Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Joaquim Edson
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Lopes Júnior,Ademir, Basile,Maria Aparecida, Martins,Milton de Arruda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000200096
Resumo: Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina reforçam a articulação entre a Educação Superior e a Saúde. A faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo definiu, em 1998, princípios muito semelhantes àqueles das Diretrizes formação generalista e humanista , crítica e reflexiva , com capacitação para atuar baseando-se em princípios éticos no processo de saúde doença em seus diferentes níveis de atenção , com ações de promoção , prevenção , recuperação e reabilitação , na perspectiva da integridade da assistência , com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania , como promotor da saúde integral do ser humano . Este artigo documenta as impressões dos alunos do curso médico da FMUSP sobre algumas das propostas curriculares de 1998 presentes nas Diretrizes Nacionais Na FMUSP ocorre maior concentração didática em ambiente hospitalar. Esse contato não sensibiliza o estudante a conhecer os fundamentos do Sistema Único de Saúde. A metodologia de ensino predominante é a tradicional, com aulas expositivas e laboratórios de atividades. A integração entre as disciplinas tem sido limitada. A inserção dos alunos em projetos de iniciação científica e em atividades de monitoria pode estimular tal integração.
id ABEM-1_bf85033c7c7befa1568ecbb0e9f0f902
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022003000200096
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São PauloEducação MédicaEscolas MédicasCurriculoDiretrizesResumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina reforçam a articulação entre a Educação Superior e a Saúde. A faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo definiu, em 1998, princípios muito semelhantes àqueles das Diretrizes formação generalista e humanista , crítica e reflexiva , com capacitação para atuar baseando-se em princípios éticos no processo de saúde doença em seus diferentes níveis de atenção , com ações de promoção , prevenção , recuperação e reabilitação , na perspectiva da integridade da assistência , com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania , como promotor da saúde integral do ser humano . Este artigo documenta as impressões dos alunos do curso médico da FMUSP sobre algumas das propostas curriculares de 1998 presentes nas Diretrizes Nacionais Na FMUSP ocorre maior concentração didática em ambiente hospitalar. Esse contato não sensibiliza o estudante a conhecer os fundamentos do Sistema Único de Saúde. A metodologia de ensino predominante é a tradicional, com aulas expositivas e laboratórios de atividades. A integração entre as disciplinas tem sido limitada. A inserção dos alunos em projetos de iniciação científica e em atividades de monitoria pode estimular tal integração.Associação Brasileira de Educação Médica2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000200096Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.2 2003reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v27.2-004info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Joaquim EdsonLopes Júnior,AdemirBasile,Maria AparecidaMartins,Milton de Arrudapor2021-05-19T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022003000200096Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-05-19T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo
title Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo
spellingShingle Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo
Vieira,Joaquim Edson
Educação Médica
Escolas Médicas
Curriculo
Diretrizes
title_short Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo
title_full Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo
title_fullStr Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo
title_full_unstemmed Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo
title_sort Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo
author Vieira,Joaquim Edson
author_facet Vieira,Joaquim Edson
Lopes Júnior,Ademir
Basile,Maria Aparecida
Martins,Milton de Arruda
author_role author
author2 Lopes Júnior,Ademir
Basile,Maria Aparecida
Martins,Milton de Arruda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Joaquim Edson
Lopes Júnior,Ademir
Basile,Maria Aparecida
Martins,Milton de Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Escolas Médicas
Curriculo
Diretrizes
topic Educação Médica
Escolas Médicas
Curriculo
Diretrizes
description Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina reforçam a articulação entre a Educação Superior e a Saúde. A faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo definiu, em 1998, princípios muito semelhantes àqueles das Diretrizes formação generalista e humanista , crítica e reflexiva , com capacitação para atuar baseando-se em princípios éticos no processo de saúde doença em seus diferentes níveis de atenção , com ações de promoção , prevenção , recuperação e reabilitação , na perspectiva da integridade da assistência , com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania , como promotor da saúde integral do ser humano . Este artigo documenta as impressões dos alunos do curso médico da FMUSP sobre algumas das propostas curriculares de 1998 presentes nas Diretrizes Nacionais Na FMUSP ocorre maior concentração didática em ambiente hospitalar. Esse contato não sensibiliza o estudante a conhecer os fundamentos do Sistema Único de Saúde. A metodologia de ensino predominante é a tradicional, com aulas expositivas e laboratórios de atividades. A integração entre as disciplinas tem sido limitada. A inserção dos alunos em projetos de iniciação científica e em atividades de monitoria pode estimular tal integração.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000200096
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000200096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v27.2-004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.2 2003
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003159953408