DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12568 |
Resumo: | Este artigo é resultante de uma pesquisa de Pós-Doutorado em Educação que propôs a investigação de um currículo-museu a partir de encontros e composições com os chamados (des)objetos. Museu é lido como um currículo, um artefato cultural que possui uma pedagogia que ensina e produz leituras sobre o mundo. Á luz dos estudos pós-criticos de gênero e currículo, o pesquisador realizou uma imersão em museus da cidade de Belo Horizonte/MG, utilizando a observação participante e o diário de campo. Para a construção do texto, foram selecionados três (des)objetos – uma balança, cartazes de cinema e troféus esportivos – como elementos problematizadores na pesquisa teórica e empírica. Os resultados evidenciam que um currículo-museu com gênero oportuniza encontros potentes com (des)objetos em museus, gerando desvios na prática do aprender sobre gênero. O estudo aponta a relevância de uma prática curricular em territórios não escolarizados pautada no debate das relações de gênero no museu. Palavras-chave: Currículo. Gênero. Museu |
id |
FURG-5_d95b1d97e7fc9ab506a8a28702eef161 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/12568 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOSEste artigo é resultante de uma pesquisa de Pós-Doutorado em Educação que propôs a investigação de um currículo-museu a partir de encontros e composições com os chamados (des)objetos. Museu é lido como um currículo, um artefato cultural que possui uma pedagogia que ensina e produz leituras sobre o mundo. Á luz dos estudos pós-criticos de gênero e currículo, o pesquisador realizou uma imersão em museus da cidade de Belo Horizonte/MG, utilizando a observação participante e o diário de campo. Para a construção do texto, foram selecionados três (des)objetos – uma balança, cartazes de cinema e troféus esportivos – como elementos problematizadores na pesquisa teórica e empírica. Os resultados evidenciam que um currículo-museu com gênero oportuniza encontros potentes com (des)objetos em museus, gerando desvios na prática do aprender sobre gênero. O estudo aponta a relevância de uma prática curricular em territórios não escolarizados pautada no debate das relações de gênero no museu. Palavras-chave: Currículo. Gênero. MuseuLepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1256810.14295/de.v9iEspecial.12568Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 314 - 3402358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12568/8763Copyright (c) 2021 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Claudio Eduardo Resende2024-01-25T23:46:02Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/12568Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:46:02Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS |
title |
DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS |
spellingShingle |
DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS Alves, Claudio Eduardo Resende |
title_short |
DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS |
title_full |
DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS |
title_fullStr |
DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS |
title_full_unstemmed |
DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS |
title_sort |
DESVIOS DE GÊNERO EM UM CURRÍCULO-MUSEU : ENCONTROS E COMPOSIÇÕES COM (DES)OBJETOS |
author |
Alves, Claudio Eduardo Resende |
author_facet |
Alves, Claudio Eduardo Resende |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Claudio Eduardo Resende |
description |
Este artigo é resultante de uma pesquisa de Pós-Doutorado em Educação que propôs a investigação de um currículo-museu a partir de encontros e composições com os chamados (des)objetos. Museu é lido como um currículo, um artefato cultural que possui uma pedagogia que ensina e produz leituras sobre o mundo. Á luz dos estudos pós-criticos de gênero e currículo, o pesquisador realizou uma imersão em museus da cidade de Belo Horizonte/MG, utilizando a observação participante e o diário de campo. Para a construção do texto, foram selecionados três (des)objetos – uma balança, cartazes de cinema e troféus esportivos – como elementos problematizadores na pesquisa teórica e empírica. Os resultados evidenciam que um currículo-museu com gênero oportuniza encontros potentes com (des)objetos em museus, gerando desvios na prática do aprender sobre gênero. O estudo aponta a relevância de uma prática curricular em territórios não escolarizados pautada no debate das relações de gênero no museu. Palavras-chave: Currículo. Gênero. Museu |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12568 10.14295/de.v9iEspecial.12568 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12568 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v9iEspecial.12568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12568/8763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 314 - 340 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044975094562816 |