MENINO VESTE AZUL, MENINA VESTE ROSA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO REFORÇADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11569 |
Resumo: | RESUMOEsse trabalho trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, e tem como finalidade integrar os conhecimentos teóricos e práticos na solidificação de uma aprendizagem científica adquirida nos componentes curriculares da disciplina “Inovações Curriculares e Didática”, relacionando-a às vivências e ações docentes. O estudo tem como objetivo refletir sobre as relações de gênero estabelecidas na educação infantil. Utilizamos como referencial teórico as contribuições de Louro, (1997, 2002), Felipe, (2004, 2012), Meyer, (2005), Beauvoir (1970) Freire (1996) entre outras leituras que se fizerem necessárias. Foi possível apurar a necessidade de discussão sobre a forma que a escola e os docentes estão contribuindo para a construção de padrões de comportamentos e seus papeis na sociedade. Inferimos também a necessidade de formação e reflexão sobre as temáticas gênero e sexualidade para o trabalho pedagógico docente na educação infantil.PALAVRAS-CHAVE: Gênero. Currículo. Educação Infantil. |
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MENINO VESTE AZUL, MENINA VESTE ROSA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO REFORÇADAS NA EDUCAÇÃO INFANTILRESUMOEsse trabalho trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, e tem como finalidade integrar os conhecimentos teóricos e práticos na solidificação de uma aprendizagem científica adquirida nos componentes curriculares da disciplina “Inovações Curriculares e Didática”, relacionando-a às vivências e ações docentes. O estudo tem como objetivo refletir sobre as relações de gênero estabelecidas na educação infantil. Utilizamos como referencial teórico as contribuições de Louro, (1997, 2002), Felipe, (2004, 2012), Meyer, (2005), Beauvoir (1970) Freire (1996) entre outras leituras que se fizerem necessárias. Foi possível apurar a necessidade de discussão sobre a forma que a escola e os docentes estão contribuindo para a construção de padrões de comportamentos e seus papeis na sociedade. Inferimos também a necessidade de formação e reflexão sobre as temáticas gênero e sexualidade para o trabalho pedagógico docente na educação infantil.PALAVRAS-CHAVE: Gênero. Currículo. Educação Infantil. Lepidus2021-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1156910.14295/de.v8i2.11569Diversidade e Educação; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas políticas públicas; 576 - 5942358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11569/8492Copyright (c) 2021 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSena, Dalila Maite RosaFraga, Jaíne Teixeira daMendonça, João Guilherme Rodrigues2021-05-24T00:46:02Zoai:periodicos.furg.br:article/11569Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2021-05-24T00:46:02Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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