Remdesivir e lopinavir/ritonavir frente ao novo coronavírus: breve revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lara Beatriz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ramos, Daniela Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vittalle (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/11572
Resumo: O novo vírus, denominado SARS-CoV-2, causador da COVID-19, demonstrou alta capacidade de transmissibilidade e infectividade. Devido à inexistência de uma vacina e tratamentos específicos para a COVID-19, até o momento, as pesquisas e estudos clínicos têm redirecionado medicamentos já avaliados frente a outras doenças, para o combate do novo coronavírus. Alguns medicamentos que possam ser promissores no combate de doenças virais, têm sido alvo de estudos devido aos avanços técnico-científicos em relação aos seus mecanismos de ação e dos resultados experimentais e clínicos já obtidos, como é o caso dos fármacos Remdesivir, Lopinavir e Ritonavir. Esse trabalho teve como objetivo realizar uma revisão breve na literatura científica, incluindo estudos que abordassem antivirais como possíveis fármacos promissores no combate ao SARS-CoV-2. Nesse sentido, diante dos estudos analisados, foi demonstrado que os resultados do uso de Remdesivir frente à COVID-19 se mostraram candidatos para o tratamento da SARS-CoV-2. Já os antivirais Lopinavir/Ritonavir, parecem ter eficácia contra o SARS-CoV-2, além do que, quando associados a outros medicamentos, também podem ser efetivos contra doenças causadas por coronavírus. Mesmo com evidências científicas quanto a possibilidade de reposicionar alguns destes antivirais como alternativa farmacológica no manejo dos casos desta pandemia causada por SARS-CoV-2, são necessárias maiores investigações pré-clínicas e clínicas para nortear o uso destes compostos como estratégias terapêuticas frente a esta nova pandemia.
id FURG-6_03098c129e20a8100866f7b618c64146
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11572
network_acronym_str FURG-6
network_name_str Vittalle (Online)
repository_id_str
spelling Remdesivir e lopinavir/ritonavir frente ao novo coronavírus: breve revisãoCOVID-19TerapiaAntimicrobianosAntiviraisO novo vírus, denominado SARS-CoV-2, causador da COVID-19, demonstrou alta capacidade de transmissibilidade e infectividade. Devido à inexistência de uma vacina e tratamentos específicos para a COVID-19, até o momento, as pesquisas e estudos clínicos têm redirecionado medicamentos já avaliados frente a outras doenças, para o combate do novo coronavírus. Alguns medicamentos que possam ser promissores no combate de doenças virais, têm sido alvo de estudos devido aos avanços técnico-científicos em relação aos seus mecanismos de ação e dos resultados experimentais e clínicos já obtidos, como é o caso dos fármacos Remdesivir, Lopinavir e Ritonavir. Esse trabalho teve como objetivo realizar uma revisão breve na literatura científica, incluindo estudos que abordassem antivirais como possíveis fármacos promissores no combate ao SARS-CoV-2. Nesse sentido, diante dos estudos analisados, foi demonstrado que os resultados do uso de Remdesivir frente à COVID-19 se mostraram candidatos para o tratamento da SARS-CoV-2. Já os antivirais Lopinavir/Ritonavir, parecem ter eficácia contra o SARS-CoV-2, além do que, quando associados a outros medicamentos, também podem ser efetivos contra doenças causadas por coronavírus. Mesmo com evidências científicas quanto a possibilidade de reposicionar alguns destes antivirais como alternativa farmacológica no manejo dos casos desta pandemia causada por SARS-CoV-2, são necessárias maiores investigações pré-clínicas e clínicas para nortear o uso destes compostos como estratégias terapêuticas frente a esta nova pandemia.Universidade Federal do Rio Grande2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão da literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/1157210.14295/vittalle.v32i1.11572VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 32 n. 1 (2020); 43-552177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/11572/7574Copyright (c) 2020 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Lara BeatrizRamos, Daniela Fernandes2020-08-06T12:49:19Zoai:periodicos.furg.br:article/11572Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2020-08-06T12:49:19Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Remdesivir e lopinavir/ritonavir frente ao novo coronavírus: breve revisão
title Remdesivir e lopinavir/ritonavir frente ao novo coronavírus: breve revisão
spellingShingle Remdesivir e lopinavir/ritonavir frente ao novo coronavírus: breve revisão
Ferreira, Lara Beatriz
COVID-19
Terapia
Antimicrobianos
Antivirais
title_short Remdesivir e lopinavir/ritonavir frente ao novo coronavírus: breve revisão
title_full Remdesivir e lopinavir/ritonavir frente ao novo coronavírus: breve revisão
title_fullStr Remdesivir e lopinavir/ritonavir frente ao novo coronavírus: breve revisão
title_full_unstemmed Remdesivir e lopinavir/ritonavir frente ao novo coronavírus: breve revisão
title_sort Remdesivir e lopinavir/ritonavir frente ao novo coronavírus: breve revisão
author Ferreira, Lara Beatriz
author_facet Ferreira, Lara Beatriz
Ramos, Daniela Fernandes
author_role author
author2 Ramos, Daniela Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Lara Beatriz
Ramos, Daniela Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
Terapia
Antimicrobianos
Antivirais
topic COVID-19
Terapia
Antimicrobianos
Antivirais
description O novo vírus, denominado SARS-CoV-2, causador da COVID-19, demonstrou alta capacidade de transmissibilidade e infectividade. Devido à inexistência de uma vacina e tratamentos específicos para a COVID-19, até o momento, as pesquisas e estudos clínicos têm redirecionado medicamentos já avaliados frente a outras doenças, para o combate do novo coronavírus. Alguns medicamentos que possam ser promissores no combate de doenças virais, têm sido alvo de estudos devido aos avanços técnico-científicos em relação aos seus mecanismos de ação e dos resultados experimentais e clínicos já obtidos, como é o caso dos fármacos Remdesivir, Lopinavir e Ritonavir. Esse trabalho teve como objetivo realizar uma revisão breve na literatura científica, incluindo estudos que abordassem antivirais como possíveis fármacos promissores no combate ao SARS-CoV-2. Nesse sentido, diante dos estudos analisados, foi demonstrado que os resultados do uso de Remdesivir frente à COVID-19 se mostraram candidatos para o tratamento da SARS-CoV-2. Já os antivirais Lopinavir/Ritonavir, parecem ter eficácia contra o SARS-CoV-2, além do que, quando associados a outros medicamentos, também podem ser efetivos contra doenças causadas por coronavírus. Mesmo com evidências científicas quanto a possibilidade de reposicionar alguns destes antivirais como alternativa farmacológica no manejo dos casos desta pandemia causada por SARS-CoV-2, são necessárias maiores investigações pré-clínicas e clínicas para nortear o uso destes compostos como estratégias terapêuticas frente a esta nova pandemia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão da literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/11572
10.14295/vittalle.v32i1.11572
url https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/11572
identifier_str_mv 10.14295/vittalle.v32i1.11572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/11572/7574
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 32 n. 1 (2020); 43-55
2177-7853
1413-3563
reponame:Vittalle (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vittalle (Online)
collection Vittalle (Online)
repository.name.fl_str_mv Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv vittalle@furg.br
_version_ 1797041721173868544