O “Farnordeste” Histórico-Cinematográfico: Coronéis, Virgulino Ferreira e Bang-bang no Sertão Brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1392 |
Resumo: | Uma parcela de produções cinematográficas brasileiras, a partir da década de 1950, procurou inserir em sua estrutura de composição fílmica questões como: o enfoque a aspectos históricos: a verossimilhança dos eventos retratados; a identificação nacional com os temas trabalhados; e o propósito de recriar, transportando o cenário do sertão nordestino do Brasil para um modelo estético relacionado ao cinema dos Estados Unidos, o que se observa nas produções relacionadas ao gênero western (faroeste), equiparado ao neologismo “farnordeste”. Neste trabalho, analisaremos primordialmente os filmes Baile Perfumado (1996), de Paulo Caldas e Lírio Ferreira e O Cangaceiro (1997), de Aníbal Massaini Neto, com o objetivo de verificar a perspectiva dos pontos de vista do cangaço no cinema, relacionando e entrecruzando com temas transversais pertinentes ao estudo da República Velha no Brasil, tais como as revoltas sociais de Canudos e do Contestado, mas, principalmente, enfocando as suas relações com a questão do coronelismo e com o modelo de bandido atribuído a Lampião, além de abordar a produção da estética da representação cinematográfica. Dessa forma, o estudo entre cinema e história acerca desse tema é relevante no sentido de propiciar a compreensão das diversas representações artísticas e históricas, de um determinado evento ou personagem. |
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