Gênero e sexualidade na educação brasileira em tempos de movimento escola sem partido
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10854 |
Resumo: | Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 427-451, Jan./Jun. 2020. |
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Gênero e sexualidade na educação brasileira em tempos de movimento escola sem partidoGénero y sexualidad en la educación brasileña en tiempos de movimiento escuela sin partidoGender and sexualityin brazilian education in times of non partisan school movementMovimentos ultraconservadoresGêneroSexualidadeEscolaMovimientos ultraconservadoresGéneroSexualidadEscuelaUltraconservative movementsGenderSexualitySchoolRevista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 427-451, Jan./Jun. 2020.O foco desta pesquisa é discutir como movimentos ultraconservadores, especialmente o Movimento Escola Sem Partido tem se organizado para a retirada de estudos e reflexões sobre gênero e sexualidade das escolas brasileiras. Com base na abordagem qualitativa da pesquisa, realizamos estudos teóricos e documentais, referenciados em autoras como: Scott (1995), Louro (2007) (2019), Paraiso (2016), Mattos (2018), e nos autores: Penna (2016a) (2016b), Seffner (2016) e Miguel (2017). Concluiu-se que movimentos ultraconservadores tem se utilizado de um certo pânico moral para subverter conceitos científicos atribuídos a gênero e sexualidade, propagando discursos conservadores nos meios sociais, criando uma cortina de fumaça, resultando na falácia chamada “ideologia de gênero”. Tal discurso tem sido utilizado como estratégia do MESP para impedir que o tema seja trabalhado e re-inserido em documentos educacionais como o Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024) e nas proposições de currículos escolares oficiais - Base Nacional Comum Curricular (BNCC).El enfoque de esta investigación es discutir cómo movimientos ultraconservadores, especialmente el Movimiento Escuela Sin Partido (MESP) tiene se organizado para la retirada de estudios y reflexiones sobre género y sexualidad de las escuelas brasileñas. Con base en el abordaje cualitativo de la investigación, realizamos estudios teóricos y documentales, basados en autoras como: Scott (1995), Louro (2007) (2019), Paraiso (2016), Mattos (2018), y en los autores: Penna (2016a) (2016b), Seffner (2016) y Miguel (2017). Se concluyó que movimientos ultraconservadores se habían utilizado de cierto pánico moral para subvertir conceptos científicos atribuidos a género y sexualidad, propagando discursos conservadores en los medios sociales, creando una cortina de humo, resultando en la falacia llamada “ideología de género”. Ese discurso ha sido utilizado como estrategia del MESP para impedir que el tema sea trabajado y re-inserido en documentos educacionales como el Plan Nacional de Educación – PNE (2014-2024) y en las proposiciones de currículos escolares oficiales – Base Nacional Común Curricular (BNCC).The focus of this research is to discuss how the ultraconservative movements, especially the Non Partisan School Movement, have caused the removal of the studies and questions about gender and sexuality in the brazilian educational curriculum. Based on the qualitative research approach, we did theoretical and documentary studies, referenced in female authors as: Scott (1995), Louro (2007) (2019), Paraiso (2016), Mattos (2018), and in male authors as: Penna (2016a) (2016b), Seffner (2016) e Miguel (2017). It was concluded that ultraconservative movements have taken advantage of the moral panic to subvert the scientific concepts assigned to gender and sexuality, disseminating conservative discourse in social environment, creating a smoke screen that results in the fallacy called "Queer Theory". That's peech has been utilized as a strategy of MESP to stop the theme from being worked andreinserted in educational files like the National Education Plan (2014-2024) and in the prepositions of the new educational resumes that have as reference, the National Curricular Common Base (BNCC).Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-18T01:18:05Z2023-04-18T01:18:05Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARROSO, R. R. J.; SILVA, L. C. M. Gênero e sexualidade na educação brasileira em tempos de movimento escola sem partido. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 427–451, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11160. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11160. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1085410.14295/de.v8i1.11160porBarroso, Ramon Roberto de JesusSilva, Lana Claudia Macedo dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-18T01:18:06Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10854Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-18T01:18:06Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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