Obesidade como fator de risco para o agravamento da Covid-19: uma breve revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Audrey Bäscher
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dall'Igna, Dhébora Mozena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vittalle (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/11800
Resumo: Atualmente, o mundo está passando por uma das piores crises relacionadas à saúde, a infecção por um novo coronavírus, agente etiológico da Covid-19, com alta taxa de transmissibilidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu que a severidade desta infecção está associada à idade avançada e comorbidades como hipertensão e diabetes. Diante disto, muitos especialistas das áreas de metabologia e endocrinologia vêm associando de igual forma a obesidade e suas comorbidades como um fator de risco à infecção por Covid-19. O objetivo do estudo foi realizar uma breve revisão da literatura correlacionando as evidências de risco associado entre obesidade e infecção por SARS-CoV-2. Foram revisados artigos científicos de bases SciELO, Google Acadêmico, Online Library e Medscape. Como resultados, foi evidenciado que a obesidade, segundo relatório da OMS, é considerada uma doença de estado inflamatório, devido à hipertrofia do tecido adiposo, causando aumento de citocinas pró-inflamatórias com inibição da secreção de adipocinas anti-inflamatórias. Esta condição modifica o status de defesa do hospedeiro levando a alterações no sistema imune inato e adaptativo reduzindo assim resposta à apresentação de antígenos, incluindo os de natureza viral. Conclui-se que a inflamação pode representar um “gatilho de vulnerabilidade” para o surgimento de complicações de obesos infectados por SARS-CoV-2.
id FURG-6_873e99b4f9d7730e8ab8aaf7f6ae4d81
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11800
network_acronym_str FURG-6
network_name_str Vittalle (Online)
repository_id_str
spelling Obesidade como fator de risco para o agravamento da Covid-19: uma breve revisão de literaturaObesidade sistema imuneinflamaçãoCovid-19Atualmente, o mundo está passando por uma das piores crises relacionadas à saúde, a infecção por um novo coronavírus, agente etiológico da Covid-19, com alta taxa de transmissibilidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu que a severidade desta infecção está associada à idade avançada e comorbidades como hipertensão e diabetes. Diante disto, muitos especialistas das áreas de metabologia e endocrinologia vêm associando de igual forma a obesidade e suas comorbidades como um fator de risco à infecção por Covid-19. O objetivo do estudo foi realizar uma breve revisão da literatura correlacionando as evidências de risco associado entre obesidade e infecção por SARS-CoV-2. Foram revisados artigos científicos de bases SciELO, Google Acadêmico, Online Library e Medscape. Como resultados, foi evidenciado que a obesidade, segundo relatório da OMS, é considerada uma doença de estado inflamatório, devido à hipertrofia do tecido adiposo, causando aumento de citocinas pró-inflamatórias com inibição da secreção de adipocinas anti-inflamatórias. Esta condição modifica o status de defesa do hospedeiro levando a alterações no sistema imune inato e adaptativo reduzindo assim resposta à apresentação de antígenos, incluindo os de natureza viral. Conclui-se que a inflamação pode representar um “gatilho de vulnerabilidade” para o surgimento de complicações de obesos infectados por SARS-CoV-2.Universidade Federal do Rio Grande2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/1180010.14295/vittalle.v32i3.11800VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 32 n. 3 (2020); 12-182177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/11800/8367Copyright (c) 2020 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Audrey BäscherDall'Igna, Dhébora Mozena2020-12-22T12:32:57Zoai:periodicos.furg.br:article/11800Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2020-12-22T12:32:57Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Obesidade como fator de risco para o agravamento da Covid-19: uma breve revisão de literatura
title Obesidade como fator de risco para o agravamento da Covid-19: uma breve revisão de literatura
spellingShingle Obesidade como fator de risco para o agravamento da Covid-19: uma breve revisão de literatura
Carneiro, Audrey Bäscher
Obesidade
sistema imune
inflamação
Covid-19
title_short Obesidade como fator de risco para o agravamento da Covid-19: uma breve revisão de literatura
title_full Obesidade como fator de risco para o agravamento da Covid-19: uma breve revisão de literatura
title_fullStr Obesidade como fator de risco para o agravamento da Covid-19: uma breve revisão de literatura
title_full_unstemmed Obesidade como fator de risco para o agravamento da Covid-19: uma breve revisão de literatura
title_sort Obesidade como fator de risco para o agravamento da Covid-19: uma breve revisão de literatura
author Carneiro, Audrey Bäscher
author_facet Carneiro, Audrey Bäscher
Dall'Igna, Dhébora Mozena
author_role author
author2 Dall'Igna, Dhébora Mozena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Audrey Bäscher
Dall'Igna, Dhébora Mozena
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade
sistema imune
inflamação
Covid-19
topic Obesidade
sistema imune
inflamação
Covid-19
description Atualmente, o mundo está passando por uma das piores crises relacionadas à saúde, a infecção por um novo coronavírus, agente etiológico da Covid-19, com alta taxa de transmissibilidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu que a severidade desta infecção está associada à idade avançada e comorbidades como hipertensão e diabetes. Diante disto, muitos especialistas das áreas de metabologia e endocrinologia vêm associando de igual forma a obesidade e suas comorbidades como um fator de risco à infecção por Covid-19. O objetivo do estudo foi realizar uma breve revisão da literatura correlacionando as evidências de risco associado entre obesidade e infecção por SARS-CoV-2. Foram revisados artigos científicos de bases SciELO, Google Acadêmico, Online Library e Medscape. Como resultados, foi evidenciado que a obesidade, segundo relatório da OMS, é considerada uma doença de estado inflamatório, devido à hipertrofia do tecido adiposo, causando aumento de citocinas pró-inflamatórias com inibição da secreção de adipocinas anti-inflamatórias. Esta condição modifica o status de defesa do hospedeiro levando a alterações no sistema imune inato e adaptativo reduzindo assim resposta à apresentação de antígenos, incluindo os de natureza viral. Conclui-se que a inflamação pode representar um “gatilho de vulnerabilidade” para o surgimento de complicações de obesos infectados por SARS-CoV-2.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/11800
10.14295/vittalle.v32i3.11800
url https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/11800
identifier_str_mv 10.14295/vittalle.v32i3.11800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/11800/8367
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 32 n. 3 (2020); 12-18
2177-7853
1413-3563
reponame:Vittalle (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vittalle (Online)
collection Vittalle (Online)
repository.name.fl_str_mv Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv vittalle@furg.br
_version_ 1797041721187500032