" EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
DOI: | 10.14295/de.v10i1.14315 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14315 |
Resumo: | Esse texto em tela se propõe ao exercício analítico de pensar as ações do Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq) – e o seus efeitos, assim como as possíveis contribuições que as suas experiências no ensino, na pesquisa e na extensão têm a oferecer para o campo da Educação em contextos sul-mato-grossenses. Por meio de uma experiência vivida em sala de aula, em que um indígena justifica a compreensão do conteúdo em relação a travestis e transexuais pelo fato de ele ser “bugre” – em uma perspectiva pós-crítica em educação –, discute-se gênero, sexualidade, diferenças e reconhecimento. Conclui-se que em contextos sul-mato-grossense, onde as diferenças se apresentam de modo desafiador em termos de desigualdade, violência e injustiça, o conhecimento disruptivo pode contribuir para que elas possam ser compreendidas fora de interpretações binárias e essencialistas, indicando o quanto os/as “não diferentes” são tão produzidos/as socialmente como os/as diferentes. |
id |
FURG-5_b5d530f5554bf5b01f89f81436c8f56d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14315 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
spelling |
" EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE Esse texto em tela se propõe ao exercício analítico de pensar as ações do Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq) – e o seus efeitos, assim como as possíveis contribuições que as suas experiências no ensino, na pesquisa e na extensão têm a oferecer para o campo da Educação em contextos sul-mato-grossenses. Por meio de uma experiência vivida em sala de aula, em que um indígena justifica a compreensão do conteúdo em relação a travestis e transexuais pelo fato de ele ser “bugre” – em uma perspectiva pós-crítica em educação –, discute-se gênero, sexualidade, diferenças e reconhecimento. Conclui-se que em contextos sul-mato-grossense, onde as diferenças se apresentam de modo desafiador em termos de desigualdade, violência e injustiça, o conhecimento disruptivo pode contribuir para que elas possam ser compreendidas fora de interpretações binárias e essencialistas, indicando o quanto os/as “não diferentes” são tão produzidos/as socialmente como os/as diferentes.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1431510.14295/de.v10i1.14315Diversidade e Educação; v. 10 n. 1 (2022): Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a indissociabilidade nas experiências dos Grupos de Pesquisa; 83 - 1082358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14315/9747Copyright (c) 2022 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuque, Tiago2024-01-25T23:52:30Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14315Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:52:30Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
" EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE |
title |
" EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE |
spellingShingle |
" EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE " EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE Duque, Tiago Duque, Tiago |
title_short |
" EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE |
title_full |
" EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE |
title_fullStr |
" EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE " EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE |
title_full_unstemmed |
" EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE " EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE |
title_sort |
" EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE |
author |
Duque, Tiago |
author_facet |
Duque, Tiago Duque, Tiago |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duque, Tiago |
description |
Esse texto em tela se propõe ao exercício analítico de pensar as ações do Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq) – e o seus efeitos, assim como as possíveis contribuições que as suas experiências no ensino, na pesquisa e na extensão têm a oferecer para o campo da Educação em contextos sul-mato-grossenses. Por meio de uma experiência vivida em sala de aula, em que um indígena justifica a compreensão do conteúdo em relação a travestis e transexuais pelo fato de ele ser “bugre” – em uma perspectiva pós-crítica em educação –, discute-se gênero, sexualidade, diferenças e reconhecimento. Conclui-se que em contextos sul-mato-grossense, onde as diferenças se apresentam de modo desafiador em termos de desigualdade, violência e injustiça, o conhecimento disruptivo pode contribuir para que elas possam ser compreendidas fora de interpretações binárias e essencialistas, indicando o quanto os/as “não diferentes” são tão produzidos/as socialmente como os/as diferentes. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14315 10.14295/de.v10i1.14315 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14315 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v10i1.14315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14315/9747 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 10 n. 1 (2022): Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a indissociabilidade nas experiências dos Grupos de Pesquisa; 83 - 108 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1822176109313130496 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/de.v10i1.14315 |