DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Obirajara
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Trindade, Gilma Santos, Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vittalle (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6017
Resumo: O ensino médico no Brasil, especialmente nas últimas duas décadas, tornou-se objeto privilegiado de análise e debates pelos profissionais da área e pela sociedade em geral. As discussões são pautadas pela necessidade de uma reflexão acurada sobre saúde e sociedade, paradigmas médicos e estilos de pensamento, saberes e práticas, modelos assistenciais e resolutividade dos problemas de saúde, políticas públicas e projetos pedagógicos de cursos. Há um consenso quanto à necessidade de reformulação de determinados aspectos da formação médica com vistas a uma satisfação das demandas assistenciais atuais, de acordo com as Diretrizes Curriculares. A maioria dos cursos de Medicina ainda se encontra organizada de acordo com as proposições do Relatório Flexner, com um modelo de ensino centrado no hospital, caracterizado pela fragmentação do currículo e por metodologias centradas no professor. O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre as mudanças no currículo médico a partir da aprovação das Diretrizes Curriculares.
id FURG-6_5d89d654cac245fce415ceba647b0b0c
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6017
network_acronym_str FURG-6
network_name_str Vittalle (Online)
repository_id_str
spelling DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOISDiretrizes CurricularesCurrículoEducação MédicaEnsino SuperiorO ensino médico no Brasil, especialmente nas últimas duas décadas, tornou-se objeto privilegiado de análise e debates pelos profissionais da área e pela sociedade em geral. As discussões são pautadas pela necessidade de uma reflexão acurada sobre saúde e sociedade, paradigmas médicos e estilos de pensamento, saberes e práticas, modelos assistenciais e resolutividade dos problemas de saúde, políticas públicas e projetos pedagógicos de cursos. Há um consenso quanto à necessidade de reformulação de determinados aspectos da formação médica com vistas a uma satisfação das demandas assistenciais atuais, de acordo com as Diretrizes Curriculares. A maioria dos cursos de Medicina ainda se encontra organizada de acordo com as proposições do Relatório Flexner, com um modelo de ensino centrado no hospital, caracterizado pela fragmentação do currículo e por metodologias centradas no professor. O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre as mudanças no currículo médico a partir da aprovação das Diretrizes Curriculares.Universidade Federal do Rio Grande2016-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6017VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 25 n. 1 (2013); 29-352177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6017/3704Copyright (c) 2016 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, ObirajaraTrindade, Gilma SantosCarvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de2018-11-09T12:55:10Zoai:periodicos.furg.br:article/6017Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2018-11-09T12:55:10Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS
title DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS
spellingShingle DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS
Rodrigues, Obirajara
Diretrizes Curriculares
Currículo
Educação Médica
Ensino Superior
title_short DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS
title_full DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS
title_fullStr DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS
title_full_unstemmed DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS
title_sort DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS
author Rodrigues, Obirajara
author_facet Rodrigues, Obirajara
Trindade, Gilma Santos
Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de
author_role author
author2 Trindade, Gilma Santos
Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Obirajara
Trindade, Gilma Santos
Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de
dc.subject.por.fl_str_mv Diretrizes Curriculares
Currículo
Educação Médica
Ensino Superior
topic Diretrizes Curriculares
Currículo
Educação Médica
Ensino Superior
description O ensino médico no Brasil, especialmente nas últimas duas décadas, tornou-se objeto privilegiado de análise e debates pelos profissionais da área e pela sociedade em geral. As discussões são pautadas pela necessidade de uma reflexão acurada sobre saúde e sociedade, paradigmas médicos e estilos de pensamento, saberes e práticas, modelos assistenciais e resolutividade dos problemas de saúde, políticas públicas e projetos pedagógicos de cursos. Há um consenso quanto à necessidade de reformulação de determinados aspectos da formação médica com vistas a uma satisfação das demandas assistenciais atuais, de acordo com as Diretrizes Curriculares. A maioria dos cursos de Medicina ainda se encontra organizada de acordo com as proposições do Relatório Flexner, com um modelo de ensino centrado no hospital, caracterizado pela fragmentação do currículo e por metodologias centradas no professor. O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre as mudanças no currículo médico a partir da aprovação das Diretrizes Curriculares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6017
url https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6017/3704
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 25 n. 1 (2013); 29-35
2177-7853
1413-3563
reponame:Vittalle (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vittalle (Online)
collection Vittalle (Online)
repository.name.fl_str_mv Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv vittalle@furg.br
_version_ 1797041719059939328