GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Luciene
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Silva, Márcia Rejane Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2500
Resumo: Problematizar gênero na escola configura-se como uma discussão que desnuda a desconstrução de rótulos e estigmas relacionados à sexualidade. Posto isto, enfocamos as relações vividas no ambiente escolar e o papel da escola na (re)produção destes rótulos. Investigamos, a partir da observação sistemática em uma escola de ensino fundamental da cidade de Mossoró-RN, situações do cotidiano escolar, bem como relatos de algumas(ns) estudantes da referida escola, a fim de apreender as expressões de desigualdade de gênero naturalizadas desde a infância. Concluímos, então, afirmando que o gênero não se remete tão somente a sexualidade, mas também ao reconhecimento que ambos os sexos são iguais na garantia dos direitos, no reconhecimento e respeito a identidade de gênero do outro.
id CP2-1_241b3981b51313bb1f8c4a1dcb3a6646
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2500
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizadaEducaçãoGêneroNeoconservadorismoProblematizar gênero na escola configura-se como uma discussão que desnuda a desconstrução de rótulos e estigmas relacionados à sexualidade. Posto isto, enfocamos as relações vividas no ambiente escolar e o papel da escola na (re)produção destes rótulos. Investigamos, a partir da observação sistemática em uma escola de ensino fundamental da cidade de Mossoró-RN, situações do cotidiano escolar, bem como relatos de algumas(ns) estudantes da referida escola, a fim de apreender as expressões de desigualdade de gênero naturalizadas desde a infância. Concluímos, então, afirmando que o gênero não se remete tão somente a sexualidade, mas também ao reconhecimento que ambos os sexos são iguais na garantia dos direitos, no reconhecimento e respeito a identidade de gênero do outro.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2500Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 3: 2019; 88-1062525-28792525-287910.33025/ceb.v4i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2500/1651Araújo, Lucieneda Silva, Márcia Rejane Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T21:16:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2500Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-30T21:16:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizada
title GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizada
spellingShingle GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizada
Araújo, Luciene
Educação
Gênero
Neoconservadorismo
title_short GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizada
title_full GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizada
title_fullStr GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizada
title_full_unstemmed GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizada
title_sort GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizada
author Araújo, Luciene
author_facet Araújo, Luciene
da Silva, Márcia Rejane Ferreira
author_role author
author2 da Silva, Márcia Rejane Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Luciene
da Silva, Márcia Rejane Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Gênero
Neoconservadorismo
topic Educação
Gênero
Neoconservadorismo
description Problematizar gênero na escola configura-se como uma discussão que desnuda a desconstrução de rótulos e estigmas relacionados à sexualidade. Posto isto, enfocamos as relações vividas no ambiente escolar e o papel da escola na (re)produção destes rótulos. Investigamos, a partir da observação sistemática em uma escola de ensino fundamental da cidade de Mossoró-RN, situações do cotidiano escolar, bem como relatos de algumas(ns) estudantes da referida escola, a fim de apreender as expressões de desigualdade de gênero naturalizadas desde a infância. Concluímos, então, afirmando que o gênero não se remete tão somente a sexualidade, mas também ao reconhecimento que ambos os sexos são iguais na garantia dos direitos, no reconhecimento e respeito a identidade de gênero do outro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2500
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2500/1651
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 3: 2019; 88-106
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v4i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180517822464