Curvas de aprendizado aplicadas a análise da produtividade de soldadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cadaval Jr., Tito R. S.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Duarte, Eric H., Paes, Rafael Lipinski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vetor (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/4089
Resumo: Este artigo apresenta uma análise da produtividade de soldadores de estruturas navais utilizando o conceito de curvas de maturidade. O presente estudo caracteriza-se por ter uma abordagem quantitativa, o método escolhido é o estudo de caso e seu propósito exploratório. Foram coletados 82 amostras buscando relacionar a evolução da produtividade (hh/ton) e o aumento da tonelada produzida acumulada. O ajuste dos dados de desempenho foi realizado utilizando os modelos de curva de aprendizado: potencial; hiperbólico; exponencial e logarítmico. Os parâmetros foram obtidos através de regressão não- linear pelo método de Quasi-Newton por intermédio de software de análise estatística Statistica 7.0. Os resultados obtidos pelo ajuste da curva exponencial evidenciam b=0,198 próximo de zero, o que indica um moderado percentual de aprendizado e assimilação moderada de conhecimento, destreza e preceitos da tarefa. Como principal contribuição apresenta-se uma aplicação de modelos constituídos por funções matemáticas de complexidade diversas, que possibilitam melhor conhecer o processo de aprendizado de soldadores, e abre caminho para sua utilização em diversas atividades de planejamento de mão de obra e industrial.
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