Saberes sobre a malária: um estudo qualitativo baseado no Distrito do Lago, Província de Niassa (Moçambique – África)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Agostinho Viana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mitano, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vittalle (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/11819
Resumo: Procurou-se compreender o modo como a população do Distrito do Lago (Província de Niassa, Moçambique) percebe, previne e trata a malária. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, centrado na abordagem de modelos explicativos da doença, que contou com a participação de membros de agregados familiares, profissionais de saúde e médicos tradicionais. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas, orientadas por um roteiro semiestruturado, realizadas nos meses de Setembro e Novembro de 2019 em 8 povoados do Distrito do Lago. Os resultados revelaram um entendimento de que a malária é uma doença causada pela picada de mosquito, perigosa e que mata quando não evitada (pelo uso da rede mosquiteira e a limpeza do pátio) e tratada através do Coartem® (arteméter + lumefantrina). Não obstante, a adesão às medidas convencionais prevenção e tratamento é determinada por factores socioeconómicos e estruturais, o que faz com que a população recorra a outras alternativas de prevenção e de tratamento ou de obtenção do Coartem®. Com isso, pode-se dizer que a noção, a prevenção e o tratamento da malária pela maioria dos participantes assentam-se na perspectiva biomédica, ao passo que o modelo popular de prevenção e tratamento configura-se como alternativa ou complemento, sobretudo para as pessoas mais necessitadas.
id FURG-6_8d5d907f305844857d3c4509110f6fee
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11819
network_acronym_str FURG-6
network_name_str Vittalle (Online)
repository_id_str
spelling Saberes sobre a malária: um estudo qualitativo baseado no Distrito do Lago, Província de Niassa (Moçambique – África)maláriaprevençãocontrole saberesProcurou-se compreender o modo como a população do Distrito do Lago (Província de Niassa, Moçambique) percebe, previne e trata a malária. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, centrado na abordagem de modelos explicativos da doença, que contou com a participação de membros de agregados familiares, profissionais de saúde e médicos tradicionais. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas, orientadas por um roteiro semiestruturado, realizadas nos meses de Setembro e Novembro de 2019 em 8 povoados do Distrito do Lago. Os resultados revelaram um entendimento de que a malária é uma doença causada pela picada de mosquito, perigosa e que mata quando não evitada (pelo uso da rede mosquiteira e a limpeza do pátio) e tratada através do Coartem® (arteméter + lumefantrina). Não obstante, a adesão às medidas convencionais prevenção e tratamento é determinada por factores socioeconómicos e estruturais, o que faz com que a população recorra a outras alternativas de prevenção e de tratamento ou de obtenção do Coartem®. Com isso, pode-se dizer que a noção, a prevenção e o tratamento da malária pela maioria dos participantes assentam-se na perspectiva biomédica, ao passo que o modelo popular de prevenção e tratamento configura-se como alternativa ou complemento, sobretudo para as pessoas mais necessitadas.Universidade Federal do Rio Grande2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo qualitativo, assente na abordagem de Modelos Explicativos da doencaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/1181910.14295/vittalle.v32i3.11819VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 32 n. 3 (2020); 107-1182177-78531413-3563reponame:Vittalle (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/11819/8378Copyright (c) 2020 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Agostinho VianaMitano, Fernando2020-12-22T12:32:57Zoai:periodicos.furg.br:article/11819Revistahttps://periodicos.furg.br/vittallePUBhttps://periodicos.furg.br/vittalle/oaivittalle@furg.br2177-78531413-3563opendoar:2020-12-22T12:32:57Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes sobre a malária: um estudo qualitativo baseado no Distrito do Lago, Província de Niassa (Moçambique – África)
title Saberes sobre a malária: um estudo qualitativo baseado no Distrito do Lago, Província de Niassa (Moçambique – África)
spellingShingle Saberes sobre a malária: um estudo qualitativo baseado no Distrito do Lago, Província de Niassa (Moçambique – África)
Lima, Agostinho Viana
malária
prevenção
controle
saberes
title_short Saberes sobre a malária: um estudo qualitativo baseado no Distrito do Lago, Província de Niassa (Moçambique – África)
title_full Saberes sobre a malária: um estudo qualitativo baseado no Distrito do Lago, Província de Niassa (Moçambique – África)
title_fullStr Saberes sobre a malária: um estudo qualitativo baseado no Distrito do Lago, Província de Niassa (Moçambique – África)
title_full_unstemmed Saberes sobre a malária: um estudo qualitativo baseado no Distrito do Lago, Província de Niassa (Moçambique – África)
title_sort Saberes sobre a malária: um estudo qualitativo baseado no Distrito do Lago, Província de Niassa (Moçambique – África)
author Lima, Agostinho Viana
author_facet Lima, Agostinho Viana
Mitano, Fernando
author_role author
author2 Mitano, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Agostinho Viana
Mitano, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv malária
prevenção
controle
saberes
topic malária
prevenção
controle
saberes
description Procurou-se compreender o modo como a população do Distrito do Lago (Província de Niassa, Moçambique) percebe, previne e trata a malária. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, centrado na abordagem de modelos explicativos da doença, que contou com a participação de membros de agregados familiares, profissionais de saúde e médicos tradicionais. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas, orientadas por um roteiro semiestruturado, realizadas nos meses de Setembro e Novembro de 2019 em 8 povoados do Distrito do Lago. Os resultados revelaram um entendimento de que a malária é uma doença causada pela picada de mosquito, perigosa e que mata quando não evitada (pelo uso da rede mosquiteira e a limpeza do pátio) e tratada através do Coartem® (arteméter + lumefantrina). Não obstante, a adesão às medidas convencionais prevenção e tratamento é determinada por factores socioeconómicos e estruturais, o que faz com que a população recorra a outras alternativas de prevenção e de tratamento ou de obtenção do Coartem®. Com isso, pode-se dizer que a noção, a prevenção e o tratamento da malária pela maioria dos participantes assentam-se na perspectiva biomédica, ao passo que o modelo popular de prevenção e tratamento configura-se como alternativa ou complemento, sobretudo para as pessoas mais necessitadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo qualitativo, assente na abordagem de Modelos Explicativos da doenca
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/11819
10.14295/vittalle.v32i3.11819
url https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/11819
identifier_str_mv 10.14295/vittalle.v32i3.11819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/11819/8378
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde; v. 32 n. 3 (2020); 107-118
2177-7853
1413-3563
reponame:Vittalle (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Vittalle (Online)
collection Vittalle (Online)
repository.name.fl_str_mv Vittalle (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv vittalle@furg.br
_version_ 1797041721189597184