Cartografia dos territórios da escola: mapeando espaços heterotópicos de lazer que possibilitam inflexões de aprendizagem em gênero no brincar de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leandro Veloso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10581
Resumo: Este estudo busca relatar alguns passos e propostas de reconhecimentos de uma pesquisa de doutorado – PPGIEL – EEFFTO/UFMG, que se insere no campo das Ciências Sociais, Humanas e nos Estudos do Lazer, pela proposição de abordar e problematizar questões no entorno do sujeito social ‘criança’ no seu processo de conhecer e aprender no decorrer do ‘brincar’ nos momentos de ‘lazer’ da/na ‘infância’ nos territórios da Escola. Nesse sentido, tem como objetivo se movimentar com a escola e com seus atores e sujeitos sociais para identificar nesses territórios, espaços heterotópicos de lazer, e problematizar que esses espaços possibilitam inflexões de aprendizagem em gênero, por meio das práticas sociais presentes no(s) brincar(es) da(s) infância(s). Para tanto, se subsidia num movimento de uma pesquisa bibliográfica, ancorada nos caminhos metodológicos desenhados por meio de uma pesquisa qualitativa e pós-crítica, tendo como rota a abordagem de uma cartografia.
id FURG_aa17ee082a354f5faffd9c1cc4f3a5bb
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10581
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Cartografia dos territórios da escola: mapeando espaços heterotópicos de lazer que possibilitam inflexões de aprendizagem em gênero no brincar de criançasCartografía de territorios escolares: mapeo de espacios de ocio heterotópicos que permiten inflecciones de aprendizaje de género en el juego infantilSchool territories cartography: mapping heterotopic leisure spaces that enable gender learning inflections in children's playCartografiaTerritórios da escolaEspaços heterotópicos de lazerInflexões de aprendizagem em gêneroCartografíaTerritorios escolaresEspacios de ocio heterotópicosInflexiones del aprendizaje de géneroCartographySchool territoriesHeterotopic leisure spacesInflections of gender learningEste estudo busca relatar alguns passos e propostas de reconhecimentos de uma pesquisa de doutorado – PPGIEL – EEFFTO/UFMG, que se insere no campo das Ciências Sociais, Humanas e nos Estudos do Lazer, pela proposição de abordar e problematizar questões no entorno do sujeito social ‘criança’ no seu processo de conhecer e aprender no decorrer do ‘brincar’ nos momentos de ‘lazer’ da/na ‘infância’ nos territórios da Escola. Nesse sentido, tem como objetivo se movimentar com a escola e com seus atores e sujeitos sociais para identificar nesses territórios, espaços heterotópicos de lazer, e problematizar que esses espaços possibilitam inflexões de aprendizagem em gênero, por meio das práticas sociais presentes no(s) brincar(es) da(s) infância(s). Para tanto, se subsidia num movimento de uma pesquisa bibliográfica, ancorada nos caminhos metodológicos desenhados por meio de uma pesquisa qualitativa e pós-crítica, tendo como rota a abordagem de uma cartografia.Este estudio busca reportar algunos pasos y propuestas para el reconocimiento de una investigación de doctorado - PPGIEL - EEFFTO / UFMG, la cual se inserta en el campo de las Ciencias Sociales, Humanidades y Estudios del Ocio, con el propósito de abordar y problematizar temas que rodean el tema social. 'niño' en su proceso de conocimiento y aprendizaje en el transcurso del 'juego' en los momentos de 'ocio' de / en la 'infancia' en los territorios de la Escuela. En este sentido, busca moverse con la escuela y sus actores y sujetos sociales para identificar espacios de ocio heterotópicos en estos territorios, y problematizar que estos espacios posibilitan inflexiones de aprendizaje en género, a través de las prácticas sociales presentes en el juego infantil. Para ello, se subvenciona en un movimiento de investigación bibliográfica, anclado en los caminos metodológicos diseñados a través de una investigación cualitativa y poscrítica, teniendo como recorrido el planteamiento de una cartografía.This study seeks to report some steps and proposals for recognizing a doctoral research - PPGIEL - EEFFTO / UFMG, which is inserted in the field of Social Sciences, Humanities and Leisure Studies, for the purpose of addressing and problematizing issues surrounding the social subject 'child' in their process of knowing and learning in the course of 'playing' in the 'leisure' moments of / in 'childhood' in the School's territories. In this sense, it aims to move with the school and its actors and social subjects to identify heterotopic leisure spaces in these territories, and to problematize that these spaces enable inflections of learning in gender, through the social practices present in childhood playing. To this end, it is subsidized in a movement of a bibliographic research, anchored in the methodological paths designed through a qualitative and post-critical research, having as a route the approach of a cartography.2023-01-26T04:19:49Z2023-01-26T04:19:49Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, L. V. CARTOGRAFIA DOS TERRITÓRIOS DA ESCOLA: MAPEANDO ESPAÇOS HETEROTÓPICOS DE LAZER QUE POSSIBILITAM INFLEXÕES DE APRENDIZAGEM EM GÊNERO NO BRINCAR DE CRIANÇAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 397–427, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12653. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12653. Acesso em: 25 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1058110.14295/de.v9iEspecial.12653porSilva, Leandro Velosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-26T04:19:50Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10581Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-26T04:19:50Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografia dos territórios da escola: mapeando espaços heterotópicos de lazer que possibilitam inflexões de aprendizagem em gênero no brincar de crianças
Cartografía de territorios escolares: mapeo de espacios de ocio heterotópicos que permiten inflecciones de aprendizaje de género en el juego infantil
School territories cartography: mapping heterotopic leisure spaces that enable gender learning inflections in children's play
title Cartografia dos territórios da escola: mapeando espaços heterotópicos de lazer que possibilitam inflexões de aprendizagem em gênero no brincar de crianças
spellingShingle Cartografia dos territórios da escola: mapeando espaços heterotópicos de lazer que possibilitam inflexões de aprendizagem em gênero no brincar de crianças
Silva, Leandro Veloso
Cartografia
Territórios da escola
Espaços heterotópicos de lazer
Inflexões de aprendizagem em gênero
Cartografía
Territorios escolares
Espacios de ocio heterotópicos
Inflexiones del aprendizaje de género
Cartography
School territories
Heterotopic leisure spaces
Inflections of gender learning
title_short Cartografia dos territórios da escola: mapeando espaços heterotópicos de lazer que possibilitam inflexões de aprendizagem em gênero no brincar de crianças
title_full Cartografia dos territórios da escola: mapeando espaços heterotópicos de lazer que possibilitam inflexões de aprendizagem em gênero no brincar de crianças
title_fullStr Cartografia dos territórios da escola: mapeando espaços heterotópicos de lazer que possibilitam inflexões de aprendizagem em gênero no brincar de crianças
title_full_unstemmed Cartografia dos territórios da escola: mapeando espaços heterotópicos de lazer que possibilitam inflexões de aprendizagem em gênero no brincar de crianças
title_sort Cartografia dos territórios da escola: mapeando espaços heterotópicos de lazer que possibilitam inflexões de aprendizagem em gênero no brincar de crianças
author Silva, Leandro Veloso
author_facet Silva, Leandro Veloso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leandro Veloso
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Territórios da escola
Espaços heterotópicos de lazer
Inflexões de aprendizagem em gênero
Cartografía
Territorios escolares
Espacios de ocio heterotópicos
Inflexiones del aprendizaje de género
Cartography
School territories
Heterotopic leisure spaces
Inflections of gender learning
topic Cartografia
Territórios da escola
Espaços heterotópicos de lazer
Inflexões de aprendizagem em gênero
Cartografía
Territorios escolares
Espacios de ocio heterotópicos
Inflexiones del aprendizaje de género
Cartography
School territories
Heterotopic leisure spaces
Inflections of gender learning
description Este estudo busca relatar alguns passos e propostas de reconhecimentos de uma pesquisa de doutorado – PPGIEL – EEFFTO/UFMG, que se insere no campo das Ciências Sociais, Humanas e nos Estudos do Lazer, pela proposição de abordar e problematizar questões no entorno do sujeito social ‘criança’ no seu processo de conhecer e aprender no decorrer do ‘brincar’ nos momentos de ‘lazer’ da/na ‘infância’ nos territórios da Escola. Nesse sentido, tem como objetivo se movimentar com a escola e com seus atores e sujeitos sociais para identificar nesses territórios, espaços heterotópicos de lazer, e problematizar que esses espaços possibilitam inflexões de aprendizagem em gênero, por meio das práticas sociais presentes no(s) brincar(es) da(s) infância(s). Para tanto, se subsidia num movimento de uma pesquisa bibliográfica, ancorada nos caminhos metodológicos desenhados por meio de uma pesquisa qualitativa e pós-crítica, tendo como rota a abordagem de uma cartografia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-01-26T04:19:49Z
2023-01-26T04:19:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, L. V. CARTOGRAFIA DOS TERRITÓRIOS DA ESCOLA: MAPEANDO ESPAÇOS HETEROTÓPICOS DE LAZER QUE POSSIBILITAM INFLEXÕES DE APRENDIZAGEM EM GÊNERO NO BRINCAR DE CRIANÇAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 397–427, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12653. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12653. Acesso em: 25 jan. 2023.
2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10581
10.14295/de.v9iEspecial.12653
identifier_str_mv SILVA, L. V. CARTOGRAFIA DOS TERRITÓRIOS DA ESCOLA: MAPEANDO ESPAÇOS HETEROTÓPICOS DE LAZER QUE POSSIBILITAM INFLEXÕES DE APRENDIZAGEM EM GÊNERO NO BRINCAR DE CRIANÇAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 397–427, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12653. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12653. Acesso em: 25 jan. 2023.
2358-8853
10.14295/de.v9iEspecial.12653
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384410334429184