A produção de conhecimento sobre Gestão Social a partir da relação entre acadêmicos e praticantes The production of knowledge management social from the relationship between students and practitioners

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Júnia Fátima Carmo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sinergia (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/3766
Resumo: Existem importantes debates e divergências acerca da constituição e natureza da gestão social. Esses debates podem ser percebidos tanto entre os acadêmicos dessa área de conhecimento, que notoriamente se concentram na Administração, quanto entre os praticantes nesse campo de intervenção social. Neste aspecto, se observa contextos de produção de conhecimento oriundos das relações convergentes ou divergentes entre acadêmicos e praticantes do campo da Administração. Este artigo teve como objetivo discutir a produção de conhecimento sobre gestão social a partir da relação entre acadêmicos e praticantes. Para tanto, examinou-se as abordagens do ensino crítico da Administração como forma de compreender a produção de conhecimento em um contexto micro assegurado pelo ensino-pesquisa-extensão e a produção de conhecimento em gestão social inserida no âmbito dos praticantes, apresentando, para tanto, as vertentes teóricas que delimitam a discussão da gestão social. Compreende-se que o ensino crítico da Administração por se ancorar em pressupostos que dinamizam as intenções desvinculadas da performance e a reflexividade contribui para a produção do conhecimento da gestão social. Associado a isso, a perspectiva que este artigo se baseou para discutir a produção de conhecimento acerca da gestão social foi a de abordagem social, por compreender que seus fundamentos se aproximam do arcabouço teórico da gestão social, agregando-se à gestão das dinâmicas sociais presente no cenário dos praticantes. As discussões do trabalho apontam que as interações entre academia e praticantes, pautados na lógica do ensino da Administração crítica, se constituem em formas mais concretas de produção de conhecimento em gestão social.
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