A CRIAÇÃO DE ACONTECIMENTOS: EXPERIÊNCIA GRUPAL NO PROCESSO DE ADOLE (SER)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, Luana Moletta
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barichello, Fernanda Belle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diversidade e Educação
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9627
Resumo: O presente artigo tem a pretensão de articular reflexões possíveis a partir da experienciação de grupo com adolescentes em uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Foi colocada como necessidade posterior aos relatos e acontecimentos de um certo mal-estar com sintomas depressivos ou de ansiedade problemática no contexto escolar. Assim, a partir dos encontros com o grupo, foram traçadas discussões teórico-práticas tendo como amparo a metodologia cartográfica, o que fomentou a produção de realidades de uma conflitiva à valorização das singularidades como sendo uma forma expressa de resistência, frente a uma coligação sustentada por discursos aliados a um saber que produz verdades e modos de ser.
id FURG-5_fbd8209e95949897d793d28d863a9084
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9627
network_acronym_str FURG-5
network_name_str Revista Diversidade e Educação
repository_id_str
spelling A CRIAÇÃO DE ACONTECIMENTOS: EXPERIÊNCIA GRUPAL NO PROCESSO DE ADOLE (SER)O presente artigo tem a pretensão de articular reflexões possíveis a partir da experienciação de grupo com adolescentes em uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Foi colocada como necessidade posterior aos relatos e acontecimentos de um certo mal-estar com sintomas depressivos ou de ansiedade problemática no contexto escolar. Assim, a partir dos encontros com o grupo, foram traçadas discussões teórico-práticas tendo como amparo a metodologia cartográfica, o que fomentou a produção de realidades de uma conflitiva à valorização das singularidades como sendo uma forma expressa de resistência, frente a uma coligação sustentada por discursos aliados a um saber que produz verdades e modos de ser.Lepidus2020-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/962710.14295/de.v7i2.9627Diversidade e Educação; v. 7 n. 2 (2019): Dossiê: Masculinidades em pauta; 401 - 4162358-8853reponame:Revista Diversidade e Educaçãoinstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9627/7463Copyright (c) 2020 Diversidade e Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho, Luana MolettaBarichello, Fernanda Belle2020-06-17T03:01:37Zoai:periodicos.furg.br:article/9627Revistahttps://periodicos.furg.br/divedu/ONGhttps://periodicos.furg.br/divedu/oaipribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br2358-88532358-8853opendoar:2020-06-17T03:01:37Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A CRIAÇÃO DE ACONTECIMENTOS: EXPERIÊNCIA GRUPAL NO PROCESSO DE ADOLE (SER)
title A CRIAÇÃO DE ACONTECIMENTOS: EXPERIÊNCIA GRUPAL NO PROCESSO DE ADOLE (SER)
spellingShingle A CRIAÇÃO DE ACONTECIMENTOS: EXPERIÊNCIA GRUPAL NO PROCESSO DE ADOLE (SER)
de Carvalho, Luana Moletta
title_short A CRIAÇÃO DE ACONTECIMENTOS: EXPERIÊNCIA GRUPAL NO PROCESSO DE ADOLE (SER)
title_full A CRIAÇÃO DE ACONTECIMENTOS: EXPERIÊNCIA GRUPAL NO PROCESSO DE ADOLE (SER)
title_fullStr A CRIAÇÃO DE ACONTECIMENTOS: EXPERIÊNCIA GRUPAL NO PROCESSO DE ADOLE (SER)
title_full_unstemmed A CRIAÇÃO DE ACONTECIMENTOS: EXPERIÊNCIA GRUPAL NO PROCESSO DE ADOLE (SER)
title_sort A CRIAÇÃO DE ACONTECIMENTOS: EXPERIÊNCIA GRUPAL NO PROCESSO DE ADOLE (SER)
author de Carvalho, Luana Moletta
author_facet de Carvalho, Luana Moletta
Barichello, Fernanda Belle
author_role author
author2 Barichello, Fernanda Belle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho, Luana Moletta
Barichello, Fernanda Belle
description O presente artigo tem a pretensão de articular reflexões possíveis a partir da experienciação de grupo com adolescentes em uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Foi colocada como necessidade posterior aos relatos e acontecimentos de um certo mal-estar com sintomas depressivos ou de ansiedade problemática no contexto escolar. Assim, a partir dos encontros com o grupo, foram traçadas discussões teórico-práticas tendo como amparo a metodologia cartográfica, o que fomentou a produção de realidades de uma conflitiva à valorização das singularidades como sendo uma forma expressa de resistência, frente a uma coligação sustentada por discursos aliados a um saber que produz verdades e modos de ser.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9627
10.14295/de.v7i2.9627
url https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9627
identifier_str_mv 10.14295/de.v7i2.9627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9627/7463
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Diversidade e Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Diversidade e Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Diversidade e Educação; v. 7 n. 2 (2019): Dossiê: Masculinidades em pauta; 401 - 416
2358-8853
reponame:Revista Diversidade e Educação
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Diversidade e Educação
collection Revista Diversidade e Educação
repository.name.fl_str_mv Revista Diversidade e Educação - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv pribeiro@furg.br || angelicacdm@gmail.com || diversidadeeducacao@furg.br
_version_ 1798044979048742912