A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12081 |
Resumo: | O artigo analisa a experiência do curso transENEM enquanto dispositivo de acesso à Educação Superior, situando historicamente sua origem e percurso, o ingresso e permanência dos/as alunos/as, os níveis de participação e decisão institucionais, e também identificando dimensões sociais e pedagógicas desta oferta educativa. A investigação qualitativa, descritiva e com delineamento de estudo de caso teve como instrumentos entrevistas, documentos, observação participante, comunicações do coletivo e de seus membros nas redes sociais, fotos e atas das assembleias, analisados sob a perspectiva hermenêutica. Conquistas importantes foram identificadas, não somente em relação à aprovação nos exames e consequente acesso à universidade, mas relativos ao engajamento das/os alunas/os, à ampliação de oportunidades profissionais, à formação de uma rede de apoio para os discentes e ainda à participação nos espaços públicos. |
id |
FURG-5_a6191f05fcc45bf045a51e8b1a427ec2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/12081 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIORO artigo analisa a experiência do curso transENEM enquanto dispositivo de acesso à Educação Superior, situando historicamente sua origem e percurso, o ingresso e permanência dos/as alunos/as, os níveis de participação e decisão institucionais, e também identificando dimensões sociais e pedagógicas desta oferta educativa. A investigação qualitativa, descritiva e com delineamento de estudo de caso teve como instrumentos entrevistas, documentos, observação participante, comunicações do coletivo e de seus membros nas redes sociais, fotos e atas das assembleias, analisados sob a perspectiva hermenêutica. Conquistas importantes foram identificadas, não somente em relação à aprovação nos exames e consequente acesso à universidade, mas relativos ao engajamento das/os alunas/os, à ampliação de oportunidades profissionais, à formação de uma rede de apoio para os discentes e ainda à participação nos espaços públicos.Lepidus2021-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1208110.14295/de.v8i2.12081Diversidade e Educação; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas políticas públicas; 46 - 732358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12081/8500Copyright (c) 2021 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessItaqui, CintiaZiliotto, Denise Macedo2021-05-24T00:46:02Zoai:periodicos.furg.br:article/12081Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2021-05-24T00:46:02Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title |
A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR |
spellingShingle |
A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR Itaqui, Cintia |
title_short |
A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_full |
A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_fullStr |
A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_sort |
A EXPERIÊNCIA DO CURSO TRANSENEM E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR |
author |
Itaqui, Cintia |
author_facet |
Itaqui, Cintia Ziliotto, Denise Macedo |
author_role |
author |
author2 |
Ziliotto, Denise Macedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Itaqui, Cintia Ziliotto, Denise Macedo |
description |
O artigo analisa a experiência do curso transENEM enquanto dispositivo de acesso à Educação Superior, situando historicamente sua origem e percurso, o ingresso e permanência dos/as alunos/as, os níveis de participação e decisão institucionais, e também identificando dimensões sociais e pedagógicas desta oferta educativa. A investigação qualitativa, descritiva e com delineamento de estudo de caso teve como instrumentos entrevistas, documentos, observação participante, comunicações do coletivo e de seus membros nas redes sociais, fotos e atas das assembleias, analisados sob a perspectiva hermenêutica. Conquistas importantes foram identificadas, não somente em relação à aprovação nos exames e consequente acesso à universidade, mas relativos ao engajamento das/os alunas/os, à ampliação de oportunidades profissionais, à formação de uma rede de apoio para os discentes e ainda à participação nos espaços públicos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12081 10.14295/de.v8i2.12081 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12081 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v8i2.12081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12081/8500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas políticas públicas; 46 - 73 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044979580370944 |