A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Itaqui, Cintia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ziliotto, Denise Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12081
Resumo: O artigo analisa a experiência do curso transENEM enquanto dispositivo de acesso à Educação Superior, situando historicamente sua origem e percurso, o ingresso e permanência dos/as alunos/as, os níveis de participação e decisão institucionais, e também identificando dimensões sociais e pedagógicas desta oferta educativa. A investigação qualitativa, descritiva e com delineamento de estudo de caso teve como instrumentos entrevistas, documentos, observação participante, comunicações do coletivo e de seus membros nas redes sociais, fotos e atas das assembleias, analisados sob a perspectiva hermenêutica. Conquistas importantes foram identificadas, não somente em relação à aprovação nos exames e consequente acesso à universidade, mas relativos ao engajamento das/os alunas/os, à ampliação de oportunidades profissionais, à formação de uma rede de apoio para os discentes e ainda à participação nos espaços públicos.
id FURG-5_a6191f05fcc45bf045a51e8b1a427ec2
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/12081
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIORO artigo analisa a experiência do curso transENEM enquanto dispositivo de acesso à Educação Superior, situando historicamente sua origem e percurso, o ingresso e permanência dos/as alunos/as, os níveis de participação e decisão institucionais, e também identificando dimensões sociais e pedagógicas desta oferta educativa. A investigação qualitativa, descritiva e com delineamento de estudo de caso teve como instrumentos entrevistas, documentos, observação participante, comunicações do coletivo e de seus membros nas redes sociais, fotos e atas das assembleias, analisados sob a perspectiva hermenêutica. Conquistas importantes foram identificadas, não somente em relação à aprovação nos exames e consequente acesso à universidade, mas relativos ao engajamento das/os alunas/os, à ampliação de oportunidades profissionais, à formação de uma rede de apoio para os discentes e ainda à participação nos espaços públicos.Lepidus2021-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1208110.14295/de.v8i2.12081Diversidade e Educação; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas políticas públicas; 46 - 732358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12081/8500Copyright (c) 2021 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessItaqui, CintiaZiliotto, Denise Macedo2021-05-24T00:46:02Zoai:periodicos.furg.br:article/12081Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2021-05-24T00:46:02Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
title A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
spellingShingle A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
Itaqui, Cintia
title_short A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_fullStr A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full_unstemmed A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_sort A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
author Itaqui, Cintia
author_facet Itaqui, Cintia
Ziliotto, Denise Macedo
author_role author
author2 Ziliotto, Denise Macedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Itaqui, Cintia
Ziliotto, Denise Macedo
description O artigo analisa a experiência do curso transENEM enquanto dispositivo de acesso à Educação Superior, situando historicamente sua origem e percurso, o ingresso e permanência dos/as alunos/as, os níveis de participação e decisão institucionais, e também identificando dimensões sociais e pedagógicas desta oferta educativa. A investigação qualitativa, descritiva e com delineamento de estudo de caso teve como instrumentos entrevistas, documentos, observação participante, comunicações do coletivo e de seus membros nas redes sociais, fotos e atas das assembleias, analisados sob a perspectiva hermenêutica. Conquistas importantes foram identificadas, não somente em relação à aprovação nos exames e consequente acesso à universidade, mas relativos ao engajamento das/os alunas/os, à ampliação de oportunidades profissionais, à formação de uma rede de apoio para os discentes e ainda à participação nos espaços públicos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12081
10.14295/de.v8i2.12081
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12081
identifier_str_mv 10.14295/de.v8i2.12081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12081/8500
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas políticas públicas; 46 - 73
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044979580370944