GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DE MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diversidade e Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11160 |
Resumo: | O foco desta pesquisa é discutir como movimentos ultraconservadores, especialmente o Movimento Escola Sem Partido tem se organizado para a retirada de estudos e reflexões sobre gênero e sexualidade das escolas brasileiras. Com base na abordagem qualitativa da pesquisa, realizamos estudos teóricos e documentais, referenciados em autoras como: Scott (1995), Louro (2007) (2019), Paraiso (2016), Mattos (2018), e nos autores: Penna (2016a) (2016b), Seffner (2016) e Miguel (2017). Concluiu-se que movimentos ultraconservadores tem se utilizado de um certo pânico moral para subverter conceitos científicos atribuídos a gênero e sexualidade, propagando discursos conservadores nos meios sociais, criando uma cortina de fumaça, resultando na falácia chamada “ideologia de gênero”. Tal discurso tem sido utilizado como estratégia do MESP para impedir que o tema seja trabalhado e re-inserido em documentos educacionais como o Plano Nacional de Educação –PNE (2014-2024) e nas proposições de currículos escolares oficiais - Base Nacional Comum Curricular (BNCC). |
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