MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS E AVANÇO REACIONÁRIO: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13508 |
Resumo: | Este ensaio parte do diálogo com pesquisas que se dedicam ao estudo da socialização militar, do militarismo enquanto cultura e agente político e da expansão da militarização como política educacional para apontar como a transposição em escala de uma “pedagogia militar” para as redes de ensino, articulada à expansão do militarismo no sistema político com a chegada da extrema-direita ao poder, contribui para a reinstalação de regimes masculinistas ao investir na somatização de noções generificadas de poder no processo de produção de “cidadãos” disciplinados, passíveis a formas autoritárias de governo. |
id |
FURG-5_aad1a61f9b0cac7283b43cb1d73b8198 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13508 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS E AVANÇO REACIONÁRIO: UMA PERSPECTIVA DE GÊNEROEste ensaio parte do diálogo com pesquisas que se dedicam ao estudo da socialização militar, do militarismo enquanto cultura e agente político e da expansão da militarização como política educacional para apontar como a transposição em escala de uma “pedagogia militar” para as redes de ensino, articulada à expansão do militarismo no sistema político com a chegada da extrema-direita ao poder, contribui para a reinstalação de regimes masculinistas ao investir na somatização de noções generificadas de poder no processo de produção de “cidadãos” disciplinados, passíveis a formas autoritárias de governo.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1350810.14295/de.v9i2.13508Diversidade e Educação; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio; 92 - 1192358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13508/9290Copyright (c) 2021 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBortolini, Alexandre2024-01-25T23:40:02Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13508Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:40:02Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS E AVANÇO REACIONÁRIO: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO |
title |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS E AVANÇO REACIONÁRIO: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO |
spellingShingle |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS E AVANÇO REACIONÁRIO: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO Bortolini, Alexandre |
title_short |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS E AVANÇO REACIONÁRIO: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO |
title_full |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS E AVANÇO REACIONÁRIO: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO |
title_fullStr |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS E AVANÇO REACIONÁRIO: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO |
title_full_unstemmed |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS E AVANÇO REACIONÁRIO: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO |
title_sort |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS E AVANÇO REACIONÁRIO: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO |
author |
Bortolini, Alexandre |
author_facet |
Bortolini, Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolini, Alexandre |
description |
Este ensaio parte do diálogo com pesquisas que se dedicam ao estudo da socialização militar, do militarismo enquanto cultura e agente político e da expansão da militarização como política educacional para apontar como a transposição em escala de uma “pedagogia militar” para as redes de ensino, articulada à expansão do militarismo no sistema político com a chegada da extrema-direita ao poder, contribui para a reinstalação de regimes masculinistas ao investir na somatização de noções generificadas de poder no processo de produção de “cidadãos” disciplinados, passíveis a formas autoritárias de governo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13508 10.14295/de.v9i2.13508 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13508 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v9i2.13508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13508/9290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê: Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio; 92 - 119 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044975894626304 |