DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vittalle (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6017 |
Resumo: | O ensino médico no Brasil, especialmente nas últimas duas décadas, tornou-se objeto privilegiado de análise e debates pelos profissionais da área e pela sociedade em geral. As discussões são pautadas pela necessidade de uma reflexão acurada sobre saúde e sociedade, paradigmas médicos e estilos de pensamento, saberes e práticas, modelos assistenciais e resolutividade dos problemas de saúde, políticas públicas e projetos pedagógicos de cursos. Há um consenso quanto à necessidade de reformulação de determinados aspectos da formação médica com vistas a uma satisfação das demandas assistenciais atuais, de acordo com as Diretrizes Curriculares. A maioria dos cursos de Medicina ainda se encontra organizada de acordo com as proposições do Relatório Flexner, com um modelo de ensino centrado no hospital, caracterizado pela fragmentação do currículo e por metodologias centradas no professor. O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre as mudanças no currículo médico a partir da aprovação das Diretrizes Curriculares. |
id |
FURG-6_5d89d654cac245fce415ceba647b0b0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6017 |
network_acronym_str |
FURG-6 |
network_name_str |
Vittalle (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOISDiretrizes CurricularesCurrículoEducação MédicaEnsino SuperiorO ensino médico no Brasil, especialmente nas últimas duas décadas, tornou-se objeto privilegiado de análise e debates pelos profissionais da área e pela sociedade em geral. As discussões são pautadas pela necessidade de uma reflexão acurada sobre saúde e sociedade, paradigmas médicos e estilos de pensamento, saberes e práticas, modelos assistenciais e resolutividade dos problemas de saúde, políticas públicas e projetos pedagógicos de cursos. Há um consenso quanto à necessidade de reformulação de determinados aspectos da formação médica com vistas a uma satisfação das demandas assistenciais atuais, de acordo com as Diretrizes Curriculares. A maioria dos cursos de Medicina ainda se encontra organizada de acordo com as proposições do Relatório Flexner, com um modelo de ensino centrado no hospital, caracterizado pela fragmentação do currículo e por metodologias centradas no professor. O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre as mudanças no currículo médico a partir da aprovação das Diretrizes Curriculares.Universidade Federal do Rio Grande2016-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6017VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 25 n. 1 (2013); 29-352177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6017/3704Copyright (c) 2016 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, ObirajaraTrindade, Gilma SantosCarvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de2018-11-09T12:55:10Zoai:periodicos.furg.br:article/6017Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2018-11-09T12:55:10Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS |
title |
DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS |
spellingShingle |
DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS Rodrigues, Obirajara Diretrizes Curriculares Currículo Educação Médica Ensino Superior |
title_short |
DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS |
title_full |
DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS |
title_fullStr |
DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS |
title_full_unstemmed |
DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS |
title_sort |
DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE MEDICINA – UMA DÉCADA DEPOIS |
author |
Rodrigues, Obirajara |
author_facet |
Rodrigues, Obirajara Trindade, Gilma Santos Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Gilma Santos Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Obirajara Trindade, Gilma Santos Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diretrizes Curriculares Currículo Educação Médica Ensino Superior |
topic |
Diretrizes Curriculares Currículo Educação Médica Ensino Superior |
description |
O ensino médico no Brasil, especialmente nas últimas duas décadas, tornou-se objeto privilegiado de análise e debates pelos profissionais da área e pela sociedade em geral. As discussões são pautadas pela necessidade de uma reflexão acurada sobre saúde e sociedade, paradigmas médicos e estilos de pensamento, saberes e práticas, modelos assistenciais e resolutividade dos problemas de saúde, políticas públicas e projetos pedagógicos de cursos. Há um consenso quanto à necessidade de reformulação de determinados aspectos da formação médica com vistas a uma satisfação das demandas assistenciais atuais, de acordo com as Diretrizes Curriculares. A maioria dos cursos de Medicina ainda se encontra organizada de acordo com as proposições do Relatório Flexner, com um modelo de ensino centrado no hospital, caracterizado pela fragmentação do currículo e por metodologias centradas no professor. O presente artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre as mudanças no currículo médico a partir da aprovação das Diretrizes Curriculares. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6017 |
url |
https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6017/3704 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 25 n. 1 (2013); 29-35 2177-7853 1413-3563 reponame:Vittalle (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Vittalle (Online) |
collection |
Vittalle (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
vittalle@furg.br |
_version_ |
1797041719059939328 |