizados para toda a vida, mas sim flexíveis e fluidos (TODOROV, 2003). Desta perspectiva, observamos a identidade de gênero como “performativo” (BUTLER, 2003) afirmando que a performatividade não é um “ato” singular, pois é sempre uma reiteração de uma norma ou conjunto de normas. A análise da série nos proporciona a reflexão sobre a vivência de uma jovem trans e os desafios para ser incluída na escola, assim consideramos a transição um fenômeno coletivo e não apenas individual.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15350
10.14295/de.v11i1.15350
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15350
identifier_str_mv 10.14295/de.v11i1.15350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15350/10325
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 939-969
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044977455955968