Vivências de acadêmicos de medicina na promoção da I Oficina de Contagem de Carboidratos para crianças e adolescentes portadores de Diabetes Mellitus tipo 1
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vittalle (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/10878 |
Resumo: | O Diabetes Mellitus tipo I (DM1) é uma doença autoimune caracterizada pela perda progressiva da capacidade de produção e secreção de insulina pelas células beta-pancreáticas. Acomete principalmente crianças e adolescentes e corresponde a 5-10% de todos os casos de Diabetes Mellitus. O tratamento empregado envolve um manejo delicado da glicemia por meio da administração de insulina exógena, dos hábitos alimentares e prática de atividades físicas. A Contagem de Carboidratos é incluída neste contexto como uma ferramenta importante para obtenção do equilíbrio e flexibilidade nas escolhas alimentares e na manutenção do perfil glicêmico adequado. O objetivo desse estudo foi relatar as experiências vividas pelos acadêmicos de medicina na promoção de uma oficina prática de contagem de carboidratos junto ao público infanto-juvenil. Sob orientação de uma equipe multidisciplinar da área da saúde, realizou-se uma atividade acadêmica de extensão e de interação com a comunidade em que se optou por utilizar uma abordagem teórico-prática: iniciando com palestras introdutórias ministradas por profissionais da área; seguida por exercícios práticos de contagem de carboidratos com os pacientes, simulando situações reais do cotidiano tendo os acadêmicos como monitores. Os estudantes puderam atuar em todas as etapas de planejamento e execução da oficina; auxiliar os pacientes durante as atividades práticas foi um grande aprendizado, uma vez que eles interagiram bastante, sanaram dúvidas e puderam consolidar os conhecimentos adquiridos anteriormente. É possível constatar que as vivências dos acadêmicos em eventos desse gênero fortalecem o aprendizado adquirido em sala de aula, desenvolvendo também princípios éticos e morais necessários para o bom profissional da medicina, contribuindo para a uma formação acadêmica diversificada e focada na atenção integral ao paciente. |
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