Desenvolvimento de competências profissionais com a educação pelos pares - Estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://web.esenfc.pt/?url=dmD1qh0r |
Resumo: | Num universo em constante transformação, a adaptação ao mesmo, através do desenvol- vimento de competências torna-se cada vez mais necessária. No campo da saúde a capacidade de se adaptar a ambientes novos, cada vez mais complexos e em constante mutação, exige dos profissionais de saúde a habilidade de agir e mesmo inovar. A educação pelos pares é um processo através do qual indivíduos bem formados, treinados e motivados, desenvolvem actividades formais ou informais, com o objectivo de desenvolver o conhecimento, atitudes, crenças e competências nos seus pares de forma a capacitá-los para protegerem a sua saúde e a das comunidades em que estão inseridos. Os estudantes de enfermagem, por participarem voluntariamente nestas actividades através do planeamento, implementação e avaliação das intervenções de educação pelos pares, adquirem e desenvolvem competências profissionais como futuros enfermeiros. O acompanhamento por profissionais experientes assim como a participação em formação devidamente estruturada, associada à auto-formação, são fundamentais neste percurso de desenvolvimento de competências. Com o objectivo de identificar as competências profissionais desenvolvidas pelos estudantes de enfermagem através da participação em actividades de educação pelos pares, realizámos um estudo de caso único com abordagem qualitativa e metodologia fenomenográfica. Para recolha de informação recorremos à entrevista semi-estruturada de 20 estudantes de enfermagem que participam em actividades de educação para a saúde no Atelier de Expressividade da Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Os estudantes que participaram na entrevista foram seleccionados intencionalmente. A informação obtida foi submetida a critérios de análise qualitativa e interpretação (hermenêutico-interpretativo), com recurso ao programa NVivo QSR 8. Da análise e interpretação das entrevistas, emergiram categorias relativas à: a) descrição de actividades de educação pelos pares; ao b) desenvolvimento de competências profissionais; e à c) transversabilidade e transferibilidade de competências. A interpretação das entrevistas e o cruzamento dos resultados com referenciais teóricos existentes, permite-nos descrever as dimensões de competências profissionais desenvolvidas pelos estudantes de enfermagem através da participação em actividades de educação pelos pares: i) Cognitiva; ii) Ético-moral; iii) Relacional ou interpessoal; iv) Técnica e funcional; v) Identitária; e vi) Desenvolvimento pessoal. Salientamos a incidência de referências às competências cognitiva, ético-moral e relacional ou interpessoal. Os resultados encontrados indiciam que a participação voluntária dos estudantes de enfermagem em actividades de educação pelos pares, acompanhada por profissionais experientes (professores/supervisores) permite aos primeiros desenvolver-se pessoal e profissionalmente, mobilizando-se não só para autoformação e autonomia como para assumirem gradualmente o papel social do enfermeiro que intervém nas problemáticas comunitárias. |
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