" EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duque, Tiago
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
DOI: 10.14295/de.v10i1.14315
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14315
Resumo: Esse texto em tela se propõe ao exercício analítico de pensar as ações do Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq) – e o seus efeitos, assim como as possíveis contribuições que as suas experiências no ensino, na pesquisa e na extensão têm a oferecer para o campo da Educação em contextos sul-mato-grossenses. Por meio de uma experiência vivida em sala de aula, em que um indígena justifica a compreensão do conteúdo em relação a travestis e transexuais pelo fato de ele ser “bugre” – em uma perspectiva pós-crítica em educação –, discute-se gênero, sexualidade, diferenças e reconhecimento. Conclui-se que em contextos sul-mato-grossense, onde as diferenças se apresentam de modo desafiador em termos de desigualdade, violência e injustiça, o conhecimento disruptivo pode contribuir para que elas possam ser compreendidas fora de interpretações binárias e essencialistas, indicando o quanto os/as “não diferentes” são tão produzidos/as socialmente como os/as diferentes.
id FURG-5_b5d530f5554bf5b01f89f81436c8f56d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/14315
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
spelling " EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE Esse texto em tela se propõe ao exercício analítico de pensar as ações do Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq) – e o seus efeitos, assim como as possíveis contribuições que as suas experiências no ensino, na pesquisa e na extensão têm a oferecer para o campo da Educação em contextos sul-mato-grossenses. Por meio de uma experiência vivida em sala de aula, em que um indígena justifica a compreensão do conteúdo em relação a travestis e transexuais pelo fato de ele ser “bugre” – em uma perspectiva pós-crítica em educação –, discute-se gênero, sexualidade, diferenças e reconhecimento. Conclui-se que em contextos sul-mato-grossense, onde as diferenças se apresentam de modo desafiador em termos de desigualdade, violência e injustiça, o conhecimento disruptivo pode contribuir para que elas possam ser compreendidas fora de interpretações binárias e essencialistas, indicando o quanto os/as “não diferentes” são tão produzidos/as socialmente como os/as diferentes.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1431510.14295/de.v10i1.14315Diversidade e Educação; v. 10 n. 1 (2022): Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a indissociabilidade nas experiências dos Grupos de Pesquisa; 83 - 1082358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14315/9747Copyright (c) 2022 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuque, Tiago2024-01-25T23:52:30Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/14315Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:52:30Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv " EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE
title " EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE
spellingShingle " EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE
" EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE
Duque, Tiago
Duque, Tiago
title_short " EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE
title_full " EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE
title_fullStr " EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE
" EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE
title_full_unstemmed " EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE
" EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE
title_sort " EU SOU BUGRE": GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE
author Duque, Tiago
author_facet Duque, Tiago
Duque, Tiago
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duque, Tiago
description Esse texto em tela se propõe ao exercício analítico de pensar as ações do Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq) – e o seus efeitos, assim como as possíveis contribuições que as suas experiências no ensino, na pesquisa e na extensão têm a oferecer para o campo da Educação em contextos sul-mato-grossenses. Por meio de uma experiência vivida em sala de aula, em que um indígena justifica a compreensão do conteúdo em relação a travestis e transexuais pelo fato de ele ser “bugre” – em uma perspectiva pós-crítica em educação –, discute-se gênero, sexualidade, diferenças e reconhecimento. Conclui-se que em contextos sul-mato-grossense, onde as diferenças se apresentam de modo desafiador em termos de desigualdade, violência e injustiça, o conhecimento disruptivo pode contribuir para que elas possam ser compreendidas fora de interpretações binárias e essencialistas, indicando o quanto os/as “não diferentes” são tão produzidos/as socialmente como os/as diferentes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14315
10.14295/de.v10i1.14315
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14315
identifier_str_mv 10.14295/de.v10i1.14315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14315/9747
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 10 n. 1 (2022): Dossiê: Ensino, Pesquisa e Extensão: a indissociabilidade nas experiências dos Grupos de Pesquisa; 83 - 108
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1822176109313130496
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/de.v10i1.14315