“Eu sou bugre”: gênero, sexualidade e diferenças nas fronteiras da/na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duque, Tiago
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10724
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 83-108, 2022
id FURG_6fcfb40b5d4d9b98f7035df41907e8a9
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10724
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling “Eu sou bugre”: gênero, sexualidade e diferenças nas fronteiras da/na universidade“Yo soy ‘bugre’”: género, sexualidad y diferencias en las fronteras de/en la universidad"I am ‘bugre’”: gender, sexuality and differences on the borders of/at the universityEnsinoPesquisaQueerFronteiraEnseñanzaBúsquedaFronteraTeachingResearchBorderRevista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 83-108, 2022Esse texto em tela se propõe ao exercício analítico de pensar as ações do Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq) – e o seus efeitos, assim como as possíveis contribuições que as suas experiências no ensino, na pesquisa e na extensão têm a oferecer para o campo da Educação em contextos sulmato-grossenses. Por meio de uma experiência vivida em sala de aula, em que um indígena justifica a compreensão do conteúdo em relação a travestis e transexuais pelo fato de ele ser “bugre” – em uma perspectiva pós-crítica em educação –, discute-se gênero, sexualidade, diferenças e reconhecimento. Conclui-se que em contextos sulmato-grossense, onde as diferenças se apresentam de modo desafiador em termos de desigualdade, violência e injustiça, o conhecimento disruptivo pode contribuir para que elas possam ser compreendidas fora de interpretações binárias e essencialistas, indicando o quanto os/as “não diferentes” são tão produzidos/as socialmente como os/as diferentes.Este texto en pantalla propone el ejercicio analítico de pensar las acciones de Impróprias – Grupo de Investigación sobre Género, Sexualidad y Diferencias (UFMS/CNPq) – y sus efectos, así como los posibles aportes que sus experiencias en la docencia, en la investigación y en la extensión tienen para ofrecer para el campo de la Educación en contextos de Mato Grosso do Sul. A través de una experiencia vivida en el aula, en la que un indígena justifica la comprensión del contenido en relación a los travestis y transexuales por ser un “bugre” – en una perspectiva poscrítica en educación –, se discute género, sexualidad, diferencias y reconocimiento. Se concluye que en contextos de Mato Grosso do Sul, donde las diferencias se presentan de manera desafiante en términos de desigualdad, violencia e injusticia, los saberes disruptivos pueden contribuir para que puedan ser comprendidas fuera de las interpretaciones binarias y esencialistas, indicando cuánto las/los “no diferentes” son tan socialmente producidos como los/las diferentes.This text on screen proposes the analytical exercise of thinking about the actions of Impróprias – Research Group on Gender, Sexuality and Differences (UFMS/CNPq) – and their effects, as well as the possible contributions that their experiences in teaching, in research and in extension courses have to offer for the field of Education in contexts of Mato Grosso do Sul. Through an experience lived inside the classroom, in which an indigenous person justifies the understanding of the content related to transvestites and transsexuals by the fact of him being a “bugre” – in a post-critical perspective in education –, gender, sexuality, differences and recognition are discussed. It is concluded that in contexts of Mato Grosso do Sul, where differences present themselves in a challenging manner in terms of inequality, violence and injustice, disruptive knowledge can contribute so that they can be understood outside of binary and essentialist interpretations, indicating how much the “non-different” are as socially produced as the different.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-03-15T22:19:00Z2023-03-15T22:19:00Z2022-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDUQUE, T. “EU SOU BUGRE”: GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 83–108, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.14315. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14315. Acesso em: 14 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1072410.14295/de.v10i1.14315porDuque, Tiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-15T22:19:00Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10724Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-15T22:19Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Eu sou bugre”: gênero, sexualidade e diferenças nas fronteiras da/na universidade
“Yo soy ‘bugre’”: género, sexualidad y diferencias en las fronteras de/en la universidad
"I am ‘bugre’”: gender, sexuality and differences on the borders of/at the university
title “Eu sou bugre”: gênero, sexualidade e diferenças nas fronteiras da/na universidade
spellingShingle “Eu sou bugre”: gênero, sexualidade e diferenças nas fronteiras da/na universidade
Duque, Tiago
Ensino
Pesquisa
Queer
Fronteira
Enseñanza
Búsqueda
Frontera
Teaching
Research
Border
title_short “Eu sou bugre”: gênero, sexualidade e diferenças nas fronteiras da/na universidade
title_full “Eu sou bugre”: gênero, sexualidade e diferenças nas fronteiras da/na universidade
title_fullStr “Eu sou bugre”: gênero, sexualidade e diferenças nas fronteiras da/na universidade
title_full_unstemmed “Eu sou bugre”: gênero, sexualidade e diferenças nas fronteiras da/na universidade
title_sort “Eu sou bugre”: gênero, sexualidade e diferenças nas fronteiras da/na universidade
author Duque, Tiago
author_facet Duque, Tiago
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duque, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Pesquisa
Queer
Fronteira
Enseñanza
Búsqueda
Frontera
Teaching
Research
Border
topic Ensino
Pesquisa
Queer
Fronteira
Enseñanza
Búsqueda
Frontera
Teaching
Research
Border
description Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 1, p. 83-108, 2022
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-05
2023-03-15T22:19:00Z
2023-03-15T22:19:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUQUE, T. “EU SOU BUGRE”: GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 83–108, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.14315. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14315. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10724
10.14295/de.v10i1.14315
identifier_str_mv DUQUE, T. “EU SOU BUGRE”: GÊNERO, SEXUALIDADE E DIFERENÇAS NAS FRONTEIRAS DA/NA UNIVERSIDADE. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 83–108, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.14315. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14315. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v10i1.14315
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187241295478784