AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNC-FORMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
DOI: | 10.14295/de.v11i1.15228 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15228 |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar as temáticas de gênero e sexualidade a partir do conteúdo da Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação Básica. Com abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa bibliográfica. Verificamos que, ao final do século XX, as produções acadêmicas e políticas educacionais sobre as relações de gênero e a sexualidade começam a ser efetivadas, porém, enfrentam resistência da ala política (neo)liberal e (ultra)conservadora, que veem, nos estudos de gênero e sexualidade, uma ameaça aos valores morais, religiosos e tradicionais da família. Esse movimento de oposição, ainda reflete nas políticas educacionais atuais silenciando a discussão dessas temáticas e limitando as possibilidades do trabalho docente. Reiteramos a necessidade da formação docente para a Educação Sexual, com vistas à emancipação e enfrentamento da violência sexual, em contraposição aos modelos heteronormativos e excludentes sobre o gênero e a sexualidade. |
id |
FURG-5_c33d13b23858cbe9408c241d195f4060 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15228 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
spelling |
AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNC-FORMAÇÃOEste trabalho objetiva analisar as temáticas de gênero e sexualidade a partir do conteúdo da Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação Básica. Com abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa bibliográfica. Verificamos que, ao final do século XX, as produções acadêmicas e políticas educacionais sobre as relações de gênero e a sexualidade começam a ser efetivadas, porém, enfrentam resistência da ala política (neo)liberal e (ultra)conservadora, que veem, nos estudos de gênero e sexualidade, uma ameaça aos valores morais, religiosos e tradicionais da família. Esse movimento de oposição, ainda reflete nas políticas educacionais atuais silenciando a discussão dessas temáticas e limitando as possibilidades do trabalho docente. Reiteramos a necessidade da formação docente para a Educação Sexual, com vistas à emancipação e enfrentamento da violência sexual, em contraposição aos modelos heteronormativos e excludentes sobre o gênero e a sexualidade.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1522810.14295/de.v11i1.15228Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 911-9382358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15228/10324Copyright (c) 2023 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Silva, ViníciusMartelli, Andréa CristinaSandri, Simone2024-01-25T23:26:59Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15228Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:26:59Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNC-FORMAÇÃO |
title |
AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNC-FORMAÇÃO |
spellingShingle |
AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNC-FORMAÇÃO AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNC-FORMAÇÃO de Oliveira Silva, Vinícius de Oliveira Silva, Vinícius |
title_short |
AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNC-FORMAÇÃO |
title_full |
AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNC-FORMAÇÃO |
title_fullStr |
AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNC-FORMAÇÃO AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNC-FORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNC-FORMAÇÃO AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNC-FORMAÇÃO |
title_sort |
AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA BNC-FORMAÇÃO |
author |
de Oliveira Silva, Vinícius |
author_facet |
de Oliveira Silva, Vinícius de Oliveira Silva, Vinícius Martelli, Andréa Cristina Sandri, Simone Martelli, Andréa Cristina Sandri, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Martelli, Andréa Cristina Sandri, Simone |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Silva, Vinícius Martelli, Andréa Cristina Sandri, Simone |
description |
Este trabalho objetiva analisar as temáticas de gênero e sexualidade a partir do conteúdo da Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação Básica. Com abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa bibliográfica. Verificamos que, ao final do século XX, as produções acadêmicas e políticas educacionais sobre as relações de gênero e a sexualidade começam a ser efetivadas, porém, enfrentam resistência da ala política (neo)liberal e (ultra)conservadora, que veem, nos estudos de gênero e sexualidade, uma ameaça aos valores morais, religiosos e tradicionais da família. Esse movimento de oposição, ainda reflete nas políticas educacionais atuais silenciando a discussão dessas temáticas e limitando as possibilidades do trabalho docente. Reiteramos a necessidade da formação docente para a Educação Sexual, com vistas à emancipação e enfrentamento da violência sexual, em contraposição aos modelos heteronormativos e excludentes sobre o gênero e a sexualidade. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15228 10.14295/de.v11i1.15228 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15228 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v11i1.15228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15228/10324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 911-938 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1822180440037916672 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/de.v11i1.15228 |