Um estudo acerca dos motivadores e inibidores da adoção de tecnologia de informação nas micro e pequenas empresas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lunardi, Guilherme Lerch
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Dolci, Pietro Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/613
Resumo: Cada vez mais organizações dos mais variados setores da economia vêm utilizando tecnologia de informação (TI) para realizar boa parte de suas operações. No momento em que a sua aquisição se torna mais acessível financeiramente, mais rápida é a sua popularização, permitindo também às micro e pequenas empresas (MPE) utilizarem a informática nos seus negócios - fato restrito anteriormente às empresas de grande porte. Nesta pesquisa, realizada com 208 empresas, buscou-se identificar os principais motivadores e inibidores da adoção de TI nas MPEs. Identificou-se que as pressões externas que a empresa enfrenta e a existência de um ambiente organizacional favorável aparecem tanto como os principais motivadores e inibidores da adoção de TI. Verificou-se, também, que as empresas prestadoras de serviços utilizam mais tecnologia aplicada aos negócios que as empresas atuantes no comércio. Espera-se com este estudo fornecer subsídios aos micro e pequenos empresários quanto à utilidade da TI como ferramenta gerencial, além de desvendar as principais dificuldades e motivos pelos quais algumas MPEs ainda não investiram em TI.
id FURG-8_452c32a03ea0aec29c59f838e8d20ebd
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/613
network_acronym_str FURG-8
network_name_str Sinergia (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Um estudo acerca dos motivadores e inibidores da adoção de tecnologia de informação nas micro e pequenas empresas. Adoção de Tecnologia de InformaçãoMicro e Pequenas EmpresasTecnologia de InformaçãoCada vez mais organizações dos mais variados setores da economia vêm utilizando tecnologia de informação (TI) para realizar boa parte de suas operações. No momento em que a sua aquisição se torna mais acessível financeiramente, mais rápida é a sua popularização, permitindo também às micro e pequenas empresas (MPE) utilizarem a informática nos seus negócios - fato restrito anteriormente às empresas de grande porte. Nesta pesquisa, realizada com 208 empresas, buscou-se identificar os principais motivadores e inibidores da adoção de TI nas MPEs. Identificou-se que as pressões externas que a empresa enfrenta e a existência de um ambiente organizacional favorável aparecem tanto como os principais motivadores e inibidores da adoção de TI. Verificou-se, também, que as empresas prestadoras de serviços utilizam mais tecnologia aplicada aos negócios que as empresas atuantes no comércio. Espera-se com este estudo fornecer subsídios aos micro e pequenos empresários quanto à utilidade da TI como ferramenta gerencial, além de desvendar as principais dificuldades e motivos pelos quais algumas MPEs ainda não investiram em TI.Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.2011-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/613SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 11 n. 1 (2007); 57-652236-76080102-7360reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/613/153Copyright (c) 2014 SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeisinfo:eu-repo/semantics/openAccessLunardi, Guilherme LerchDolci, Pietro Cunha2023-03-22T15:44:54Zoai:periodicos.furg.br:article/613Revistahttps://periodicos.furg.br/sinergiaPUBhttps://periodicos.furg.br/sinergia/oaisinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com2236-76080102-7360opendoar:2023-03-22T15:44:54Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo acerca dos motivadores e inibidores da adoção de tecnologia de informação nas micro e pequenas empresas.
title Um estudo acerca dos motivadores e inibidores da adoção de tecnologia de informação nas micro e pequenas empresas.
spellingShingle Um estudo acerca dos motivadores e inibidores da adoção de tecnologia de informação nas micro e pequenas empresas.
Lunardi, Guilherme Lerch
Adoção de Tecnologia de Informação
Micro e Pequenas Empresas
Tecnologia de Informação
title_short Um estudo acerca dos motivadores e inibidores da adoção de tecnologia de informação nas micro e pequenas empresas.
title_full Um estudo acerca dos motivadores e inibidores da adoção de tecnologia de informação nas micro e pequenas empresas.
title_fullStr Um estudo acerca dos motivadores e inibidores da adoção de tecnologia de informação nas micro e pequenas empresas.
title_full_unstemmed Um estudo acerca dos motivadores e inibidores da adoção de tecnologia de informação nas micro e pequenas empresas.
title_sort Um estudo acerca dos motivadores e inibidores da adoção de tecnologia de informação nas micro e pequenas empresas.
author Lunardi, Guilherme Lerch
author_facet Lunardi, Guilherme Lerch
Dolci, Pietro Cunha
author_role author
author2 Dolci, Pietro Cunha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lunardi, Guilherme Lerch
Dolci, Pietro Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Adoção de Tecnologia de Informação
Micro e Pequenas Empresas
Tecnologia de Informação
topic Adoção de Tecnologia de Informação
Micro e Pequenas Empresas
Tecnologia de Informação
description Cada vez mais organizações dos mais variados setores da economia vêm utilizando tecnologia de informação (TI) para realizar boa parte de suas operações. No momento em que a sua aquisição se torna mais acessível financeiramente, mais rápida é a sua popularização, permitindo também às micro e pequenas empresas (MPE) utilizarem a informática nos seus negócios - fato restrito anteriormente às empresas de grande porte. Nesta pesquisa, realizada com 208 empresas, buscou-se identificar os principais motivadores e inibidores da adoção de TI nas MPEs. Identificou-se que as pressões externas que a empresa enfrenta e a existência de um ambiente organizacional favorável aparecem tanto como os principais motivadores e inibidores da adoção de TI. Verificou-se, também, que as empresas prestadoras de serviços utilizam mais tecnologia aplicada aos negócios que as empresas atuantes no comércio. Espera-se com este estudo fornecer subsídios aos micro e pequenos empresários quanto à utilidade da TI como ferramenta gerencial, além de desvendar as principais dificuldades e motivos pelos quais algumas MPEs ainda não investiram em TI.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/613
url https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/613/153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande, FURG. RG/RS - BRASIL.
dc.source.none.fl_str_mv SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; v. 11 n. 1 (2007); 57-65
2236-7608
0102-7360
reponame:Sinergia (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Sinergia (Rio Grande. Online)
collection Sinergia (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Sinergia (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv sinergiarevistafurg@gmail.com || professorquintana@hotmail.com
_version_ 1797041739367710720