HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15401 |
Resumo: | O presente artigo objetiva analisar as representações de gênero e sexualidade produzidas em They/Them (2022), longa-metragem do diretor estadunidense John Logan, assim como as pedagogias do horror que emergem de sua produção. A partir do campo dos Estudos Culturais, e através de recortes produzidos a partir da adoção de um tripé metodológico, composto por etnografia em tela, análise cultural e metodologia visual crítica, busca-se perceber e evidenciar o horror que se manifesta na heterogeneidade. O artigo evidencia a potencialidade das produções cinematográficas de horror em refletir acerca de questões incômodas e problemáticas contemporâneas. Em They/Them, a manifestação do horror prescinde da figura monstruosa em si, presente em muitas produções clássicas do gênero, apresentando-se através do discurso heteronormativo e de suas consequências para com os sujeitos que transgridem e subvertem as normas. |
id |
FURG-5_dd92993d8fff6cd672ec7bf404ac74b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15401 |
network_acronym_str |
FURG-5 |
network_name_str |
Revista Diversidade e Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGANO presente artigo objetiva analisar as representações de gênero e sexualidade produzidas em They/Them (2022), longa-metragem do diretor estadunidense John Logan, assim como as pedagogias do horror que emergem de sua produção. A partir do campo dos Estudos Culturais, e através de recortes produzidos a partir da adoção de um tripé metodológico, composto por etnografia em tela, análise cultural e metodologia visual crítica, busca-se perceber e evidenciar o horror que se manifesta na heterogeneidade. O artigo evidencia a potencialidade das produções cinematográficas de horror em refletir acerca de questões incômodas e problemáticas contemporâneas. Em They/Them, a manifestação do horror prescinde da figura monstruosa em si, presente em muitas produções clássicas do gênero, apresentando-se através do discurso heteronormativo e de suas consequências para com os sujeitos que transgridem e subvertem as normas.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1540110.14295/de.v11i1.15401Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 547-5782358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15401/10312Copyright (c) 2023 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBitencourt Fortes, Lucas2024-01-25T23:26:16Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15401Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:26:16Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN |
title |
HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN |
spellingShingle |
HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN Bitencourt Fortes, Lucas |
title_short |
HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN |
title_full |
HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN |
title_fullStr |
HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN |
title_full_unstemmed |
HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN |
title_sort |
HORROR HETERONORMATIVO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE E PEDAGOGIAS DO HORROR NO FILME THEY/THEM (2022) DE JOHN LOGAN |
author |
Bitencourt Fortes, Lucas |
author_facet |
Bitencourt Fortes, Lucas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bitencourt Fortes, Lucas |
description |
O presente artigo objetiva analisar as representações de gênero e sexualidade produzidas em They/Them (2022), longa-metragem do diretor estadunidense John Logan, assim como as pedagogias do horror que emergem de sua produção. A partir do campo dos Estudos Culturais, e através de recortes produzidos a partir da adoção de um tripé metodológico, composto por etnografia em tela, análise cultural e metodologia visual crítica, busca-se perceber e evidenciar o horror que se manifesta na heterogeneidade. O artigo evidencia a potencialidade das produções cinematográficas de horror em refletir acerca de questões incômodas e problemáticas contemporâneas. Em They/Them, a manifestação do horror prescinde da figura monstruosa em si, presente em muitas produções clássicas do gênero, apresentando-se através do discurso heteronormativo e de suas consequências para com os sujeitos que transgridem e subvertem as normas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15401 10.14295/de.v11i1.15401 |
url |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15401 |
identifier_str_mv |
10.14295/de.v11i1.15401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15401/10312 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 547-578 2358-8853 reponame:Revista Diversidade e Educação instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Diversidade e Educação |
collection |
Revista Diversidade e Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br |
_version_ |
1798044977469587456 |