VISUALIZANDO A SAÚDE COLETIVA NO TRABALHO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vittalle (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7610 |
Resumo: | Este trabalho apresentou um estudo com docentes envolvidos na formação acadêmica, sendo enfocado o processo de trabalho da enfermagem para a atuação em Saúde Coletiva. O foco centrou-se no processo de trabalho, pretendendo identificar os instrumentos utilizados na formação acadêmica para atuar na organização do trabalho e investigar a adequação entre os saberes e práticas no processo de produção e reprodução de saúde, no trabalho da enfermagem para a formação acadêmica. Na análise dos dados, foram destacados como instrumentos de trabalho o conhecimento como saber científico, que caracteriza a enfermagem como uma prática social e todos os materiais utilizados na prática diária do profissional enfermeiro enquanto educador. |
id |
FURG-6_18f90d339dfb4cfb6b65f6b2a75d0b70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7610 |
network_acronym_str |
FURG-6 |
network_name_str |
Vittalle (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
VISUALIZANDO A SAÚDE COLETIVA NO TRABALHO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEMsaúde públicatrabalhoEducação em EnfermagemPublic HealthworkEducation in NursingEste trabalho apresentou um estudo com docentes envolvidos na formação acadêmica, sendo enfocado o processo de trabalho da enfermagem para a atuação em Saúde Coletiva. O foco centrou-se no processo de trabalho, pretendendo identificar os instrumentos utilizados na formação acadêmica para atuar na organização do trabalho e investigar a adequação entre os saberes e práticas no processo de produção e reprodução de saúde, no trabalho da enfermagem para a formação acadêmica. Na análise dos dados, foram destacados como instrumentos de trabalho o conhecimento como saber científico, que caracteriza a enfermagem como uma prática social e todos os materiais utilizados na prática diária do profissional enfermeiro enquanto educador.Universidade Federal do Rio Grande2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/761010.14295/vittalle.v17i1.7610VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 17 n. 1 (2005); 29-402177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7610/4948Copyright (c) 2017 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMARTINS, SIBELE DA ROCHASENA, JANAÍNARUBIRA, LÍLIAN TELESDALPRÁ, LIANE ROSSALESCEZAR-VAZ, MARTA REGINA2017-12-11T18:17:50Zoai:periodicos.furg.br:article/7610Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2017-12-11T18:17:50Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VISUALIZANDO A SAÚDE COLETIVA NO TRABALHO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM |
title |
VISUALIZANDO A SAÚDE COLETIVA NO TRABALHO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM |
spellingShingle |
VISUALIZANDO A SAÚDE COLETIVA NO TRABALHO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM MARTINS, SIBELE DA ROCHA saúde pública trabalho Educação em Enfermagem Public Health work Education in Nursing |
title_short |
VISUALIZANDO A SAÚDE COLETIVA NO TRABALHO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM |
title_full |
VISUALIZANDO A SAÚDE COLETIVA NO TRABALHO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM |
title_fullStr |
VISUALIZANDO A SAÚDE COLETIVA NO TRABALHO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
VISUALIZANDO A SAÚDE COLETIVA NO TRABALHO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM |
title_sort |
VISUALIZANDO A SAÚDE COLETIVA NO TRABALHO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM |
author |
MARTINS, SIBELE DA ROCHA |
author_facet |
MARTINS, SIBELE DA ROCHA SENA, JANAÍNA RUBIRA, LÍLIAN TELES DALPRÁ, LIANE ROSSALES CEZAR-VAZ, MARTA REGINA |
author_role |
author |
author2 |
SENA, JANAÍNA RUBIRA, LÍLIAN TELES DALPRÁ, LIANE ROSSALES CEZAR-VAZ, MARTA REGINA |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTINS, SIBELE DA ROCHA SENA, JANAÍNA RUBIRA, LÍLIAN TELES DALPRÁ, LIANE ROSSALES CEZAR-VAZ, MARTA REGINA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
saúde pública trabalho Educação em Enfermagem Public Health work Education in Nursing |
topic |
saúde pública trabalho Educação em Enfermagem Public Health work Education in Nursing |
description |
Este trabalho apresentou um estudo com docentes envolvidos na formação acadêmica, sendo enfocado o processo de trabalho da enfermagem para a atuação em Saúde Coletiva. O foco centrou-se no processo de trabalho, pretendendo identificar os instrumentos utilizados na formação acadêmica para atuar na organização do trabalho e investigar a adequação entre os saberes e práticas no processo de produção e reprodução de saúde, no trabalho da enfermagem para a formação acadêmica. Na análise dos dados, foram destacados como instrumentos de trabalho o conhecimento como saber científico, que caracteriza a enfermagem como uma prática social e todos os materiais utilizados na prática diária do profissional enfermeiro enquanto educador. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7610 10.14295/vittalle.v17i1.7610 |
url |
https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7610 |
identifier_str_mv |
10.14295/vittalle.v17i1.7610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/7610/4948 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 17 n. 1 (2005); 29-40 2177-7853 1413-3563 reponame:Vittalle (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Vittalle (Online) |
collection |
Vittalle (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
vittalle@furg.br |
_version_ |
1797041720413650944 |