Práticas de estudo de alunos do ensino superior em disciplinas a distância : uma experiência no ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115751 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou responder a seguinte questão: como se caracterizam as práticas de estudo de alunos de Graduação da UFRGS em disciplinas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle? Teve por objetivo investigar como o aluno lida com o uso desse novo espaço virtual; como organiza seus horários para estudos; como busca informações referentes ao conteúdo da disciplina, como participa das atividades virtuais e utiliza os recursos tecnológicos para fins de estudo. A amostra utilizada é composta de alunos da graduação presencial da UFRGS, de diferentes áreas do conhecimento, que cursam disciplinas a distância. A fundamentação teórica teve como base as seguintes temáticas: Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Práticas de Estudo no Ensino Superior. A investigação tem caráter exploratório e foi pautada numa abordagem quali-quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: um questionário de respostas fechadas, baseado na escala de Likert, respondido por 40 alunos, durante o segundo mês de aula, e um questionário com perguntas abertas, respondidos por 10 dos 40 alunos, no final do semestre letivo. A partir da análise e interpretação dos dados ficou evidente que investigar as práticas de estudo dos estudantes pode permitir ao professor repensar a sua metodologia, visto que essas práticas são determinadas por diferentes fatores, logo, podem sofrer alteração dependendo da forma como o professor realiza o seu fazer docente. Portanto, a partir da compreensão de como o aluno estuda numa disciplina a distância torna-se possível para o professor elaborar intervenções adequadas dentro do AVA. |
id |
URGS_bd138f1360e8d285d83289302d6c16b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115751 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Itaqui, Evelyse RamosFranco, Sérgio Roberto Kieling2015-05-01T01:58:18Z2014http://hdl.handle.net/10183/115751000964753Esta pesquisa buscou responder a seguinte questão: como se caracterizam as práticas de estudo de alunos de Graduação da UFRGS em disciplinas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle? Teve por objetivo investigar como o aluno lida com o uso desse novo espaço virtual; como organiza seus horários para estudos; como busca informações referentes ao conteúdo da disciplina, como participa das atividades virtuais e utiliza os recursos tecnológicos para fins de estudo. A amostra utilizada é composta de alunos da graduação presencial da UFRGS, de diferentes áreas do conhecimento, que cursam disciplinas a distância. A fundamentação teórica teve como base as seguintes temáticas: Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Práticas de Estudo no Ensino Superior. A investigação tem caráter exploratório e foi pautada numa abordagem quali-quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: um questionário de respostas fechadas, baseado na escala de Likert, respondido por 40 alunos, durante o segundo mês de aula, e um questionário com perguntas abertas, respondidos por 10 dos 40 alunos, no final do semestre letivo. A partir da análise e interpretação dos dados ficou evidente que investigar as práticas de estudo dos estudantes pode permitir ao professor repensar a sua metodologia, visto que essas práticas são determinadas por diferentes fatores, logo, podem sofrer alteração dependendo da forma como o professor realiza o seu fazer docente. Portanto, a partir da compreensão de como o aluno estuda numa disciplina a distância torna-se possível para o professor elaborar intervenções adequadas dentro do AVA.This research sought to answer the following question: how are characterized the study practices of UFRGS college students in distance courses at Virtual Learning Environment (VLE) Moodle? It aimed to investigate how the student deals with the use of this new virtual space, how he organizes the study schedule, how he searches information about the course subject, how he participates in the virtual activities and how he utilizes the technological tools for studies. It has participated UFRGS students of presencial graduations from different areas of knowledge that attending distance courses. The theoretical framework was based in the Distance Learning, Virtual Learning Environments and Study Practices in the Higher Education. The investigation was exploratory and adopted a quali-quantitative approach. It was used a questionnaire with closed questions based in the Likert scale, answered by 40 students at second month of classes, and a questionnaire with open questions, answered by 10 of these students in the end of the semester. It was evident that the investigation of the study practices of students allows the teacher to rethink his own methodology, since that these practices are determinate by different factors and could suffer alterations depending on how the teacher realizes his making teaching. Therefore, from the understanding of how the student studies in a distance course it becomes possible that the teacher elaborates adequate interventions inside the VLE.application/pdfporEnsino a distânciaTecnologia educacionalAmbiente virtualAmbiente de aprendizagemEnsino superiorDistance learningStudy practicesVirtual learning environmentHigher educationPráticas de estudo de alunos do ensino superior em disciplinas a distância : uma experiência no ambiente virtual de aprendizagem Moodleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964753.pdf000964753.pdfTexto completoapplication/pdf1034271http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115751/1/000964753.pdfe2595f924d2077a6c77ca28501ecdceaMD51TEXT000964753.pdf.txt000964753.pdf.txtExtracted Texttext/plain178589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115751/2/000964753.pdf.txt091d0f80d6eea939d7513d0b2741105dMD52THUMBNAIL000964753.pdf.jpg000964753.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115751/3/000964753.pdf.jpgf71b3dd21ae67d3a03ba3c23b597458bMD5310183/1157512021-12-06 05:37:55.95711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115751Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:37:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas de estudo de alunos do ensino superior em disciplinas a distância : uma experiência no ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
title |
Práticas de estudo de alunos do ensino superior em disciplinas a distância : uma experiência no ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
spellingShingle |
Práticas de estudo de alunos do ensino superior em disciplinas a distância : uma experiência no ambiente virtual de aprendizagem Moodle Itaqui, Evelyse Ramos Ensino a distância Tecnologia educacional Ambiente virtual Ambiente de aprendizagem Ensino superior Distance learning Study practices Virtual learning environment Higher education |
title_short |
Práticas de estudo de alunos do ensino superior em disciplinas a distância : uma experiência no ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
title_full |
Práticas de estudo de alunos do ensino superior em disciplinas a distância : uma experiência no ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
title_fullStr |
Práticas de estudo de alunos do ensino superior em disciplinas a distância : uma experiência no ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
title_full_unstemmed |
Práticas de estudo de alunos do ensino superior em disciplinas a distância : uma experiência no ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
title_sort |
Práticas de estudo de alunos do ensino superior em disciplinas a distância : uma experiência no ambiente virtual de aprendizagem Moodle |
author |
Itaqui, Evelyse Ramos |
author_facet |
Itaqui, Evelyse Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Itaqui, Evelyse Ramos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Franco, Sérgio Roberto Kieling |
contributor_str_mv |
Franco, Sérgio Roberto Kieling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Tecnologia educacional Ambiente virtual Ambiente de aprendizagem Ensino superior |
topic |
Ensino a distância Tecnologia educacional Ambiente virtual Ambiente de aprendizagem Ensino superior Distance learning Study practices Virtual learning environment Higher education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Distance learning Study practices Virtual learning environment Higher education |
description |
Esta pesquisa buscou responder a seguinte questão: como se caracterizam as práticas de estudo de alunos de Graduação da UFRGS em disciplinas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle? Teve por objetivo investigar como o aluno lida com o uso desse novo espaço virtual; como organiza seus horários para estudos; como busca informações referentes ao conteúdo da disciplina, como participa das atividades virtuais e utiliza os recursos tecnológicos para fins de estudo. A amostra utilizada é composta de alunos da graduação presencial da UFRGS, de diferentes áreas do conhecimento, que cursam disciplinas a distância. A fundamentação teórica teve como base as seguintes temáticas: Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Práticas de Estudo no Ensino Superior. A investigação tem caráter exploratório e foi pautada numa abordagem quali-quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: um questionário de respostas fechadas, baseado na escala de Likert, respondido por 40 alunos, durante o segundo mês de aula, e um questionário com perguntas abertas, respondidos por 10 dos 40 alunos, no final do semestre letivo. A partir da análise e interpretação dos dados ficou evidente que investigar as práticas de estudo dos estudantes pode permitir ao professor repensar a sua metodologia, visto que essas práticas são determinadas por diferentes fatores, logo, podem sofrer alteração dependendo da forma como o professor realiza o seu fazer docente. Portanto, a partir da compreensão de como o aluno estuda numa disciplina a distância torna-se possível para o professor elaborar intervenções adequadas dentro do AVA. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-01T01:58:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115751 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000964753 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115751 |
identifier_str_mv |
000964753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115751/1/000964753.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115751/2/000964753.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115751/3/000964753.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e2595f924d2077a6c77ca28501ecdcea 091d0f80d6eea939d7513d0b2741105d f71b3dd21ae67d3a03ba3c23b597458b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309063940046848 |