CARTOGRAFIA DOS TERRITÓRIOS DA ESCOLA: MAPEANDO ESPAÇOS HETEROTÓPICOS DE LAZER QUE POSSIBILITAM INFLEXÕES DE APRENDIZAGEM EM GÊNERO NO BRINCAR DE CRIANÇAS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso Silva, Leandro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12653
Resumo: Este estudo busca relatar alguns passos e propostas de reconhecimentos de uma pesquisa de doutorado – PPGIEL – EEFFTO/UFMG, que se insere no campo das Ciências Sociais, Humanas e nos Estudos do Lazer, pela proposição de abordar e problematizar questões no entorno do sujeito social ‘criança’ no seu processo de conhecer e aprender no decorrer do ‘brincar’ nos momentos de ‘lazer’ da/na ‘infância’ nos territórios da Escola. Nesse sentido, tem como objetivo se movimentar com a escola e com seus atores e sujeitos sociais para identificar nesses territórios, espaços heterotópicos de lazer, e problematizar que esses espaços possibilitam inflexões de aprendizagem em gênero, por meio das práticas sociais presentes no(s) brincar(es) da(s) infância(s). Para tanto, se subsidia num movimento de uma pesquisa bibliográfica, ancorada nos caminhos metodológicos desenhados por meio de uma pesquisa qualitativa e pós-crítica, tendo como rota a abordagem de uma cartografia.
id FURG-5_efc51b7fb51f3e3becaf1b9fa7766f14
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/12653
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling CARTOGRAFIA DOS TERRITÓRIOS DA ESCOLA: MAPEANDO ESPAÇOS HETEROTÓPICOS DE LAZER QUE POSSIBILITAM INFLEXÕES DE APRENDIZAGEM EM GÊNERO NO BRINCAR DE CRIANÇAS.Este estudo busca relatar alguns passos e propostas de reconhecimentos de uma pesquisa de doutorado – PPGIEL – EEFFTO/UFMG, que se insere no campo das Ciências Sociais, Humanas e nos Estudos do Lazer, pela proposição de abordar e problematizar questões no entorno do sujeito social ‘criança’ no seu processo de conhecer e aprender no decorrer do ‘brincar’ nos momentos de ‘lazer’ da/na ‘infância’ nos territórios da Escola. Nesse sentido, tem como objetivo se movimentar com a escola e com seus atores e sujeitos sociais para identificar nesses territórios, espaços heterotópicos de lazer, e problematizar que esses espaços possibilitam inflexões de aprendizagem em gênero, por meio das práticas sociais presentes no(s) brincar(es) da(s) infância(s). Para tanto, se subsidia num movimento de uma pesquisa bibliográfica, ancorada nos caminhos metodológicos desenhados por meio de uma pesquisa qualitativa e pós-crítica, tendo como rota a abordagem de uma cartografia.Lepidus2021-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1265310.14295/de.v9iEspecial.12653Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 397 - 4272358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12653/8766Veloso Silva, Leandroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-24T00:47:28Zoai:periodicos.furg.br:article/12653Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2021-05-24T00:47:28Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv CARTOGRAFIA DOS TERRITÓRIOS DA ESCOLA: MAPEANDO ESPAÇOS HETEROTÓPICOS DE LAZER QUE POSSIBILITAM INFLEXÕES DE APRENDIZAGEM EM GÊNERO NO BRINCAR DE CRIANÇAS.
title CARTOGRAFIA DOS TERRITÓRIOS DA ESCOLA: MAPEANDO ESPAÇOS HETEROTÓPICOS DE LAZER QUE POSSIBILITAM INFLEXÕES DE APRENDIZAGEM EM GÊNERO NO BRINCAR DE CRIANÇAS.
spellingShingle CARTOGRAFIA DOS TERRITÓRIOS DA ESCOLA: MAPEANDO ESPAÇOS HETEROTÓPICOS DE LAZER QUE POSSIBILITAM INFLEXÕES DE APRENDIZAGEM EM GÊNERO NO BRINCAR DE CRIANÇAS.
Veloso Silva, Leandro
title_short CARTOGRAFIA DOS TERRITÓRIOS DA ESCOLA: MAPEANDO ESPAÇOS HETEROTÓPICOS DE LAZER QUE POSSIBILITAM INFLEXÕES DE APRENDIZAGEM EM GÊNERO NO BRINCAR DE CRIANÇAS.
title_full CARTOGRAFIA DOS TERRITÓRIOS DA ESCOLA: MAPEANDO ESPAÇOS HETEROTÓPICOS DE LAZER QUE POSSIBILITAM INFLEXÕES DE APRENDIZAGEM EM GÊNERO NO BRINCAR DE CRIANÇAS.
title_fullStr CARTOGRAFIA DOS TERRITÓRIOS DA ESCOLA: MAPEANDO ESPAÇOS HETEROTÓPICOS DE LAZER QUE POSSIBILITAM INFLEXÕES DE APRENDIZAGEM EM GÊNERO NO BRINCAR DE CRIANÇAS.
title_full_unstemmed CARTOGRAFIA DOS TERRITÓRIOS DA ESCOLA: MAPEANDO ESPAÇOS HETEROTÓPICOS DE LAZER QUE POSSIBILITAM INFLEXÕES DE APRENDIZAGEM EM GÊNERO NO BRINCAR DE CRIANÇAS.
title_sort CARTOGRAFIA DOS TERRITÓRIOS DA ESCOLA: MAPEANDO ESPAÇOS HETEROTÓPICOS DE LAZER QUE POSSIBILITAM INFLEXÕES DE APRENDIZAGEM EM GÊNERO NO BRINCAR DE CRIANÇAS.
author Veloso Silva, Leandro
author_facet Veloso Silva, Leandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso Silva, Leandro
description Este estudo busca relatar alguns passos e propostas de reconhecimentos de uma pesquisa de doutorado – PPGIEL – EEFFTO/UFMG, que se insere no campo das Ciências Sociais, Humanas e nos Estudos do Lazer, pela proposição de abordar e problematizar questões no entorno do sujeito social ‘criança’ no seu processo de conhecer e aprender no decorrer do ‘brincar’ nos momentos de ‘lazer’ da/na ‘infância’ nos territórios da Escola. Nesse sentido, tem como objetivo se movimentar com a escola e com seus atores e sujeitos sociais para identificar nesses territórios, espaços heterotópicos de lazer, e problematizar que esses espaços possibilitam inflexões de aprendizagem em gênero, por meio das práticas sociais presentes no(s) brincar(es) da(s) infância(s). Para tanto, se subsidia num movimento de uma pesquisa bibliográfica, ancorada nos caminhos metodológicos desenhados por meio de uma pesquisa qualitativa e pós-crítica, tendo como rota a abordagem de uma cartografia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12653
10.14295/de.v9iEspecial.12653
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12653
identifier_str_mv 10.14295/de.v9iEspecial.12653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12653/8766
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 9 n. Especial (2021): Tecituras em Redes de discussões e Afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade ; 397 - 427
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1754644608247136256