O “Farnordeste” Histórico-Cinematográfico: Coronéis, Virgulino Ferreira e Bang-bang no Sertão Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Alexandre Maccari
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cassol, Giselle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1392
Resumo: Uma parcela de produções cinematográficas brasileiras, a partir da década de 1950, procurou inserir em sua estrutura de composição fílmica questões como: o enfoque a aspectos históricos: a verossimilhança dos eventos retratados; a identificação nacional com os temas trabalhados; e o propósito de recriar, transportando o cenário do sertão nordestino do Brasil para um modelo estético relacionado ao cinema dos Estados Unidos, o que se observa nas produções relacionadas ao gênero western (faroeste), equiparado ao neologismo “farnordeste”. Neste trabalho, analisaremos primordialmente os filmes Baile Perfumado (1996), de Paulo Caldas e Lírio Ferreira e O Cangaceiro (1997), de Aníbal Massaini Neto, com o objetivo de verificar a perspectiva dos pontos de vista do cangaço no cinema, relacionando e entrecruzando com temas transversais pertinentes ao estudo da República Velha no Brasil, tais como as revoltas sociais de Canudos e do Contestado, mas, principalmente, enfocando as suas relações com a questão do coronelismo e com o modelo de bandido atribuído a Lampião, além de abordar a produção da estética da representação cinematográfica. Dessa forma, o estudo entre cinema e história acerca desse tema é relevante no sentido de propiciar a compreensão das diversas representações artísticas e históricas, de um determinado evento ou personagem.  
id UFSM-10_e979393b3f204dcb99a0f333a3e86dfc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1392
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling O “Farnordeste” Histórico-Cinematográfico: Coronéis, Virgulino Ferreira e Bang-bang no Sertão BrasileiroCinema e históriaCangaçoWestern/"Farnordeste" Uma parcela de produções cinematográficas brasileiras, a partir da década de 1950, procurou inserir em sua estrutura de composição fílmica questões como: o enfoque a aspectos históricos: a verossimilhança dos eventos retratados; a identificação nacional com os temas trabalhados; e o propósito de recriar, transportando o cenário do sertão nordestino do Brasil para um modelo estético relacionado ao cinema dos Estados Unidos, o que se observa nas produções relacionadas ao gênero western (faroeste), equiparado ao neologismo “farnordeste”. Neste trabalho, analisaremos primordialmente os filmes Baile Perfumado (1996), de Paulo Caldas e Lírio Ferreira e O Cangaceiro (1997), de Aníbal Massaini Neto, com o objetivo de verificar a perspectiva dos pontos de vista do cangaço no cinema, relacionando e entrecruzando com temas transversais pertinentes ao estudo da República Velha no Brasil, tais como as revoltas sociais de Canudos e do Contestado, mas, principalmente, enfocando as suas relações com a questão do coronelismo e com o modelo de bandido atribuído a Lampião, além de abordar a produção da estética da representação cinematográfica. Dessa forma, o estudo entre cinema e história acerca desse tema é relevante no sentido de propiciar a compreensão das diversas representações artísticas e históricas, de um determinado evento ou personagem.  Universidade Federal de Santa Maria2010-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1392Revista Sociais e Humanas; v. 18 n. 2 (2005); 21-322317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1392/813Ferreira, Alexandre MaccariCassol, Giselleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:01:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1392Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:01:38Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O “Farnordeste” Histórico-Cinematográfico: Coronéis, Virgulino Ferreira e Bang-bang no Sertão Brasileiro
title O “Farnordeste” Histórico-Cinematográfico: Coronéis, Virgulino Ferreira e Bang-bang no Sertão Brasileiro
spellingShingle O “Farnordeste” Histórico-Cinematográfico: Coronéis, Virgulino Ferreira e Bang-bang no Sertão Brasileiro
Ferreira, Alexandre Maccari
Cinema e história
Cangaço
Western/"Farnordeste"
title_short O “Farnordeste” Histórico-Cinematográfico: Coronéis, Virgulino Ferreira e Bang-bang no Sertão Brasileiro
title_full O “Farnordeste” Histórico-Cinematográfico: Coronéis, Virgulino Ferreira e Bang-bang no Sertão Brasileiro
title_fullStr O “Farnordeste” Histórico-Cinematográfico: Coronéis, Virgulino Ferreira e Bang-bang no Sertão Brasileiro
title_full_unstemmed O “Farnordeste” Histórico-Cinematográfico: Coronéis, Virgulino Ferreira e Bang-bang no Sertão Brasileiro
title_sort O “Farnordeste” Histórico-Cinematográfico: Coronéis, Virgulino Ferreira e Bang-bang no Sertão Brasileiro
author Ferreira, Alexandre Maccari
author_facet Ferreira, Alexandre Maccari
Cassol, Giselle
author_role author
author2 Cassol, Giselle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Alexandre Maccari
Cassol, Giselle
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema e história
Cangaço
Western/"Farnordeste"
topic Cinema e história
Cangaço
Western/"Farnordeste"
description Uma parcela de produções cinematográficas brasileiras, a partir da década de 1950, procurou inserir em sua estrutura de composição fílmica questões como: o enfoque a aspectos históricos: a verossimilhança dos eventos retratados; a identificação nacional com os temas trabalhados; e o propósito de recriar, transportando o cenário do sertão nordestino do Brasil para um modelo estético relacionado ao cinema dos Estados Unidos, o que se observa nas produções relacionadas ao gênero western (faroeste), equiparado ao neologismo “farnordeste”. Neste trabalho, analisaremos primordialmente os filmes Baile Perfumado (1996), de Paulo Caldas e Lírio Ferreira e O Cangaceiro (1997), de Aníbal Massaini Neto, com o objetivo de verificar a perspectiva dos pontos de vista do cangaço no cinema, relacionando e entrecruzando com temas transversais pertinentes ao estudo da República Velha no Brasil, tais como as revoltas sociais de Canudos e do Contestado, mas, principalmente, enfocando as suas relações com a questão do coronelismo e com o modelo de bandido atribuído a Lampião, além de abordar a produção da estética da representação cinematográfica. Dessa forma, o estudo entre cinema e história acerca desse tema é relevante no sentido de propiciar a compreensão das diversas representações artísticas e históricas, de um determinado evento ou personagem.  
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1392
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1392/813
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 18 n. 2 (2005); 21-32
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944177285332992