GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2500 |
Resumo: | Problematizar gênero na escola configura-se como uma discussão que desnuda a desconstrução de rótulos e estigmas relacionados à sexualidade. Posto isto, enfocamos as relações vividas no ambiente escolar e o papel da escola na (re)produção destes rótulos. Investigamos, a partir da observação sistemática em uma escola de ensino fundamental da cidade de Mossoró-RN, situações do cotidiano escolar, bem como relatos de algumas(ns) estudantes da referida escola, a fim de apreender as expressões de desigualdade de gênero naturalizadas desde a infância. Concluímos, então, afirmando que o gênero não se remete tão somente a sexualidade, mas também ao reconhecimento que ambos os sexos são iguais na garantia dos direitos, no reconhecimento e respeito a identidade de gênero do outro. |
id |
CP2-1_241b3981b51313bb1f8c4a1dcb3a6646 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2500 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizadaEducaçãoGêneroNeoconservadorismoProblematizar gênero na escola configura-se como uma discussão que desnuda a desconstrução de rótulos e estigmas relacionados à sexualidade. Posto isto, enfocamos as relações vividas no ambiente escolar e o papel da escola na (re)produção destes rótulos. Investigamos, a partir da observação sistemática em uma escola de ensino fundamental da cidade de Mossoró-RN, situações do cotidiano escolar, bem como relatos de algumas(ns) estudantes da referida escola, a fim de apreender as expressões de desigualdade de gênero naturalizadas desde a infância. Concluímos, então, afirmando que o gênero não se remete tão somente a sexualidade, mas também ao reconhecimento que ambos os sexos são iguais na garantia dos direitos, no reconhecimento e respeito a identidade de gênero do outro.Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2500Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 3: 2019; 88-1062525-28792525-287910.33025/ceb.v4i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2500/1651Araújo, Lucieneda Silva, Márcia Rejane Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-30T21:16:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2500Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-30T21:16:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizada |
title |
GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizada |
spellingShingle |
GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizada Araújo, Luciene Educação Gênero Neoconservadorismo |
title_short |
GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizada |
title_full |
GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizada |
title_fullStr |
GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizada |
title_full_unstemmed |
GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizada |
title_sort |
GÊNERO NA ESCOLA: uma realidade a ser problematizada |
author |
Araújo, Luciene |
author_facet |
Araújo, Luciene da Silva, Márcia Rejane Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Márcia Rejane Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Luciene da Silva, Márcia Rejane Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Gênero Neoconservadorismo |
topic |
Educação Gênero Neoconservadorismo |
description |
Problematizar gênero na escola configura-se como uma discussão que desnuda a desconstrução de rótulos e estigmas relacionados à sexualidade. Posto isto, enfocamos as relações vividas no ambiente escolar e o papel da escola na (re)produção destes rótulos. Investigamos, a partir da observação sistemática em uma escola de ensino fundamental da cidade de Mossoró-RN, situações do cotidiano escolar, bem como relatos de algumas(ns) estudantes da referida escola, a fim de apreender as expressões de desigualdade de gênero naturalizadas desde a infância. Concluímos, então, afirmando que o gênero não se remete tão somente a sexualidade, mas também ao reconhecimento que ambos os sexos são iguais na garantia dos direitos, no reconhecimento e respeito a identidade de gênero do outro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2500 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2500/1651 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 4 n. 3: 2019; 88-106 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v4i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180517822464 |