Entre discriminação explícita e velada: Experiências de alunas de física na educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Érica Jaqueline Soares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Amorim, Valquíria Gila de, de Carvalho, Maria Eulina Pessoa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6737
Resumo: Apesar de serem maioria do alunado da educação superior, a presença de mulheres continua rara no curso de Física. Este artigo examina as experiências acadêmicas de alunas docurso de Física. Utilizou-se uma abordagem qualitativa através de entrevistas com duas graduandas, cinco graduadas e duas desistentes do curso de Física de uma instituição de ensino superior pública, no Nordeste do Brasil. A análise mostra uma cultura masculina com práticas preconceituosas e discriminatórias explícitas e implícitas nas relações entre colegas e professores. O clima frio revela um modelo de estudante de Física: extremamente estudioso e antissocial. Jovens mulheres, mesmo que apresentem bom desempenho acadêmico, são vistas com estranhamento, como incompatíveis com a dureza do curso ou como objetos sexuais. Algumas desistem e outras resistem; estas últimas, para serem aceitas e reconhecidas, sentem-se pressionadas a destacar-se mais do que os homens.
id FURG-5_e3c9d91b7c0bdc35e5e00a47f65e4d02
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6737
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling Entre discriminação explícita e velada: Experiências de alunas de física na educação superiorApesar de serem maioria do alunado da educação superior, a presença de mulheres continua rara no curso de Física. Este artigo examina as experiências acadêmicas de alunas docurso de Física. Utilizou-se uma abordagem qualitativa através de entrevistas com duas graduandas, cinco graduadas e duas desistentes do curso de Física de uma instituição de ensino superior pública, no Nordeste do Brasil. A análise mostra uma cultura masculina com práticas preconceituosas e discriminatórias explícitas e implícitas nas relações entre colegas e professores. O clima frio revela um modelo de estudante de Física: extremamente estudioso e antissocial. Jovens mulheres, mesmo que apresentem bom desempenho acadêmico, são vistas com estranhamento, como incompatíveis com a dureza do curso ou como objetos sexuais. Algumas desistem e outras resistem; estas últimas, para serem aceitas e reconhecidas, sentem-se pressionadas a destacar-se mais do que os homens.Lepidus2017-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6737Diversidade e Educação; v. 4 n. 8 (2016): Revista Diversidade e Educação: Gênero e Ciência; 13-322358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6737/4422Copyright (c) 2017 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Érica Jaqueline SoaresAmorim, Valquíria Gila dede Carvalho, Maria Eulina Pessoa2018-07-03T21:36:32Zoai:periodicos.furg.br:article/6737Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2018-07-03T21:36:32Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre discriminação explícita e velada: Experiências de alunas de física na educação superior
title Entre discriminação explícita e velada: Experiências de alunas de física na educação superior
spellingShingle Entre discriminação explícita e velada: Experiências de alunas de física na educação superior
Pinto, Érica Jaqueline Soares
title_short Entre discriminação explícita e velada: Experiências de alunas de física na educação superior
title_full Entre discriminação explícita e velada: Experiências de alunas de física na educação superior
title_fullStr Entre discriminação explícita e velada: Experiências de alunas de física na educação superior
title_full_unstemmed Entre discriminação explícita e velada: Experiências de alunas de física na educação superior
title_sort Entre discriminação explícita e velada: Experiências de alunas de física na educação superior
author Pinto, Érica Jaqueline Soares
author_facet Pinto, Érica Jaqueline Soares
Amorim, Valquíria Gila de
de Carvalho, Maria Eulina Pessoa
author_role author
author2 Amorim, Valquíria Gila de
de Carvalho, Maria Eulina Pessoa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Érica Jaqueline Soares
Amorim, Valquíria Gila de
de Carvalho, Maria Eulina Pessoa
description Apesar de serem maioria do alunado da educação superior, a presença de mulheres continua rara no curso de Física. Este artigo examina as experiências acadêmicas de alunas docurso de Física. Utilizou-se uma abordagem qualitativa através de entrevistas com duas graduandas, cinco graduadas e duas desistentes do curso de Física de uma instituição de ensino superior pública, no Nordeste do Brasil. A análise mostra uma cultura masculina com práticas preconceituosas e discriminatórias explícitas e implícitas nas relações entre colegas e professores. O clima frio revela um modelo de estudante de Física: extremamente estudioso e antissocial. Jovens mulheres, mesmo que apresentem bom desempenho acadêmico, são vistas com estranhamento, como incompatíveis com a dureza do curso ou como objetos sexuais. Algumas desistem e outras resistem; estas últimas, para serem aceitas e reconhecidas, sentem-se pressionadas a destacar-se mais do que os homens.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6737
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6737/4422
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 4 n. 8 (2016): Revista Diversidade e Educação: Gênero e Ciência; 13-32
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044978479366144