COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E ESTÁGIO EM DIREITO: UM ESTUDO DE CASO NA PROCURADORIA-REGIONAL DA UNIÃO EM RECIFE – PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sinergia (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/8951 |
Resumo: | O artigo analisa a formação de competências profissionais de estudantes do curso de Direito, vinculados ao programa de estágio da Procuradoria-Regional da União, em Recife – PE, segundo o modelo de Paiva e Melo (2008). A abordagem utilizada foi qualitativa, de caráter descritivo, tendo sido adotado o estudo de caso. Os sujeitos foram escolhidos pelo critério de acessibilidade, totalizando 12 pessoas. As competências mais importantes e reconhecidas no processo de formação, via estágio, foram as seguintes: cognitiva, funcional, comportamental e ética. No que tange à contribuição do programa de estágio no desenvolvimento de competências dos estudantes, houve um entendimento de que ele efetivamente contribui. Por outro lado, na visão dos entrevistados, as IES não apresentaram as contribuições que seriam esperadas. Percebeu-se, de certa forma, um ruído entre as atuações da entidade de classe e a percepção dos entrevistados sobre essas contribuições. Ao final, foram propostas ações para melhor configuração do programa de estágio e sugestões de estudos futuros. |
id |
FURG-8_2d0241e5f6d8ed56fee469f30129e98a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8951 |
network_acronym_str |
FURG-8 |
network_name_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E ESTÁGIO EM DIREITO: UM ESTUDO DE CASO NA PROCURADORIA-REGIONAL DA UNIÃO EM RECIFE – PECompetências profissionaisEstágioDireitoO artigo analisa a formação de competências profissionais de estudantes do curso de Direito, vinculados ao programa de estágio da Procuradoria-Regional da União, em Recife – PE, segundo o modelo de Paiva e Melo (2008). A abordagem utilizada foi qualitativa, de caráter descritivo, tendo sido adotado o estudo de caso. Os sujeitos foram escolhidos pelo critério de acessibilidade, totalizando 12 pessoas. As competências mais importantes e reconhecidas no processo de formação, via estágio, foram as seguintes: cognitiva, funcional, comportamental e ética. No que tange à contribuição do programa de estágio no desenvolvimento de competências dos estudantes, houve um entendimento de que ele efetivamente contribui. Por outro lado, na visão dos entrevistados, as IES não apresentaram as contribuições que seriam esperadas. Percebeu-se, de certa forma, um ruído entre as atuações da entidade de classe e a percepção dos entrevistados sobre essas contribuições. Ao final, foram propostas ações para melhor configuração do programa de estágio e sugestões de estudos futuros.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/895110.17648/sinergia-2236-7608-v24n1-8951SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 24 n. 1 (2020); 9-222236-76080102-736010.17648/sinergia-2236-7608-v24n1reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/8951/7354https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/8951/8189Copyright (c) 2020 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessRio Branco, RaisaHelal, Diogo Henrique2020-04-27T11:52:03Zoai:periodicos.furg.br:article/8951Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2020-04-27T11:52:03Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E ESTÁGIO EM DIREITO: UM ESTUDO DE CASO NA PROCURADORIA-REGIONAL DA UNIÃO EM RECIFE – PE |
title |
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E ESTÁGIO EM DIREITO: UM ESTUDO DE CASO NA PROCURADORIA-REGIONAL DA UNIÃO EM RECIFE – PE |
spellingShingle |
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E ESTÁGIO EM DIREITO: UM ESTUDO DE CASO NA PROCURADORIA-REGIONAL DA UNIÃO EM RECIFE – PE Rio Branco, Raisa Competências profissionais Estágio Direito |
title_short |
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E ESTÁGIO EM DIREITO: UM ESTUDO DE CASO NA PROCURADORIA-REGIONAL DA UNIÃO EM RECIFE – PE |
title_full |
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E ESTÁGIO EM DIREITO: UM ESTUDO DE CASO NA PROCURADORIA-REGIONAL DA UNIÃO EM RECIFE – PE |
title_fullStr |
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E ESTÁGIO EM DIREITO: UM ESTUDO DE CASO NA PROCURADORIA-REGIONAL DA UNIÃO EM RECIFE – PE |
title_full_unstemmed |
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E ESTÁGIO EM DIREITO: UM ESTUDO DE CASO NA PROCURADORIA-REGIONAL DA UNIÃO EM RECIFE – PE |
title_sort |
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E ESTÁGIO EM DIREITO: UM ESTUDO DE CASO NA PROCURADORIA-REGIONAL DA UNIÃO EM RECIFE – PE |
author |
Rio Branco, Raisa |
author_facet |
Rio Branco, Raisa Helal, Diogo Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Helal, Diogo Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rio Branco, Raisa Helal, Diogo Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências profissionais Estágio Direito |
topic |
Competências profissionais Estágio Direito |
description |
O artigo analisa a formação de competências profissionais de estudantes do curso de Direito, vinculados ao programa de estágio da Procuradoria-Regional da União, em Recife – PE, segundo o modelo de Paiva e Melo (2008). A abordagem utilizada foi qualitativa, de caráter descritivo, tendo sido adotado o estudo de caso. Os sujeitos foram escolhidos pelo critério de acessibilidade, totalizando 12 pessoas. As competências mais importantes e reconhecidas no processo de formação, via estágio, foram as seguintes: cognitiva, funcional, comportamental e ética. No que tange à contribuição do programa de estágio no desenvolvimento de competências dos estudantes, houve um entendimento de que ele efetivamente contribui. Por outro lado, na visão dos entrevistados, as IES não apresentaram as contribuições que seriam esperadas. Percebeu-se, de certa forma, um ruído entre as atuações da entidade de classe e a percepção dos entrevistados sobre essas contribuições. Ao final, foram propostas ações para melhor configuração do programa de estágio e sugestões de estudos futuros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/8951 10.17648/sinergia-2236-7608-v24n1-8951 |
url |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/8951 |
identifier_str_mv |
10.17648/sinergia-2236-7608-v24n1-8951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/8951/7354 https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/8951/8189 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL. |
dc.source.none.fl_str_mv |
SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 24 n. 1 (2020); 9-22 2236-7608 0102-7360 10.17648/sinergia-2236-7608-v24n1 reponame:Sinergia (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
collection |
Sinergia (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com |
_version_ |
1797041740643827712 |