A criação de acontecimentos: a experiência grupal no processo de adole (ser)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10937 |
Resumo: | Revista Diversidade e Educação, v. 7, n.2,p.401-416, Jul./Dez.2019. |
id |
FURG_4d043293f07b5979b8838c32f885d6f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/10937 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
A criação de acontecimentos: a experiência grupal no processo de adole (ser)La experiencia de grupo en el proceso de adole (ser)The group experience in the process of adole (ser)GrupoAdolescentesMetodologia cartográficaMetodología cartográficaGroupTeenagersCartographic methodologyRevista Diversidade e Educação, v. 7, n.2,p.401-416, Jul./Dez.2019.O presente artigo tem a pretensão de articular reflexões a partir da experienciação de grupo com adolescentes em uma escola do interior do Rio Grande do Sul.A formação do grupo foi sustentada posterior aos relatos e acontecimentos de um certo mal-estar com sintomas depressivos ou de ansiedade problemática no contexto escolar. Assim, a partir dos encontros e das discussões teórico-práticas possibilitadas juntamente ao grupo, o trabalho se evidencia à metodologia cartográfica, entendendo que a produção de realidades cunha de uma valorização das singularidades. Posto isso, a experiência grupal refere-se a uma forma de resistência frente à instituição escolar, que além de bases de ensino, é sustentada por discursos aliados a um saber que produz verdades e modos de ser.Este artículo tiene la intención de articular reflexiones de la experiencia grupal con adolescentes en una escuela en el interior de Rio Grande do Sul. La formación del grupo se sostuvo después de los informes y eventos de um cierto malestar com sintomas depresivos o ansiedad problemática e nel contexto escolar. Así, a partir de las reuniones y discusiones teórico-prácticas que fueron posibles junto conel grupo, el trabajo se evidencia em la metodología cartográfica, entendiendo que la producción de realidades cuña de una apreciación de singularidades. Dichoesto, la experiencia grupal se refiere a una forma de resistencia hacia la institución escolar, que, además de las bases educativas, está respaldada por discursos aliados a unconocimiento que produce verdades y formas de ser.The present article intends to articulate reflections from a group experience with teenagers at a school in the countryside of Rio Grande do Sul. The formation of the group was sustained after reports and events of a certain malaise with depressive symptoms or anxiety in the school context. Thus, based on meetings and theoretical and practical discussions with the group, the work is evident in the cartographic methodology, understanding that the production of realities is aimed at valuing singularities. Therefore, the group experience refers to a form of resistance to the school institution, which in addition to its teaching bases, is support by discourses of knowledge that produces truths and ways of being.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-08T02:24:55Z2023-05-08T02:24:55Z2020-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, L. M. de; BARICHELLO, F. B. A criação de acontecimentos: experiência grupal no processo de adole (ser). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 401–416, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9627. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9627. Acesso em: 28 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1093710.14295/de.v7i2.9627porCarvalho, Luana Moletta deBarichello, Fernanda Belleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-08T02:24:55Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10937Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-08T02:24:55Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criação de acontecimentos: a experiência grupal no processo de adole (ser) La experiencia de grupo en el proceso de adole (ser) The group experience in the process of adole (ser) |
title |
A criação de acontecimentos: a experiência grupal no processo de adole (ser) |
spellingShingle |
A criação de acontecimentos: a experiência grupal no processo de adole (ser) Carvalho, Luana Moletta de Grupo Adolescentes Metodologia cartográfica Metodología cartográfica Group Teenagers Cartographic methodology |
title_short |
A criação de acontecimentos: a experiência grupal no processo de adole (ser) |
title_full |
A criação de acontecimentos: a experiência grupal no processo de adole (ser) |
title_fullStr |
A criação de acontecimentos: a experiência grupal no processo de adole (ser) |
title_full_unstemmed |
A criação de acontecimentos: a experiência grupal no processo de adole (ser) |
title_sort |
A criação de acontecimentos: a experiência grupal no processo de adole (ser) |
author |
Carvalho, Luana Moletta de |
author_facet |
Carvalho, Luana Moletta de Barichello, Fernanda Belle |
author_role |
author |
author2 |
Barichello, Fernanda Belle |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Luana Moletta de Barichello, Fernanda Belle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupo Adolescentes Metodologia cartográfica Metodología cartográfica Group Teenagers Cartographic methodology |
topic |
Grupo Adolescentes Metodologia cartográfica Metodología cartográfica Group Teenagers Cartographic methodology |
description |
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n.2,p.401-416, Jul./Dez.2019. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-20 2023-05-08T02:24:55Z 2023-05-08T02:24:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARVALHO, L. M. de; BARICHELLO, F. B. A criação de acontecimentos: experiência grupal no processo de adole (ser). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 401–416, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9627. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9627. Acesso em: 28 abr. 2023. E-ISSN 2358-8853 https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10937 10.14295/de.v7i2.9627 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, L. M. de; BARICHELLO, F. B. A criação de acontecimentos: experiência grupal no processo de adole (ser). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 401–416, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9627. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9627. Acesso em: 28 abr. 2023. E-ISSN 2358-8853 10.14295/de.v7i2.9627 |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384383930236928 |