Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000200096 |
Resumo: | Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina reforçam a articulação entre a Educação Superior e a Saúde. A faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo definiu, em 1998, princípios muito semelhantes àqueles das Diretrizes formação generalista e humanista , crítica e reflexiva , com capacitação para atuar baseando-se em princípios éticos no processo de saúde doença em seus diferentes níveis de atenção , com ações de promoção , prevenção , recuperação e reabilitação , na perspectiva da integridade da assistência , com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania , como promotor da saúde integral do ser humano . Este artigo documenta as impressões dos alunos do curso médico da FMUSP sobre algumas das propostas curriculares de 1998 presentes nas Diretrizes Nacionais Na FMUSP ocorre maior concentração didática em ambiente hospitalar. Esse contato não sensibiliza o estudante a conhecer os fundamentos do Sistema Único de Saúde. A metodologia de ensino predominante é a tradicional, com aulas expositivas e laboratórios de atividades. A integração entre as disciplinas tem sido limitada. A inserção dos alunos em projetos de iniciação científica e em atividades de monitoria pode estimular tal integração. |
id |
ABEM-1_bf85033c7c7befa1568ecbb0e9f0f902 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022003000200096 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São PauloEducação MédicaEscolas MédicasCurriculoDiretrizesResumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina reforçam a articulação entre a Educação Superior e a Saúde. A faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo definiu, em 1998, princípios muito semelhantes àqueles das Diretrizes formação generalista e humanista , crítica e reflexiva , com capacitação para atuar baseando-se em princípios éticos no processo de saúde doença em seus diferentes níveis de atenção , com ações de promoção , prevenção , recuperação e reabilitação , na perspectiva da integridade da assistência , com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania , como promotor da saúde integral do ser humano . Este artigo documenta as impressões dos alunos do curso médico da FMUSP sobre algumas das propostas curriculares de 1998 presentes nas Diretrizes Nacionais Na FMUSP ocorre maior concentração didática em ambiente hospitalar. Esse contato não sensibiliza o estudante a conhecer os fundamentos do Sistema Único de Saúde. A metodologia de ensino predominante é a tradicional, com aulas expositivas e laboratórios de atividades. A integração entre as disciplinas tem sido limitada. A inserção dos alunos em projetos de iniciação científica e em atividades de monitoria pode estimular tal integração.Associação Brasileira de Educação Médica2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000200096Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.2 2003reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v27.2-004info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Joaquim EdsonLopes Júnior,AdemirBasile,Maria AparecidaMartins,Milton de Arrudapor2021-05-19T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022003000200096Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-05-19T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo |
title |
Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo |
spellingShingle |
Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo Vieira,Joaquim Edson Educação Médica Escolas Médicas Curriculo Diretrizes |
title_short |
Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo |
title_full |
Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo |
title_fullStr |
Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo |
title_sort |
Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo |
author |
Vieira,Joaquim Edson |
author_facet |
Vieira,Joaquim Edson Lopes Júnior,Ademir Basile,Maria Aparecida Martins,Milton de Arruda |
author_role |
author |
author2 |
Lopes Júnior,Ademir Basile,Maria Aparecida Martins,Milton de Arruda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira,Joaquim Edson Lopes Júnior,Ademir Basile,Maria Aparecida Martins,Milton de Arruda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Escolas Médicas Curriculo Diretrizes |
topic |
Educação Médica Escolas Médicas Curriculo Diretrizes |
description |
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina reforçam a articulação entre a Educação Superior e a Saúde. A faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo definiu, em 1998, princípios muito semelhantes àqueles das Diretrizes formação generalista e humanista , crítica e reflexiva , com capacitação para atuar baseando-se em princípios éticos no processo de saúde doença em seus diferentes níveis de atenção , com ações de promoção , prevenção , recuperação e reabilitação , na perspectiva da integridade da assistência , com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania , como promotor da saúde integral do ser humano . Este artigo documenta as impressões dos alunos do curso médico da FMUSP sobre algumas das propostas curriculares de 1998 presentes nas Diretrizes Nacionais Na FMUSP ocorre maior concentração didática em ambiente hospitalar. Esse contato não sensibiliza o estudante a conhecer os fundamentos do Sistema Único de Saúde. A metodologia de ensino predominante é a tradicional, com aulas expositivas e laboratórios de atividades. A integração entre as disciplinas tem sido limitada. A inserção dos alunos em projetos de iniciação científica e em atividades de monitoria pode estimular tal integração. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000200096 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000200096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v27.2-004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.2 2003 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003159953408 |