BANG, BANG! VOCÊ MORREU: : PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O BULLYING EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM DISPOSITIVO FÍLMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos da Cruz Filho, Luiz
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Victor Vieira da Silva, João, de Paula Vilela Mundim, Iago, Bispo da Silva, Thiago, Oliveira Santos, Samuel, do Prado, Vagner Matias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15117
Resumo: Este artigo objetiva descrever e problematizar alguns trechos do filme Bang, Bang! Você morreu e vislumbrar como, em aulas de educação física, seria possível promover intervenções pedagógicas para enfrentamento ao bullying. Trata-se do trabalho final de uma disciplina de graduação do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia. Metodologicamente, a proposta parte do método ensaístico com contribuições da análise documental mediadas por trechos de cenas do material fílmico. Como considerações apontamos que o trabalho contribuiu para que os estudantes de educação física questionassem a produção escolar da violência e refletissem sobre possiblidades para seu enfrentamento por meio da prática pedagógica em Educação Física. Ainda, permitiu com que criticassem o processo de formação inicial de professoras e professores da área que, não raro, secundarizam discussões sobre diferenças, violências e desigualdades.
id FURG-5_f91b6721322271ff1e8c582b43723c99
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/15117
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling BANG, BANG! VOCÊ MORREU: : PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O BULLYING EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM DISPOSITIVO FÍLMICOEste artigo objetiva descrever e problematizar alguns trechos do filme Bang, Bang! Você morreu e vislumbrar como, em aulas de educação física, seria possível promover intervenções pedagógicas para enfrentamento ao bullying. Trata-se do trabalho final de uma disciplina de graduação do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia. Metodologicamente, a proposta parte do método ensaístico com contribuições da análise documental mediadas por trechos de cenas do material fílmico. Como considerações apontamos que o trabalho contribuiu para que os estudantes de educação física questionassem a produção escolar da violência e refletissem sobre possiblidades para seu enfrentamento por meio da prática pedagógica em Educação Física. Ainda, permitiu com que criticassem o processo de formação inicial de professoras e professores da área que, não raro, secundarizam discussões sobre diferenças, violências e desigualdades.Lepidus2024-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/1511710.14295/de.v11i1.15117Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 970-9852358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15117/10326Copyright (c) 2023 Diversidade e Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarlos da Cruz Filho, Luiz Victor Vieira da Silva, João de Paula Vilela Mundim, Iago Bispo da Silva, ThiagoOliveira Santos, Samueldo Prado, Vagner Matias2024-01-25T23:27:12Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/15117Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2024-01-25T23:27:12Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv BANG, BANG! VOCÊ MORREU: : PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O BULLYING EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM DISPOSITIVO FÍLMICO
title BANG, BANG! VOCÊ MORREU: : PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O BULLYING EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM DISPOSITIVO FÍLMICO
spellingShingle BANG, BANG! VOCÊ MORREU: : PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O BULLYING EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM DISPOSITIVO FÍLMICO
Carlos da Cruz Filho, Luiz
title_short BANG, BANG! VOCÊ MORREU: : PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O BULLYING EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM DISPOSITIVO FÍLMICO
title_full BANG, BANG! VOCÊ MORREU: : PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O BULLYING EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM DISPOSITIVO FÍLMICO
title_fullStr BANG, BANG! VOCÊ MORREU: : PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O BULLYING EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM DISPOSITIVO FÍLMICO
title_full_unstemmed BANG, BANG! VOCÊ MORREU: : PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O BULLYING EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM DISPOSITIVO FÍLMICO
title_sort BANG, BANG! VOCÊ MORREU: : PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O BULLYING EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE UM DISPOSITIVO FÍLMICO
author Carlos da Cruz Filho, Luiz
author_facet Carlos da Cruz Filho, Luiz
Victor Vieira da Silva, João
de Paula Vilela Mundim, Iago
Bispo da Silva, Thiago
Oliveira Santos, Samuel
do Prado, Vagner Matias
author_role author
author2 Victor Vieira da Silva, João
de Paula Vilela Mundim, Iago
Bispo da Silva, Thiago
Oliveira Santos, Samuel
do Prado, Vagner Matias
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos da Cruz Filho, Luiz
Victor Vieira da Silva, João
de Paula Vilela Mundim, Iago
Bispo da Silva, Thiago
Oliveira Santos, Samuel
do Prado, Vagner Matias
description Este artigo objetiva descrever e problematizar alguns trechos do filme Bang, Bang! Você morreu e vislumbrar como, em aulas de educação física, seria possível promover intervenções pedagógicas para enfrentamento ao bullying. Trata-se do trabalho final de uma disciplina de graduação do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia. Metodologicamente, a proposta parte do método ensaístico com contribuições da análise documental mediadas por trechos de cenas do material fílmico. Como considerações apontamos que o trabalho contribuiu para que os estudantes de educação física questionassem a produção escolar da violência e refletissem sobre possiblidades para seu enfrentamento por meio da prática pedagógica em Educação Física. Ainda, permitiu com que criticassem o processo de formação inicial de professoras e professores da área que, não raro, secundarizam discussões sobre diferenças, violências e desigualdades.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15117
10.14295/de.v11i1.15117
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15117
identifier_str_mv 10.14295/de.v11i1.15117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15117/10326
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Diversidade e Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 11 n. 1 (2023): Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias; 970-985
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044976757604352